Os mercados do mundo todo são fortemente interligados, então não é só quem investe no exterior que precisa manter um olho no que está acontecendo lá fora. Quem investe na bolsa brasileira, por exemplo, já pode ter um gostinho de como vão ser as negociações num dia antes mesmo de o mercado abrir. Basta dar uma olhada no desempenho das bolsas asiáticas ou para onde apontam os índices futuros de Nova York. Mas você sabe quais são as principais bolsas do mundo e os índices de ações gringos mais importantes? É disso que eu vou falar neste vídeo:
Leia a transcrição do vídeo sobre os índices de ações estrangeiros mais importantes
Os índices de ações são carteiras teóricas de ações que seguem determinados critérios. Eles servem como parâmetro de desempenho médio do mercado ou de um setor econômico e ajudam os investidores a saber se a sua carteira está se saindo bem ou mal em comparação à média.
O principal índice de ações da bolsa brasileira é o Ibovespa, do qual eu já falei nesse outro vídeo. Mas além dele, existem vários outros índices baseados em diferentes critérios, como valor de mercado das empresas, pagamento de dividendos, setores, governança corporativa e sustentabilidade. Eu também já falei deles aqui.
Mas o Brasil não é uma ilha, então é interessante, mesmo para o investidor local, manter sempre um olho lá fora, nos principais índices das bolsas mais importantes do mundo.
E quais são os "Ibovespas" gringos? Bem, sem dúvida a gente precisa começar pela maior bolsa do mundo, a Bolsa de Nova York. O desempenho do seu principal índice, o S&P 500, tem forte influência no sobe e desce do Ibovespa por aqui. O S&P é composto pelas 500 empresas abertas mais importantes dos Estados Unidos.
Outro índice que a gente costuma olhar nas bolsas americanas é o Dow Jones, cujo nome completo é Dow Jones Industrial Average. Ele reúne ações de 30 grandes companhias abertas americanas negociadas tanto na NYSE, a bolsa de Nova York, quanto na Nasdaq, a bolsa onde se concentram as ações de empresas de tecnologia.
A própria Nasdaq tem um índice que contempla quase todas as ações listadas ali, mesmo que não tenham sede nos Estados Unidos: o Nasdaq Composite.
Na Europa, os principais índices de ações nacionais são o FTSE 100, composto pelas cem maiores empresas listadas na Bolsa de Londres, sejam elas britânicas ou não; o CAC-40, que reúne as 40 maiores empresas negociadas na Bolsa de Paris; e o DAX, composto pelas 30 maiores empresas negociadas na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha.
Na Ásia, vale a pena ficar de olho no índice Nikkei, composto pelas 225 empresas mais importantes da bolsa de Tóquio, e nos índices chineses SSE Composite, da bolsa de Xangai, e Shenzhen Component, da bolsa de Shenzhen. Destaque também para o Hang Seng, principal índice da bolsa de Hong Kong, e para o Sensex, da bolsa de Mumbai, na Índia.
Além dos índices nacionais, pode valer a pena acompanhar índices regionais ou temáticos. Os índices MSCI, calculados pela Morgan Stanley Capital International, são muito utilizados como referência pra fundos de investimento ao redor do mundo.
Os mais populares são justamente aqueles que incluem ações importantes de países emergentes (MSCI Emerging Markets) e de países desenvolvidos (MSCI World e MSCI EAFE).
Outro índice regional importante é Euro Stoxx 50, que reúne as 50 principais ações da zona do euro.
Gostou do vídeo? Então não se esquece de se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube e clicar no sininho para receber as notificações. E pode deixar dúvidas e sugestões para outros vídeos no campo dos comentários.