O presidente americano Donald Trump provocou há pouco, em sua conta no Twitter, o Partido Democrata. Segundo ele, os oposicionistas "poderiam resolver o problema do shutdown (paralisação do governo) em um período muito curto de tempo. Tudo o que eles têm que fazer é aprovar a Real Segurança nas Fronteiras (incluindo um muro)", disse.
Os Estados Unidos vivem hoje uma paralisação parcial do governo após Trump se recusar a sancionar o Orçamento sem a inclusão, pelo Parlamento, de recursos para construção de um muro na fronteira com o México, que classificou como perigosíssima.
Segundo o presidente, todos desejam o muro, à exceção de "traficantes de drogas, traficantes de pessoas e criminosos".
A paralisação impede o pagamento de vários servidores, o funcionamento de parques públicos e ameaça a continuidade de serviços.
Ele criticou a repercussão do assunto na imprensa local e afirmou ter "grande apoio vindo de todos os lados para a segurança da fronteira, incluindo o muro".
Ele ainda provocou a oposição: "Muitas pessoas que atualmente fazem parte da minha oposição, incluindo o Presidente Obama e os Democratas, tiveram violações de campanha, em alguns casos envolvendo grandes somas de dinheiro.
Esses são casos civis. Eles pagaram uma multa e resolveram. Embora não seja grande coisa, eu não cometi uma violação de campanha!"