Menu
2019-04-03T09:41:53-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Após Brumadinho

Justiça determina paralisação da maior mina de minério da Vale em MG

Mina da Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo produz 30 milhões de toneladas de minério de ferro ; com notícia, papéis da companhia despencaram no Ibovespa

4 de fevereiro de 2019
14:06 - atualizado às 9:41
Navio da Vale
Imagem: Agência Vale

A justiça determinou nesta segunda-feira, 4, a interrupção das atividades da maior mina de minério da Vale, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). A informação foi confirmada pela companhia em fato relevante divulgado ao mercado.

Segundo a mineradora, o local produz 30 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, sendo a maior mina em operação de Minas Gerais e a segunda maior do País, atrás apenas de Carajás, no Pará. A decisão da Justiça atende a uma ação impetrada pelo Ministério Público Federal no Estado. Após a notícia, por volta das 15h30, as ações da Vale recuavam 6,05% no Ibovespa.

Ainda na nota divulgada ao mercado, a Vale informou que decidiu se abster de lançar rejeitos ou praticar qualquer atividade potencialmente capaz de aumentar os riscos das barragens Laranjeiras, Menezes II, Capitão do Mato, Dique B, Taquaras, Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III.

A empresa afirmou ainda que dentre as barragens abrangidas pela ordem judicial as três nas quais se utilizou a metodologia de alteamento à montante, as barragens Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III, já estavam inoperantes e abrangidas pelo plano de descomissionamento acelerado anunciado no último dia 29. As demais estruturas são convencionais.

Para a mineradora, não existe fundamento técnico ou avaliação de risco que justifique uma decisão para suspender a operação de qualquer dessas barragens.

Produção reduzida

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, disse ao Broadcast/Estadão que entre 80% e 90% da produção da Mina de Brucutu teve suas atividades interrompidas e que a Vale informou sobre a parada das operações no último sábado, 2. "Apenas produção de (minérios) finos segue normal", afirmou.

O presidente do Sindicato Metabase de Mariana, Ângelo Eleutério, que representa os trabalhadores da Mina de Brucutu, disse que inicialmente esta paralisação não estava prevista dentro do plano de descomissionamento anunciado na semana passada. Segundo Eleutério, a direção da Vale informou ao sindicalista que está recorrendo da decisão judicial.

*Com Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

EUA X China

Trump X TikTok: empresa chinesa tenta impedir proibição de downloads

Decisão judicial pode barrar restrição, que passaria a valer a partir de meia-noite deste domingo nos Estados Unidos.

A 38 dias da eleição

Trump anuncia nomeação de Barrett para a Suprema Corte

Nomeação ainda precisa ser confirmada pelo Senado, que hoje tem maioria Republicana.

Últimos ajustes

Guedes se reúne com líder do governo na Câmara para discutir Reforma Tributária

Segundo o deputado Ricardo Barros, na segunda-feira a proposta já estará fechada para uma rodada de discussão com os líderes da base governista no Congresso.

Em 2020

Pandemia tira R$ 12 bilhões em investimentos

Investimentos públicos em infraestrutura deverão ser 10% menores em relação ao estimado antes da pandemia de covid-19.

Entrevista

“A crise econômica será severa e prolongada”, diz de Bolle

Em novo livro, economista defende que é preciso romper com padrões estabelecidos de estratégia econômica – como o teto de gastos – para responder aos desafios trazidos pelo novo coronavírus.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements