2020-06-18T11:35:58-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Diretor de redação do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA, trabalhou nas principais publicações de economia do país, como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances O Roteirista, Abandonado e Os Jogadores
Bolsa supera renda fixa

Dividendos das ações do Ibovespa superam Selic pela primeira vez; veja as maiores pagadoras

O cálculo foi feito pela XP Investimentos, que estima o retorno sobre os dividendos das empresas do Ibovespa em 4% – contra os atuais 2,25% da Selic

18 de junho de 2020
11:35
Usina da AES Tietê, uma das maiores pagadoras de dividendos da bolsa -Imagem: Divulgação

No admirável mundo novo dos juros baixos no Brasil, o rendimento proporcionado pelos dividendos pagos pelas empresas do Ibovespa já supera o da taxa básica de juros (Selic).

O cálculo foi feito pela XP Investimentos, que estima o retorno sobre os dividendos das companhias com ações que fazem parte do principal índice da bolsa brasileira em 4% – contra os atuais 2,25% da Selic.

O retorno sobre o dividendo (ou dividend yield) nada mais é que a relação entre o lucro por ação que a empresa distribui a seus acionistas e o preço dos papéis na bolsa.

Isso significa que o investidor que comprar as ações que compõem o Ibovespa já larga com um retorno de 4%, de acordo com o cálculo da XP, que considera o lucro projetado para as empresas em 2021.

Não se trata, contudo, de uma renda fixa, já que o retorno depende também da oscilação das ações na bolsa.

Outro ponto que o investidor em busca de dividendos deve observar é que, no curto prazo, algumas empresas podem segurar caixa ou terem seus dividendos reduzidos por questões regulatórias (como o caso dos bancos), segundo Betina Roxo, analista da XP responsável pelo levantamento.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

“Apesar disso, em um mundo de juros baixos (que agora também faz parte da realidade do Brasil) e sem rendimento, o rendimento médio dos dividendos da bolsa acima dos juros apresenta muitas oportunidades”, escreveu a analista.

Com a nova queda da Selic, os setores da bolsa que devem ser mais beneficiados são locação de veículos, shoppings, elétrico e varejo, de acordo com a XP.

Quem paga mais?

A analista da XP também listou as empresas campeãs de retorno com dividendos em 2021 entre as ações que fazem parte da cobertura da corretora.

A geradora de energia elétrica AES Tietê lidera a lista, com um dividend yield projetado de 10,40%. Completam o pódio a Engie, que também atua em geração de energia, e a incorporadora Cyrela. Confira abaixo a lista completa:

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin (BTC) corre atrás do prejuízo e avança mais de 4% hoje; ethereum (ETH) recupera perdas da semana

As criptomoedas correm atrás do prejuízo e tentam recuperar parte da queda brusca registradas no último sábado

CRIPTO INSTITUCIONAL

Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022

A instituição lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário