Menu
2019-04-03T09:41:53-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Após Brumadinho

Justiça determina paralisação da maior mina de minério da Vale em MG

Mina da Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo produz 30 milhões de toneladas de minério de ferro ; com notícia, papéis da companhia despencaram no Ibovespa

4 de fevereiro de 2019
14:06 - atualizado às 9:41
Navio da Vale
Imagem: Agência Vale

A justiça determinou nesta segunda-feira, 4, a interrupção das atividades da maior mina de minério da Vale, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). A informação foi confirmada pela companhia em fato relevante divulgado ao mercado.

Segundo a mineradora, o local produz 30 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, sendo a maior mina em operação de Minas Gerais e a segunda maior do País, atrás apenas de Carajás, no Pará. A decisão da Justiça atende a uma ação impetrada pelo Ministério Público Federal no Estado. Após a notícia, por volta das 15h30, as ações da Vale recuavam 6,05% no Ibovespa.

Ainda na nota divulgada ao mercado, a Vale informou que decidiu se abster de lançar rejeitos ou praticar qualquer atividade potencialmente capaz de aumentar os riscos das barragens Laranjeiras, Menezes II, Capitão do Mato, Dique B, Taquaras, Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III.

A empresa afirmou ainda que dentre as barragens abrangidas pela ordem judicial as três nas quais se utilizou a metodologia de alteamento à montante, as barragens Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III, já estavam inoperantes e abrangidas pelo plano de descomissionamento acelerado anunciado no último dia 29. As demais estruturas são convencionais.

Para a mineradora, não existe fundamento técnico ou avaliação de risco que justifique uma decisão para suspender a operação de qualquer dessas barragens.

Produção reduzida

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, disse ao Broadcast/Estadão que entre 80% e 90% da produção da Mina de Brucutu teve suas atividades interrompidas e que a Vale informou sobre a parada das operações no último sábado, 2. "Apenas produção de (minérios) finos segue normal", afirmou.

O presidente do Sindicato Metabase de Mariana, Ângelo Eleutério, que representa os trabalhadores da Mina de Brucutu, disse que inicialmente esta paralisação não estava prevista dentro do plano de descomissionamento anunciado na semana passada. Segundo Eleutério, a direção da Vale informou ao sindicalista que está recorrendo da decisão judicial.

*Com Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Mais uma recomendação

Técnicos da Anvisa recomendam uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca

Mais cedo, área técnica havia defendido aprovação da CoronaVac

Ainda falta...

Anvisa devolve pedido de uso emergencial da Sputnik

Laboratório russo não apresentou os requisitos mínimos para que o pedido de uso emergencial pudesse ser analisado pela agência

Quase lá

Área técnica da Anvisa recomenda uso emergencial da CoronaVac

Diretores da agência analisam pedidos de uso de vacinas. No momento, a área técnica ainda faz a apresentação. Em seguida, a relatora do tema, diretora Meiruze Freitas lerá seu voto, com os outros quatro diretores da agência votando depois

coronavírus

Covid-19: Brasil tem 8,4 milhões de casos e 61 mil novos diagnósticos nas últimas 24h

Segundo ministério, 7.388.784 pacientes recuperaram-se da doença

Melou

Carrefour e Couche-Tard anunciam encerramento das negociações

O Couche-Tard e o Carrefour, contudo, destacaram que estenderão as discussões para avaliar “eventuais oportunidades na área de parcerias operacionais”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies