Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Cuidado: no mundo inteiro as pessoas estão temendo por suas aposentadorias

O modelo atual de previdência estatal não é sustentável no longo prazo. Logo, VOCÊ precisará cuidar a própria aposentadoria.

19 de abril de 2020
6:00 - atualizado às 13:02
Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo ao nosso papo de domingo sobre Aposentadoria FIRE® (Financial Independence, Retire Early). Hoje quero entrar numa discussão que 99% das pessoas ignoram deliberadamente. Serei franco e direto: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mundo inteiro, os governos irão diminuir o tamanho das aposentadorias e, cada vez mais, os aposentados que dependem 100% do governo terão apenas o mínimo para sobreviver.

A culpa não é sua, por enquanto

A previdência social têm uma dinâmica mais ou menos parecida nos principais países do mundo: os mais jovens, ativos no mercado de trabalho, bancam a previdência dos mais velhos. 

Neste contrato social, os jovens de hoje esperam a mesma contrapartida amistosa dos jovens de amanhã. 

Aqui mora o problema: se as estimativas de todos os órgãos internacionais preocupados com o tema estiverem corretas, faltarão jovens no futuro para honrar o contrato social. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos EUA, estima a Organização das Nações Unidas (ONU), existem hoje cerca 30 aposentados para cada 100 pessoas ativas no mercado de trabalho. Em 25 anos, existirão 50 aposentados para cada 100 trabalhadores. 

Leia Também

Os dados são para os Estados Unidos, mas toda Europa enfrenta o mesmo problema. No Japão já impera uma matriz 50/100, e as estimativas apontam para 75 aposentados para cada 100 trabalhadores ativos dentro de 25 anos. 

Se 25 anos parecem uma distância razoável, lembre-se que fenômenos demográficos são construídos aos poucos, de maneira gradativa. A cada ano que passa, caminhamos mais um pouco em direção ao problema. 

A conclusão dos especialistas em previdência é unânime: o atual modelo não é sustentável em longo prazo. No mundo inteiro, mais cedo ou mais tarde, os países terão de enfrentar o problema. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos memes

Foi neste espírito que aprovamos a Reforma da Previdência em 2019. Apesar de importante, a nossa reforma está longe de ser definitiva. Ainda carregamos um pesado ônus das aposentadorias especiais do setor público, além de termos feito diversas concessões de classe no meio do caminho. 

Mas o ponto que eu gostaria de destacar é o seguinte: não estamos navegando sozinhos neste mar agitado. 

Em 2019, a França tentou emplacar uma reforma previdenciária, sobretudo pautada no aumento da idade mínima para a aposentadoria. Não deu certo. Imediatamente as ruas foram tomadas por protestos em massa. 

No Chile, nosso vizinho (que aliás, já contam com um sistema de aposentadorias privadas bem mais robusto que o nosso), a tentativa de expandir essa mesma previdência esbarrou igualmente no caos social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até na Rússia, em que Vladimir Putin governa quase como um monarca instituído, a tentativa de aumentar a idade mínima para aposentadoria terminou em protestos de rua. 

A direção é clara: a tendência é o aumento da idade mínima para se aposentar, seguida de uma diminuição relativa no valor do benefício.

E como fica claro com os exemplos, essa é uma tendência global. Mais cedo ou tarde, o caos social será controlado por uma simples imposição aritmética.

Por isso, VOCÊ precisa cuidar da sua própria aposentadoria

Cada vez mais, estou convencido de que a Aposentadoria FIRE® será tropicalizada e muitos brasileiros irão se engajar no movimento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se não para se aposentarem de maneira precoce, ao menos para garantirem uma aposentadoria digna que vá além da subsistência e de uma plano de saúde privado. 

Nos EUA, como apontam dados do Banco Mundial, mais da metade população com 55 anos ou mais não possui nenhum dinheiro guardado para a aposentadoria. 

Isso mesmo: nenhum.

Fica à nossa imaginação estimar a situação do brasileiro médio com mais de 55 anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como referência, encerramos março de 2020 com 63 milhões de inadimplentes (dados do Serasa), equivalente a 40,8% da população adulta do país.  

Não é uma situação fácil, mas queremos fazer a nossa parte. 

Imaginamos que o coronavírus e a quarentena despertarão algum senso de urgência nos brasileiros sobre a necessidade de poupar e ter uma reserva de emergência para tempos difíceis. 

Se essa não for uma grande lição, sinceramente, não sei qual será. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para dar nossa contribuição, a Empiricus baixou o valor de todas as suas assinaturas essenciais para R$ 5 por mês. 

É a oportunidade de aprender sobre investimentos e receber as recomendações da maior casa de análise do país por um valor quase simbólico. 

Convido você a conhecer nosso trabalho, especialmente o Empiricus FIRE®, em que eu e o Rodolfo Amstalden nos dedicamos ao projeto de aposentadoria precoce de milhares de pessoas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DÉCIMO ANDAR

Alta do risco no mercado de crédito impacta fundos imobiliários e principalmente fiagros; é hora de ficar conservador?

3 de maio de 2026 - 8:00

Fiagros demandam atenção, principalmente após início da guerra no Irã, e entre os FIIs de papel, preferência deve ser pelo crédito de menor risco

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

O paladar não retrocede: o desafio da Ferrari em avançar sem perder a identidade

2 de maio de 2026 - 9:00

Na abertura do livro O Paladar Não Retrocede, Carlos Ferreirinha, o guru brasileiro do marketing de luxo, usa o automobilismo para explicar como alto padrão molda nossos hábitos.  “Após dirigir um carro automático com ar-condicionado e direção hidráulica, ninguém sente falta da manivela para abrir a janela.”  Da manivela, talvez não. Mas do torque de um supercarro, […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que é ser rico? Veja em quanto tempo você alcança a independência financeira

1 de maio de 2026 - 10:04

Para ser rico, o segredo está em não depender de um salário. Por maior que ele seja, não traz segurança financeira. Veja os cálculos para chegar lá

SEXTOU COM O RUY

No feriado do Dia do Trabalho, considere colocar o dinheiro para trabalhar para você

1 de maio de 2026 - 7:01

Para isso, a primeira lição é saber que é preciso ter paciência pois, assim como acontece na vida real (ou deveria acontecer, pelo menos), ninguém começa a carreira como diretor

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os recados do Copom e do Fed, a derrota do governo no STF, a nova cara da Natura, e o que mais você precisa saber

30 de abril de 2026 - 8:40

Entenda como a Natura rejuvenesceu seu negócio, quais os recados tanto do Copom quanto do Fed na decisão dos juros e o que mais afeta o seu bolso hoje

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Nada como uma Super Quarta depois da outra 

29 de abril de 2026 - 17:30

Corte já está precificado, mas guerra, petróleo e eleições podem mudar o rumo da política monetária

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Selic e a expectativa para o futuro, resultados da Vale (VALE3) e Santander (SANB11) e o que mais move os mercados hoje

29 de abril de 2026 - 8:25

Entenda por que a definição da Selic e dos juros nos EUA de hoje é tão complicada, diante das incertezas com a guerra e a inflação

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Super Quarta no meio da guerra entre EUA e Irã, os resultados da Vale (VALE3), e o que mais move os mercados hoje

28 de abril de 2026 - 8:20

A guerra no Irã pode obrigar a Europa a fazer um racionamento de energia e encarecer alimentos em todo o mundo, com aumento dos preços de combustíveis e fertilizantes

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta em meio ao caos da guerra: Copom e Fed sob a sombra de Ormuz

28 de abril de 2026 - 7:38

Guerras modernas raramente ficam restritas ao campo militar. Elas se espalham por preços, cadeias produtivas, inflação, juros e estabilidade institucional

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A maratona dos bancos brasileiros, Super Quarta, e o que mais esperar dos mercados nesta semana

27 de abril de 2026 - 8:09

Entenda o que esperar dos resultados dos maiores bancos brasileiros no 1T26; investidores estarão focados nos números que mais sofrem em ciclos de crédito mais apertado e juros maiores

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Fogo na cozinha de Milei: Guia Michelin e o impasse da alta gastronomia na Argentina

25 de abril de 2026 - 9:01

Governo federal corta apoio a premiação internacional e engrossa caldo do debate sobre validade do Guia Michelin

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A disputa pelos precatórios da Sanepar (SAPR11), as maiores franquias do Brasil, e o que mais você precisa saber hoje

24 de abril de 2026 - 8:50

Mesmo sem saber se o valor recebido em precatórios pela Sanepar será ou não, há bons motivos para investir na ação, segundo o colunista Ruy Hungria

SEXTOU COM O RUY

Amantes de dividendos: Sanepar (SAPR11) reage com chance de pagamento extraordinário, mas atratividade vai muito além

24 de abril de 2026 - 6:01

A Sanepar não é a empresa de saneamento mais eficiente do país, é verdade, mas negocia por múltiplos descontados, com possibilidade de início de discussões sobre privatização em breve e, quem sabe, uma decisão favorável envolvendo precatório

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como imitar os multimilionários, resultados corporativos e o que mais move os mercados hoje

23 de abril de 2026 - 8:36

Aprenda quais são as estratégias dos ricaços que você pode copiar e ganhar mais confiança na gestão do seu patrimônio

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lições da história recente sobre sorrir ou chorar no drawdown

22 de abril de 2026 - 20:00

O mercado voltou a ignorar riscos? Entenda por que os drawdowns têm sido cada vez mais curtos — e o que isso significa para o investidor

ALÉM DO CDB

Teste na renda fixa: o que a virada de maré no mercado de crédito privado representa para o investidor; é para se preocupar?

22 de abril de 2026 - 19:31

Alta nos prêmios de risco, queda nos preços dos títulos e resgates dos fundos marcaram o mês de março, mas isso não indica deterioração estrutural do crédito

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que atrapalha o sono da Tenda (TEND3), o cessar-fogo nos mercados, e o que mais você precisa saber hoje 

22 de abril de 2026 - 8:31

Entenda por que a Alea afeta o balanço da construtora voltada à baixa renda, e saiba o que esperar dos mercados hoje

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

A estratégia vencedora em um cessar-fogo que existe e não existe ao mesmo tempo

21 de abril de 2026 - 9:30

Mesmo que a guerra acabe, o mundo atravessa um período marcado por fragmentação e reorganização das cadeias globais de suprimento, mas existe uma forma simples e eficiente de acessar o que venho chamando de investimento “quase obrigatório” em tempos de conflito

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O poder dos naming rights, impasse no Estreito de Ormuz continua e pressiona economia, e o que mais você deve ficar de olho hoje

20 de abril de 2026 - 8:56

O Nubank arrematou recentemente o direito de nomear a arena do Palmeiras e mostra como estratégia de marketing continua sendo utilizada por empresas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As aventuras de Mark Mobius, os proventos da Petrobras (PETR4), resultados da Vale (VALE3), e o que mais você precisa saber hoje

17 de abril de 2026 - 8:13

Conheça a intensa biografia de Mark Mobius, pioneiro em investimentos em países emergentes, e entenda quais oportunidades ainda existem nesses mercados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia