A venda de remédios homeopáticos sem a devida sinalização está dando dor de cabeça para o Walmart, maior varejista dos Estados Unidos. A empresa está sendo processada por fraude médica pela ONG Center for Inquiry (CFI), no distrito de Columbia.
A entidade, que tem entre suas principais atividades a "defesa da ciência em favor da superstição, preconceito e pseudociência", diz que o Walmart está "cometendo uma fraude em larga escala, colocando em perigo a saúde de seus consumidores com a venda de produtos homeopáticos".
Essa não é a primeira vez que o CFI entra em disputa com grandes redes para tentar modificar a forma como a venda de produtos homeopáticos é feita. Em 2018 a ONG também processou a CVS, maior rede de drogarias dos Estados Unidos.
Segundo a ONG, o Walmart vende produtos homeopáticos para alívio de estresse e sintomas da gripe nas mesmas seções que outros produtos farmacêuticos, os apresentando em pé de igualdade com os remédios tradicionais. Além disso, os produtos não teriam nenhuma indicação que os identificaria como homeopatia, tanto no site como nas lojas físicas.
Para o vice presidente do CFI, Nick Little, a postura da varejista trai a confiança dos consumidores e se trata de um abuso de poder. A expectativa da ONG não é remover os produtos naturais das prateleiras, mas sim garantir que o consumidor saiba o que está adquirindo, com a existência de sinalização adequada dos produtos.
Segundo a Forbes, o Walmart se defendeu das críticas alegando que sua linha de produtos homeopáticos possui todas as informações necessárias em seu rótulo, incluindo indicações sobre se tratar de produtos sem comprovação médica de resultados. "Levamos essas alegações muito a sério e responderemos apropriadamente no tribunal".
O Instituto Americano de Saúde (NIH) afirma que há pouca evidência científica na eficácia de produtos homeopáticos para a saúde física ou mental dos usuários.
A briga entre as entidades científicas e fabricantes de produtos homeopáticos não é nova. A homeopatia é uma modalidade de medicina alternativa que utiliza recursos naturais, como plantas, animais e minerais, para tratamento e tem como base a habilidade do corpo humano em se curar sozinho, de forma natural.