Menu
2020-10-14T17:52:45-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Barrados no baile

Com apenas duas brasileiras, UBS lista 40 ações de países emergentes para investir

As únicas ações brasileiras na lista são Itaú Unibanco (ITUB4) e a empresa de maquininhas de cartão e meios de pagamento PagSeguro (PAGS), cujos papéis são negociados na Nyse

14 de outubro de 2020
12:59 - atualizado às 17:52
ações gráficos empresários bolsa
Imagem: Shutterstock

Que o Brasil perdeu muita relevância perante os investidores estrangeiros já não é novidade. Mas essa visão foi reforçada hoje por um relatório publicado pelo UBS.

O país conta com apenas duas ações entre as “top 40” de mercados emergentes, na seleção do banco suíço. E apenas uma delas é listada na B3.

As ações brasileiras na lista são Itaú Unibanco (ITUB4) e a empresa de maquininhas de cartão e meios de pagamento PagSeguro (PAGS), cujos papéis são negociados na Nyse. Cada uma delas aparece com um peso de 1,9% na carteira do UBS.

Antes da mudança, o Brasil contava com cinco ações entre as “top 40” do banco suíço, mas Banco do Brasil, IRB Brasil, TIM e Petrobras deixaram a lista, que na nova edição contou com a entrada dos papéis do Itaú.

O grupo das ações de países emergentes favoritas do UBS é estrelada pelas empresas chinesas. As principais apostas são Alibaba, com um peso de 12% na carteira recomendada, e Tencent, com 9%.

Em relatório a clientes, o banco suíço justificou as escolhas apontando nomes da “nova economia” e que possam se beneficiar do crescimento esperado após a pandemia do coronavírus. Pouco mais da metade do peso da carteira das top 40 vem de empresas de tecnologia ou comércio eletrônico.

Entre as ações de “crescimento” e as de “valor”, o UBS optaram claramente pelas primeiras, que representam 59% da lista. “A capacidade dessas ações de atingir as expectativas de resultados deve dar suporte a uma valorização adicional do preço das ações”, escreveram os analistas do banco.

A seleção anterior do UBS, válida desde agosto do ano passado, apresentou retorno de 21,7%, contra 15,9% do MSCI EM, índice de ações de países emergentes.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quinta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Exile on Wall Street

MBA sem encheção de linguiça ainda seria um MBA?

Falamos de inflação se o IGP-M for um ponto de tensão, mas não brincamos de projetar inflação para o Relatório Focus a cada semana. Boys playing in a sandbox? Temos coisas bem importantes a fazer num mundo de recursos limitados.

3º trimestre

Petrobras, Vale, Bradesco, GPA e mais: confira os balanços que mexem com o mercado nesta quarta-feira

Maratona de divulgações deve ser repercutida pelos investidores brasileiros no pregão de hoje

mercados hoje

Ibovespa não acompanha recuperação no exterior e perde o patamar dos 95 mil pontos

Os investidores locais possuem uma maratona de balanços corporativos e a decisão de política monetária do Banco Central para digerir na sessão desta quinta-feira

Tesoura afiada

Bradesco planeja fechar 1.100 agências até o fim deste ano

Banco encerrou 683 agências entre janeiro e setembro e encerrou o terceiro trimestre com uma rede de 3.795 agências e 5.384 pontos de atendimento

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies