Menu
2020-09-15T08:17:55-03:00
Jasmine Olga
Jasmine Olga
Cursando jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
esquenta dos mercados

Sinais de recuperação da economia chinesa injetam bom humor nos mercados

O bom humor dos investidores é patrocinado pelos dados positivos da economia chinesa que mostram que a segunda maior economia do mundo segue se recuperando do impacto do coronavírus

15 de setembro de 2020
8:07 - atualizado às 8:17
MERCADOTESTAOTIMISMO

Dados que mostram que a economia chinesa segue se recuperando de forma satisfatória impulsionam os mercados globais nesta terça-feira. O petróleo, que sobe mais de 1%, também dó fôlego extra aos negócios.

O destaque da agenda fica com o índice de atividade indusrial Empire State nos Estados Unidos e as novas projeções da Secretaria de Política Econômica (SPE) para PIB e inflação.

Esperança renovada

A retomada dos testes clínicos da vacina da AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, animou os mercados globais e sustentou o otimismo dos investidores.

O principal índice da bolsa brasileira seguiu o bom humor visto no exterior e fechou o dia em alta de 1,94%, aos 100.274,52 pontos.

Os agentes financeiros locais deixaram de lado a leitura fraca do IBC-Br, considerada como prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o BC, o índice subiu 2,15% em julho.

Outro ponto importante que ficou em segundo plano mas segue sendo monitorado de perto é o aumento das projeções do mercado para a inflação em 2020.

Nos trilhos

Novos dados da economia chinesa mostram que o país asíatico segue se recuperando de forma satisfatório dos efeitos do coronavírus.

A produção industrial do país avançou 5,6% na base anual em agosto, acima das expectativas dos analistas. As vendas no varejo tiveram o primeiro mês positivo em 2020, avançando 0,5% em relação a agosto de 2020. Já o setor imobiliário indicou uma expansão nas vendas de moradias, com crescimento de 4,1% entre janeiro e agosto.

Os bons resultados impulsionaram os negócios na região e as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta, com exceção do índice Nikkei, no Japão.

Na Europa, a recuperação da economia também é o principal motor para as altas exibidas nesta manhã. O índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha, avançou inesperadamente em setembro. Com a notícia, as bolsas do continente ampliaram os ganhos.

No aguardo da decisão de política monetária do Federal Reserve, que será anunciada amanhã, os índices futuros em Nova York operam no positivo, continuando a tendência de alta observada ontem.

Agenda

Destaque do dia na agenda doméstica vai para a divulgação dos novos parâmetros macroeconômicos, com estimativas para o PIB e Inflação pela Secretaria de Política Econômica (SPE) (10h30).

Os investidores também ficam de olho na participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no evento virtual Painel Telebrasil 2020 (9h).

Lá fora, o destaque da agenda fica com a divulgação do índice de atividade industrial Empira State, pelo Federal Reserve (9h30) e a produção industrial dos Estados Unidos (10h15).

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Mais uma opção

Empresa protocola na Anvisa pedido para uso emergencial da Sputnik V

Neste domingo, Anvisa se reunirá para tratar de pedidos para uso de vacinas CoronaVac e a da AstraZeneca/Oxford

Seguro obrigatório

Pagamento de indenizações do DPVAT passa a ser feito pela Caixa

Banco agora é o responsável pela gestão dos recursos do seguro e pelo pagamento das indenizações. A medida começa a valer a partir desta segunda-feira

Sinal verde

Bolsonaro não deve mais barrar a Huawei no leilão do 5G no Brasil

Segundo fontes do Palácio do Planalto e do setor de telecomunicações, o banimento da empresa chinesa provocaria um custo bilionário com a troca dos equipamentos

Impasse

Guedes monta operação ‘apara arestas’ para manter Brandão à frente do Banco do Brasil

Por enquanto, o presidente do BB está no “limbo” na avaliação de funcionários do próprio banco, sem uma manifestação pública do presidente e de Guedes

IPO

Espaçolaser pode arrecadar até R$ 3 bilhões em estreia na B3

Maior rede de clínicas de depilação do País lançou ontem sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês)

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies