Menu
2020-01-22T18:56:02-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa e UBS Escola de Negócios. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência CMA, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico.
Altas e baixas

Eletrobras, siderúrgicas, Marfrig, JBS e Klabin: os destaques do Ibovespa nesta quarta-feira

As ações da Eletrobras reagiram positivamente à recomendação de compra pelo Itaú BBA. Siderúrgicas e Klabin também subiram, enquanto Marfrig e JBS caíram

22 de janeiro de 2020
15:40 - atualizado às 18:56
Eletrobras
Imagem: Shutterstock

O noticário corporativo foi intenso nesta quarta-feira (22), provocando reações em diversos papéis do Ibovespa. Enquanto as ações das siderúrgicas, da Eletrobras e da Klabin tiveram altas firmes, os papéis da Marfrig e da JBS fecharam em queda.

As ações ON da Eletrobras (ELET3) avançaram 5,59%, a R$ 41,78, aparecendo entre as maiores altas do índice. O Itaú BBA reiniciou a cobertura para os papéis com recomendação 'outperform' (desempenho acima da média) e preço-alvo de R$ 56 para o fim do ano.

Em relatório, a equipe liderada pelo analista Marcelo Sá aponta um "balanço muito atrativo" entre o risco e o retorno, com grande potencial de ganho caso a estatal seja privatizada. Por outro lado, caso o governo federal desista da venda da companhia, a instituição diz ver pouco espaço para uma desvalorização dos papéis.

Apesar de o relatório do Itaú BBA tratar especificamente das ações ON, os papéis PNB da Eletrobras (ELET6) também reagiram positivamente, terminando em alta de 4,28%.

Usiminas e CSN no alto

Mas se os papéis ON da Eletrobras foram bem, as ações de duas siderúrgicas foram ainda melhor: Usiminas PNA (USIM5), com ganho de 13,93%, e CSN ON (CSNA3), com alta de 6,96%.

As valorizações expressivas desses ativos se devem às notícias referentes a mais um aumento de 10% nos preços dos aços planos para a rede de distribuição local, com início em março — a Usiminas está a frente desse movimento, mas, segundo o Valor Econômico, a CSN seguirá o mesmo caminho.

Vale lembrar que as siderúrgicas já elevaram o valor dos aços planos em 10% em janeiro. Considerando o ambiente mais benéfico para a precificação dos produtos, o Bradesco BBI elegeu a Usiminas como a 'top pick' do setor na América Latina.

Klabin fecha parceria

Ainda no campo positivo, destaque para as units da Klabin (KLBN11), em alta de 5,2%. Nesta manhã, a companhia fechou uma parceria com uma Timber Investment Management Organization (TIMO) para explorar atividades florestais no estado do Paraná, numa área que engloba 27 mil hectares.

Também no setor de papel e celulose, Suzano ON (SUZB3) aporveitou o embalo e avançou 5,04%

Preocupação nos frigoríficos

Na ponta negativa do Ibovespa, destaque para Marfrig ON (MRFG3), em baixa de 2,49%, e JBS ON (JBSS3), com perda de 0,13%. Segundo o Valor Econômico, a China renegociou contratos de importação de carne bovina brasileira, pressionando as margens de ganho das empresas.

Top 5

Veja os cinco papéis de melhor desempenho do Ibovespa nesta quarta-feira:

  • Usiminas PNA (USIM5): +13,93%
  • CSN ON (CSNA3): +6,96%
  • B3 ON (B3SA3): +6,26%
  • Eletrobras ON (ELET3): +5,59%
  • Klabin units (KLBN11): +5,29%

Confira também as maiores quedas do índice no momento:

  • Hypera ON (HYPE3): -2,49%
  • Marfrig ON (MRFG3): -2,02%
  • Lojas Americanas PN (LAME4): -1,69%
  • Cemig PN (CMIG4): -1,12%
  • Petrobras PN (PETR4): -1,11%
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Fabricante de aviões trilha novo caminho: Boing aposta no MAX

Fabricante de aviões trilha novo caminho após acidentes; como executivos aprenderam a trabalhar sem viajar, setor aéreo deve sofrer.

ranking

Os títulos públicos mais rentáveis do 1º semestre; indicações do Seu Dinheiro estiveram entre eles

Em março, levantamos a bola para uma oportunidade aberta no Tesouro Direto com a alta dos juros no mês, e alguns dos títulos indicados ficaram entre os mais rentáveis do semestre. Confira a lista completa dos melhores e piores títulos públicos do ano até agora

Recuperação mais lenta

Ipea diz que efeitos da pandemia tendem a persistir sobre mercado de trabalho

“É provável que a taxa de desemprego continue alta, mas não por uma piora do mercado de trabalho, e sim pela melhora da percepção das pessoas sobre o ambiente para procurar emprego”, diz diretor da instituição

Sem pessoa física

Modelo de abertura de capital da Aura Minerals pode ser replicado

Modelo de esforços restritos, inaugurado no Brasil pela companhia produtora de ouro, só permite a entrada de fundos na abertura de capital

Conselho da Cosan aprova reorganização societária com holding única

A partir da consolidação da nova estrutura, os acionistas da própria Cosan, da CZZ e da Cosan Log vão passar a deter ações da holding, que continuará sendo controlada pela Aguassanta, veículo de investimento da família de Rubens Ometto

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements