🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Ivan Ryngelblum

Ivan Ryngelblum

Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.

OTIMISMO

BofA projeta Ibovespa em 130 mil pontos em 2021 e diz que está sendo conservador

Banco acredita em pontuação maior, mas isso dependerá da situação fiscal estar ajustada, diz chefe de economia para Brasil

Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
2 de dezembro de 2020
17:01 - atualizado às 9:21
Alta da bolsa
Imagem: Shutterstock

Apostando que 2021 será um ano de forte recuperação da economia doméstica e internacional, o Bank of America (BofA) projeta que o Ibovespa atingirá a inédita marca de 130 mil pontos no ano que vem, impulsionado pela perspectiva de retomada da economia e dos resultados das empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas David Beker, chefe de economia para Brasil e estratégia para a América Latina do banco, admite que o potencial de alta de 18% implícito na estimativa é uma projeção conservadora. Ele acredita na possibilidade de uma pontuação ainda maior, ajudada por um aumento no fluxo de recursos em direção à bolsa, em meio a um cenário de juros baixos e busca por rendimento.

"O que estamos incorporando (na projeção para o Ibovespa) é lucro, porque o re-rating (reavaliação dos preços das ações) depende de fluxo, e fluxo depende da quantidade de ofertas (de ações) que vamos ter", afirmou ele, durante conversa com jornalistas nesta quarta-feira.

Puxadores do índice

Enquanto aguarda para ver o nível deste fluxo, o banco olha para as companhias e acredita que três setores serão responsáveis por puxar o Ibovespa para cima no próximo ano: empresas da área de commodities, principalmente Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), o setor de energia e bancos. Juntos, eles são responsáveis por quase 70% do resultado por ação das companhias que compõem o índice.

O trio já está se aproveitando daquilo que gestores e economistas estão chamando de rotation trade, a troca das ações mais buscadas quando a pandemia de covid-19 estava no auge, caso de papéis de tecnologia e e-commerce, por ativos ligados à chamada “velha economia” e papéis de maior liquidez e com valuation baixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BofA estima que as ações do segmento ligado a commodities deve ter o melhor desempenho em 2021 por conta da China, única grande economia para a qual o banco não projeta contração em 2020 – projeção de alta de 1,8%. O apetite do gigante asiático deve elevar os preços de materiais como petróleo e minério de ferro.

Leia Também

A Vale será uma das maiores ganhadoras desta situação, ainda que tenha reduzido as projeções de produção de minério de ferro. “Do anúncio de hoje [projeção de produção] não posso falar muito porque não tenho autonomia, mas para o nosso tema, que vem do global, de um crescimento forte de China, a Vale continua sendo uma das ações que a gente acaba favorecendo no nosso portfólio", disse.

No caso dos bancos, o chefe de economia para Brasil e estratégia para a América Latina disse que a preferência se dá pelo fato de as ações estarem baratas, atraindo principalmente estrangeiros, que procuram ativos líquidos de empresas grandes. Ainda que tenham feito ajustes nas operações para aumentarem a competitividade, as questões estruturais do setor bancário, no caso, a pressão competitiva das fintechs, continuam sendo um peso sobre a tese de investimento.

“Nós estamos agora com uma recomendação marketweight (equivalente a neutro) para o setor de bancos, depois de ficarmos underweight (equivalente a venda) por um longo período”, disse Beker. “Ainda têm muitas discussões estruturais a serem feitas, que foram postergadas por conta da pandemia.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros setores

Mesmo diante do movimento de rotação das carteiras de ações, o BofA tem uma visão construtiva para companhias de varejo eletrônico, apesar da forte valorização vista em 2020. Para Beker, a taxa de juros no menor patamar histórico ajuda a reduzir o custo de capital das companhias, beneficiando inclusive aquelas que tiveram forte alta de preços. “Estamos em outro ambiente de custo de capital, é muito difícil de comparar múltiplo histórico no Brasil”, disse.

Outro ponto que é preciso considerar é que estas empresas devem se beneficiar da retomada da economia, elevando o consumo, além do fato de a pandemia ter transformado o hábito de consumo das pessoas, que começaram a se sentir mais seguras para comprar pela internet.

Falando sobre as companhias em geral, o chefe de economia para Brasil e estratégia para a América Latina do BofA afirmou que, de maneira geral, elas estão com boas posições de caixa e com a maior parte da dívida em moeda local, não vendo muito riscos para o endividamento delas caso o Banco Central (BC) resolva aumentar a Selic. “Sem dúvida, o aumento da Selic pressionaria, mas seria um aumento bem gradual. Não é algo como os 14,25% que nós já tivemos”, disse.

Estrangeiros e brasileiros juntos

O fluxo maior de recursos na B3 esperado por Beker viria da manutenção das boas condições para a realização de ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês). Se 2020 foi um ano histórico, o seguinte também deve ser positivo. "O mercado está ficando mais líquido, mas você precisa de mais opções", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E isso resultaria em algo inusitado, a combinação de aportes de estrangeiros e de investidores brasileiros, algo pouco visto nos últimos anos, dado que condições favoráveis para um acabavam afugentando o outro. "No ano que vem, a gente tem chance de abrir as duas portas, e é uma diferença muito grande do que vimos nos últimos anos, em que só um deles aportava", afirmou Beker.

Mas tudo isso dependerá da situação fiscal do Brasil. O cenário base do BofA é de que o governo federal assumirá uma postura mais “fiscalista” no ano que vem, preocupado com o rumo das contas públicas.

“As projeções estão condicionadas a um cenário de que ocorra a volta de uma organização da questão fiscal, que é respeitar teto dos gastos, evitar continuidade de despesas que fizeram com que a relação dívida/PIB tivesse esse salto”, disse. "Na hora em que você arruma o fiscal, o juro sobe, mas segue baixo, e você precisa buscar outros ativos para ter rendimento. Isso pode ser um game changer no mercado."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DA ROÇA PARA A BOLSA

ROCA11: Ceres Investimentos semeia crédito do agronegócio entre investidores de varejo

2 de março de 2026 - 19:35

Gerido por gestora próxima ao agro, novo Fiagro negociado na bolsa brasileira pretende levar o setor para mais perto dos investidores comuns; conheça

ATÉ QUANDO

Prio (PRIO3) e Petrobras (PETR4) em alta com conflito no Oriente Médio; vale investir? Veja por que a resposta não é tão simples

2 de março de 2026 - 14:32

O que determina que empresas petroleiras vão ganhar mais com esse conflito não é só o preço da commodity; entenda

SUCESSOR DO ORÁCULO DE OMAHA

Novo CEO da Berkshire Hathaway destaca 4 ações favoritas na primeira carta pós era Warren Buffett

2 de março de 2026 - 13:10

Greg Abel defende quatro empresas norte-americanas favoritas que devem continuar na carteira por décadas — e cinco empresas japonesas que também compõem o portfólio

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa supera medo da guerra entre EUA e Irã e fecha em alta; petroleiras dominam o pregão

2 de março de 2026 - 8:56

Escalada no Oriente Médio fez os preços do petróleo subirem e levou junto as petroleiras no B3; ouro terminou o dia com alta de mais de 1%, enquanto a prata caiu

SOBE E DESCE

Raízen (RAIZ4) desaba quase 40% e vira a pior ação do Ibovespa em fevereiro; MRV (MRVE3) dispara no mês

28 de fevereiro de 2026 - 15:01

Fluxo estrangeiro impulsiona a bolsa brasileira, mas resultados fracos e endividamento pesado derrubam algumas ações no mês; veja os destaques

SOB TENSÃO

Petróleo a US$ 100? O que a escalada das tensões no Oriente Médio significa para o mercado — e para a Petrobras (PETR4)

28 de fevereiro de 2026 - 13:21

Se o risco virar escassez real, o barril pode mudar de patamar; entenda os três fatores que o mercado monitora e o possível efeito sobre a Petrobras

DEU RUIM?

Ação da Cosan (CSAN3) cai 5% após Fitch rebaixar a empresa com perspectiva negativa

27 de fevereiro de 2026 - 18:24

A agência de classificação de risco não descarta novos rebaixamentos para a Cosan (CSAN3) e a ação liderou as quedas do Ibovespa nesta sexta (27)

BALANÇO DESAPONTOU?

Ex-Eletrobras, Axia (AXIA3) cai no Ibovespa apesar de ter dobrado o lucro líquido ajustado no 4T25: o que desanimou o mercado?

27 de fevereiro de 2026 - 15:01

Apesar da queda de 2,7% após o balanço do 4º trimestre de 2025, analistas recomendam compra para as ações da Axia (AXIA3)

VEJA O QUE FALTA ATÉ LÁ

O maior IPO reverso da história da B3: quando a Bradsaúde vai começar a ser negociada na bolsa?

27 de fevereiro de 2026 - 13:55

Em até 60 dias, a Bradsaúde pode estrear na B3 — mas antes precisa passar por assembleias decisivas, concluir a reorganização societária e obter o aval da ANS e da CVM

EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE

Onda de IPOs está voltando? Diretor do BR Partners (BRBI11) vê mercado ‘tentando acreditar’ na reabertura da janela

27 de fevereiro de 2026 - 13:12

Retomada das ofertas ainda enfrenta incertezas, diz Vinicius Carmona ao Money Times; entenda o que falta para o caminho abrir de vez

DE VENDA PARA NEUTRO

BB Investimentos eleva recomendação da Copasa (CSMG3), mas alerta: alta na ação vem da expectativa pela privatização, não do desempenho operacional

27 de fevereiro de 2026 - 10:17

O novo preço-alvo para a empresa de saneamento tem uma projeção de queda de 41,95% no valor da ação em relação ao último fechamento

ATENÇÃO, INVESTIDOR

A bolsa vai mudar de horário — confira o novo cronograma de negociação da B3 a partir de 9 de março

26 de fevereiro de 2026 - 14:01

Mudança afeta ações, opções e contratos futuros de índice após o fim do horário de verão no exterior

'OPORTUNIDADE DOURADA'

Com potencial de alta de 23% em 2026, Aura Minerals (AURA33) é o pote de ouro da carteira do JP Morgan; entenda

25 de fevereiro de 2026 - 18:32

Analistas afirmam que a Aura Minerals é uma ‘oportunidade dourada’ graças à exposição ao ouro, ao crescimento acelerado e forte geração de caixa

BTG SUMMIT 2026

‘Experimentem, vocês vão viciar’: mercado de ETFs pode chegar a R$ 1 trilhão no Brasil em alguns anos, dizem gestores

25 de fevereiro de 2026 - 17:46

Em painel no BTG Summit, especialistas falam sobre o crescimento dos ETFs no Brasil e as diferenças desses ativos para os demais investimentos

CHEGA AOS 250 MIL?

Tem espaço para mais: Ibovespa pode chegar aos 200 mil pontos “logo logo”, diz Itaú BBA; veja previsão para Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

25 de fevereiro de 2026 - 17:03

No médio prazo, o principal índice da bolsa pode buscar os 250 mil pontos, patamar correspondente ao topo de alta de longo prazo

VENCEDORA DA TEMPORADA?

A favorita entre os frigoríficos: JBS (JBSS32), Minerva (BEEF3) ou MBRF (MBRF3)? BTG diz o que esperar do 4T25 e dá o veredito

25 de fevereiro de 2026 - 15:41

Analistas dizem quais são as expectativas para o balanço de cada um dos frigoríficos com os efeitos do mercado chinês, ciclo do frango e estoques

HORA DE COMPRAR?

Mercado Livre (MELI34): ação cai 10% após 4T25, mas isso não significa que a empresa está no caminho errado. O que explica o movimento?

25 de fevereiro de 2026 - 14:38

Investimentos para defender liderança pressionam margens e derrubam as ações na Nasdaq, mas bancos veem estratégia acertada e mantêm recomendação de compra, com potencial de alta relevante

BALANÇO 4T25

Mercado Livre (MELI34) tem lucro menor no 4T25, mas frete grátis ‘mostra a que veio’ no Brasil; veja os números

24 de fevereiro de 2026 - 18:54

A plataforma registrou lucro líquido de US$ 559 milhões, abaixo das expectativas do mercado e 12,5% menor do que o mesmo período de 2024. No entanto, frete gratis impulsionou vendas no Brasil, diante das preocupações do mercado, mas fantasma não foi embora

ESFRIOU NA BOLSA

Ação da dona da Brastemp cai mais de 14%: o que derrubou os papéis da americana Whirlpool (WHR)?

24 de fevereiro de 2026 - 17:22

Empresa de eletrodomésticos tem planos de recapitalização que chegam a US$ 800 milhões, mas não foram bem aceitos pelo mercado

ESTRATÉGIA DO GESTOR

O Ibovespa ficou caro demais? Gestores se mostram cautelosos e passam longe de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4); saiba onde eles estão investindo

24 de fevereiro de 2026 - 14:32

Relatório do BTG mostra a mudança na percepção dos gestores sobre o Ibovespa de novembro para fevereiro

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar