2019-01-28T14:55:29-02:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Diretor de redação do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA, trabalhou nas principais publicações de economia do país, como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances O Roteirista, Abandonado e Os Jogadores
Bolsa

Ações da Vale foram incluídas em índice de sustentabilidade da B3 neste ano

Os papéis da Vale possuem o maior peso no ISE, com 15,3% da carteira teórica do índice, que reúne 35 ações de 30 companhias.

28 de janeiro de 2019
10:39 - atualizado às 14:55
Desabamento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Imagem: Corpo de Bombeiros/Divulgação

As ações da mineradora Vale fazem parte dos principais índices da bolsa brasileira. E neste ano foram incluídas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que, em tese, deveria reunir apenas empresas com práticas mais rigorosas de sustentabilidade.

Os papéis da Vale possuem o maior peso no ISE, com 15,343% da carteira teórica do índice, que reúne 35 ações de 30 companhias. Depois de abrir em leve queda, o ISE ampliou as perdas ao longo da manhã e operava em baixa de 2,67% por volta das 11h15. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 1,87%.

Depois da Vale, as ações com maior peso no índice são Lojas Renner ON (8,062%), Vivo PN (6,552%), Itaú Unibanco PN (5,076%) e Weg ON (4,603%)

A mineradora voltou ao índice de sustentabilidade da B3 depois de três anos. As ações deixaram o ISE em 2016, depois do desastre do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A barragem pertence à Samarco, empresa controlada pela Vale.

Eu procurei a B3 para saber quais os procedimentos a serem adotados nesse tipo de situação. Mas a bolsa informou que não se manifesta sobre empresas individualmente.

"O ISE possui um sistema de gerenciamento de crises que vai de leve a gravíssima e que prevê interações com as empresas dependendo de cada caso", acrescentou a B3, na resposta encaminhada por e-mail.

Em casos considerados gravíssimos, o sistema prevê o contato com solicitação de esclarecimento, com prazo de 5 dias úteis para retorno.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin (BTC) corre atrás do prejuízo e avança mais de 4% hoje; ethereum (ETH) recupera perdas da semana

As criptomoedas correm atrás do prejuízo e tentam recuperar parte da queda brusca registradas no último sábado

CRIPTO INSTITUCIONAL

Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022

A instituição lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário