Produção de minério da Vale no 3º trimestre cai 17,4%
No documento, a Vale reafirmou que espera retomar a produção remanescente de aproximadamente 50 milhões de toneladas de minério até o final de 2021.

A produção de minério de ferro da Vale no terceiro trimestre de 2019 alcançou 86,7 milhões de toneladas, queda de 17,4% em relação ao mesmo trimestre de 2018 e alta de 35,4% na comparação com o trimestre imediatamente anterior.
A mineradora atribuiu a melhora na margem ao "progresso contínuo na retomada de operações nos Sistemas Sul e Sudeste e, também, do forte desempenho operacional e da normalização dos embarques no Sistema Norte".
Por volta do 12h nesta segunda-feira (14), as ações ordinárias da Vale (VALE3) eram negociadas a R$47,83 em uma queda de 1,67%. Acompanhe nossa cobertura de mercados.
Segundo o relatório de produção divulgado também nesta segunda-feira, a retomada das operações de Brucutu e o retorno parcial das operações de processamento a seco no Complexo de Vargem Grande, anunciados em junho e julho, respectivamente, contribuíram para o resultado.
As operações foram paralisadas após o rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro, e em decorrência de decisões da Agência Nacional de Mineração (ANM).
No documento, a Vale reafirmou que espera retomar a produção remanescente de aproximadamente 50 milhões de toneladas de minério até o final de 2021, uma vez que diversos marcos foram alcançados e outros estão em andamento, incluindo a aprovação de testes de gatilho na mina para retomar as operações de processamento a seco e a autorização de testes de gatilho no TFA (Terminal Ferroviário de Andaime), segundo a companhia um passo importante para desgargalar a logística do Complexo de Vargem Grande.
Leia Também
A Vale destaca que o Sistema Norte mostrou forte desempenho operacional com um volume de produção de 55,4 milhões de toneladas no trimestre, ficando 33,3% maior do que no segundo trimestre deste ano e 2,7% maior do que no igual período de 2018. O resultado inclui a produção recorde de 20,4 milhões de toneladas no projeto S11D, em consequência de seu ramp-up bem sucedido. Em 2020 a Vale espera produzir 90 milhões de toneladas de minério de ferro em S11D.
No trimestre, a empresa disse que o teor de ferro do portfólio de produtos alcançou 64,7%; o de alumina, 1,2%; e o de sílica, 3,1%.
Cobre
A produção de cobre pela Vale no segundo trimestre de 2019 foi de 98,3 mil toneladas, em linha com a dos três meses imediatamente anteriores, e 4,0% maior em relação ao reportado um ano antes. De acordo com a Vale, o forte desempenho operacional em Salobo mais do que compensou a menor produção em Sudbury e Sossego.
A produção de concentrado de cobre em Salobo atingiu 50,9 mil toneladas no terceiro trimestre, ficando 11,4% e 1,8% maior do que no segundo trimestre de 2019 e mesmo trimestre de 2018, respectivamente.
Em julho, Salobo atingiu recorde histórico de produção mensal para cobre e ouro, com impactos que segundo a Vale serão percebidos nos custos unitários após subprodutos, resultado de altos teores e forte performance da planta.
Já a produção do concentrado de cobre em Sossego totalizou 18,1 mil toneladas de julho a setembro, ficando 9,5% e 20,6% menor do que no no segundo trimestre de 2019 e no terceiro trimestre de 2018, respectivamente.
"Reduções na produção são devidas à manutenção não programada na planta de processamento no trimestre. A manutenção foi concluída e, a partir de 4Q19, esperamos que a planta retorne a taxas operacionais regulares", diz a Vale.
O volume de vendas de cobre atingiu 92 mil toneladas no trimestre, queda de 3,2% ante o trimestre anterior e de 0,4% na comparação anual. De acordo com o relatório de produção, o recuo na margem refletiu o acúmulo de estoques, bem como o tempo de entregas a clientes.
A Vale explica ainda que os volumes de vendas são menores em comparação aos de produção devido à diferença entre o cobre pagável e o cobre contido: parte do cobre contido nos concentrados é perdida no processo de fundição e refino. Consequentemente, as quantidades pagáveis de cobre ficam aproximadamente 3,5% menores em relação aos volumes de produção.
Níquel
A produção de níquel da Vale no terceiro trimestre de 2019 totalizou 51,4 mil toneladas, queda de 7,7% na comparação anual e alta de 14,2% na comparação com o trimestre imediatamente anterior.
O aumento da produção sobre o trimestre anterior representa, segundo a Vale, a retomada da produção regular de feed gerado em Sudbury e PTVI, após atividades de manutenção programada e não programada em Copper Cliff Nickel Refinery, em Sudbury, assim como nas refinarias de Clydach, Matsusaka e Long Harbour.
O volume de vendas de níquel foi de 50,9 mil toneladas no trimestre de julho a setembro, ficando 11,5% abaixo do segundo trimestre e 11,2% abaixo do reportado um ano antes. A empresa atribuiu a queda às maiores vendas no segundo trimestre, a partir da redução de estoques de produto vendável no período.
Onça Puma
A produção de Onça Puma atingiu 0,1 mil toneladas no terceiro trimestre,, refletindo a parada, em junho de 2019, de todas as atividades de processamento local em virtude de uma decisão judicial. As atividades de mineração em Onça Puma estavam suspensas desde 2017.
Em setembro, a Vale recebeu uma decisão favorável do tribunal e autorização para retomar as atividades de mineração e processamento em Onça Puma. As operações de processamento tiveram seu ramp-up imediatamente reiniciado, enquanto as atividades de mineração estão sendo organizadas.
Segundo a mineradora informa em seu relatório de produção, divulgado nesta segunda-feira, as atividades de processamento estão em retomada usando minério com menor teor estocado previamente. Minérios com maior teor a partir da operação da mina aumentarão a produção nos próximos períodos, uma vez que o ramp-up das atividades da mina seja concluído, diz a Vale no documento.
Pelotas
A produção de pelotas da Vale fechou o terceiro trimestre de 2019 em 11,1 milhões de toneladas, alta de 22,7% na comparação com os 9,1 milhões de toneladas do segundo trimestre de 2019. O resultado foi atribuído à maior produtividade das plantas de pelotização após o período de manutenção de Tubarão no segundo trimestre e à retomada das operações da mina de Brucutu, em Minas Gerais. Segundo a mineradora, isso aumentou a qualidade do pellet feed fornecido às plantas do Sistema Sudeste.
Na comparação anual, houve recuo de 19,8% na produção, principalmente em consequência da parada das operações em Fábrica e no Complexo Vargem Grande, informou a mineradora em relatório.
A produção de pelotas do Sistema Norte apresentou alta de 3.306,3% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, para 1,090 milhão de toneladas.
Já a produção do Sistema Sudeste caiu 12,3% ante o mesmo trimestre de 2018. A produção das plantas de pelotas de Fábrica e Vargem Grande foi interrompida em 20 de fevereiro, seguindo determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Em Omã, a produção de pelotas foi de 2,4 milhões de toneladas de julho a setembro, com leve queda na margem e recuo de 7,2% na comparação interanual.
Em setembro, a Vale revisou seu guidance de produção de pelotas no ano de 45 milhões de toneladas para 43 milhões de toneladas, para adaptar seu portfólio às condições de mercado, o que não alterou a projeção para as vendas do produto e de minério de ferro no ano (307-332 milhões de toneladas).
Carvão
A produção de carvão da Vale no terceiro trimestre somou 2,3 milhões de toneladas, em linha com o segundo trimestre e 26,4% inferior a de igual trimestre de 2018. Em relatório de produção divulgado nesta segunda-feira, a Vale informa que a produção segue afetada pela menor produtividade nas plantas de processamento, reflexo da redução da disponibilidade de equipamentos, apesar da alta movimentação total na frente de lavra.
Os desafios enfrentados pelas operações de carvão da Vale demandaram a reavaliação da estratégia do negócio, com a implementação de um novo plano de lavra e de um programa de manutenção para a recuperação da planta.
A Vale afirma que o novo plano de lavra espera alcançar corpos minerais com melhor relação estéril/minério, melhor qualidade de ROM (run-of-mine ou minério bruto) e, consequentemente, melhor mix de produtos.
"É esperada uma redução da vida útil da mina e de suas reservas, entretanto, com uma melhoria significativa em seu valor econômico", diz a companhia no documento.
O programa de manutenção de recuperação busca desengargalar as plantas de processamento por meio do aumento da disponibilidade de equipamentos, da produtividade e do yield.
A Vale informa que está planejando grandes intervenções nas plantas de processamento no primeiro semestre de 2020 com o objetivo de acelerar o turnaround e alcançar maior produção.
As vendas de carvão somaram 2,254 milhões de toneladas de julho a setembro, queda de 29,4% ante igual trimestre do ano passado e alta de 7,7% em relação ao segundo trimestre.
Tupy (TUPY3): Com 95% dos votos a distância, minoritários devem emplacar Mauro Cunha no conselho
Acionistas se movimentam para indicar Cunha ao conselho da Tupy após polêmica troca do CEO da metalúrgica
Nova temporada de balanços vem aí; saiba o que esperar do resultado dos bancos
Quem abre as divulgações é o Santander Brasil (SANB11), nesta quarta-feira (30); analistas esperam desaceleração nos resultados ante o quarto trimestre de 2024, com impactos de um trimestre sazonalmente mais fraco e de uma nova regulamentação contábil do Banco Central
OPA do Carrefour (CRFB3): de ‘virada’, acionistas aprovam saída da empresa da bolsa brasileira
Parecia que ia dar ruim para o Carrefour (CRFB3), mas o jogo virou. Os acionistas presentes na assembleia desta sexta-feira (25) aprovaram a conversão da empresa brasileira em subsidiária integral da matriz francesa, com a consequente saída da B3
Vale (VALE3) sem dividendos extraordinários e de olho na China: o que pode acontecer com a mineradora agora; ações caem 2%
Executivos da companhia, incluindo o CEO Gustavo Pimenta, explicam o resultado financeiro do primeiro trimestre e alertam sobre os riscos da guerra comercial entre China e EUA nos negócios da empresa
Consórcio formado por grandes empresas investe R$ 55 milhões em projeto de restauração ecológica
A Biomas, empresa que tem como acionistas Itaú, Marfrig, Rabobank, Santander, Suzano e Vale, planeja restaurar 1,2 mil hectares de Mata Atlântica no sul da Bahia e gerar créditos de carbono
JBS (JBSS3) avança rumo à dupla listagem, na B3 e em NY; isso é bom para as ações? Saiba o que significa para a empresa e os acionistas
Próximo passo é votação da dupla listagem em assembleia marcada para 23 de maio; segundo especialistas, dividendos podem ser afetados
Deixa a bolsa me levar: Ibovespa volta a flertar com máxima histórica em dia de IPCA-15 e repercussão de balanço da Vale
Apesar das incertezas da guerra comercial de Donald Trump, Ibovespa está a cerca de 2% de seu recorde nominal
Hypera (HYPE3): quando a incerteza joga a favor e rende um lucro de mais de 200% — e esse não é o único caso
A parte boa de trabalhar com opções é que não precisamos esperar maior clareza dos resultados para investir. Na verdade, quanto mais incerteza melhor, porque é justamente nesses casos em que podemos ter surpresas agradáveis.
Vale (VALE3) volta ao azul no primeiro trimestre de 2025, mas tem lucro 17% menor na comparação anual; confira os números da mineradora
A mineradora explica que os maiores volumes de vendas e custos menores, combinados com o melhor desempenho da Vale Base Metals, compensaram parcialmente o impacto dos preços mais baixos de minério e níquel
Dona do Google vai pagar mais dividendos e recomprar US$ 70 bilhões em ações após superar projeção de receita e lucro no trimestre
A reação dos investidores aos números da Alphabet foi imediata: as ações chegaram a subir mais de 4% no after market em Nova York nesta quinta-feira (24)
Subir é o melhor remédio: ação da Hypera (HYPE3) dispara 12% e lidera o Ibovespa mesmo após prejuízo
Entenda a razão para o desempenho negativo da companhia entre janeiro e março não ter assustado os investidores e saiba se é o momento de colocar os papéis na carteira ou se desfazer deles
O que está derrubando Wall Street não é a fuga de investidores estrangeiros — o JP Morgan identifica os responsáveis
Queda de Wall Street teria sido motivada pela redução da exposição dos fundos de hedge às ações disponíveis no mercado dos EUA
OPA do Carrefour (CRFB3): com saída de Península e GIC do negócio, o que fazer com as ações?
Analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro indicam qual a melhor estratégia para os pequenos acionistas — e até uma ação alternativa para comprar com os recursos
‘Momento de garimpar oportunidades na bolsa’: 10 ações baratas e de qualidade para comprar em meio às incertezas do mercado
CIO da Empiricus vê possibilidade do Brasil se beneficiar da guerra comercial entre EUA e China e cenário oportuno para aproveitar oportunidades na bolsa; veja recomendações
Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar
China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam
É investimento no Brasil ou no exterior? Veja como declarar BDR no imposto de renda 2025
A forma de declarar BDR é similar à de declarar ações, mas há diferenças relativas aos dividendos distribuídos por esses ativos
Desempenho acima do esperado do Nubank (ROXO34) não justifica a compra da ação agora, diz Itaú BBA
Enquanto outras empresas de tecnologia, como Apple e Google, estão vendo seus papéis passarem por forte desvalorização, o banco digital vai na direção oposta, mas momento da compra ainda não chegou, segundo analistas
Ação da Neoenergia (NEOE3) sobe 5,5% após acordo com fundo canadense e chega ao maior valor em cinco anos. Comprar ou vender agora?
Bancos que avaliaram o negócio não tem uma posição unânime sobre o efeito da venda no caixa da empresa, mas são unânimes sobre a recomendação para o papel
A decisão de Elon Musk que faz os investidores ignorarem o balanço ruim da Tesla (TSLA34)
Ações da Tesla (TSLA34) sobem depois de Elon Musk anunciar que vai diminuir o tempo dedicado ao trabalho no governo Trump. Entenda por que isso acontece.
Embraer (EMBR3) divulga carteira de pedidos do 1º tri, e BTG se mantém ‘otimista’ sobre os resultados
Em relatório divulgado nesta quarta-feira (23), o BTG Pactual afirmou que continua “otimista” sobre os resultados da Embraer