Menu
2019-04-05T10:41:01-03:00
Estadão Conteúdo
EXEMPLO

Gestor que apostou em queda das ações da Vale doará ganho às famílias de vítimas em Brumadinho

“Não podemos ficar com o ganho dessa operação”, disse James Gulbrandsen em sua conta no Twitter

27 de janeiro de 2019
11:51 - atualizado às 10:41
Sobrevoo da área atingida pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho
Sobrevoo da área atingida pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho - Imagem: Isac Nóbrega/PR/Fotos Públicas

O gestor da administradora de investimentos americana NCH Capital no Brasil, James Gulbrandsen, afirmou na noite de sábado (26), em sua conta no microblog Twitter, que doará às famílias vítimas em Brumadinho, em Minas Gerais, o equivalente ao ganho de performance da posição vendida na ação ordinária da Vale (VALE3) que ele possui no NCH Maracanã Long Biased FIM nesta segunda-feira.

Após ficar fechada na sexta-feira devido ao feriado do aniversário de São Paulo, a Bolsa brasileira voltará a operar na segunda-feira, com perspectiva de forte queda nas ações ON da Vale.

Na sexta-feira, o American Depositary Receipt (ADR) da Vale, negociado na bolsa de Nova York, registrou queda de 8,08%, para US$ 13,68.

Leia também

Em entrevista ao portal da revista Exame, Gulbrandsen explica que há duas semanas a equipe da NCH Brasil realizou uma "short selling", ou venda a descoberto, que consiste em vender, no mercado, um papel que não se possui esperando que seu preço caia para depois recomprar mais barato e ganhar a diferença.

Segundo o gestor, a doação ocorrerá, uma vez que sua aposta para a queda das ações da empresa foi embasada em cima de uma desaceleração da China e não em uma tragédia ambiental e humana.

"Infelizmente, a nossa posição deu lucro no curtíssimo prazo por um motivo muito triste, que é o rompimento da barragem em Brumadinho. Não podemos ficar com o ganho dessa operação", disse Gulbrandsen à Exame.

Leia também

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Negócio fechado

Petrobras assina venda de sua fatia de 50% no campo terrestre de Rabo Branco

O campo teve produção média em 2020 de 131 barris de petróleo por dia (bpd).

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Fundo Verde e a tragédia grega do Brasil

Ao despertar a fúria de Zeus por ter entregue o fogo do Olimpo aos mortais, Prometeu foi acorrentado e punido: durante o dia, uma águia devorava seu fígado; durante a noite, o órgão se regenerava — um ciclo de tormento eterno. Tragédias gregas, infelizmente, costumam ser úteis ao falarmos sobre o Brasil. Reformas econômicas demandam […]

FECHAMENTO

Commodities amenizam a queda da bolsa, mas exterior negativo e nova crise em Brasília falam mais alto

As commodities mais uma vez tentaram salvar a bolsa brasileira de um dia no vermelho, mas o exterior negativo e a cautela em Brasília falaram mais alto

Presidente otimista

EUA devem ter retomada econômica mais rápida em quase 40 anos, diz Biden

Segundo o democrata, o foco de seu governo se manterá em criar empregos e combater a pandemia de covid-19

Gestão na crise

Brasil vive uma espécie trágica de dia da marmota, diz Verde Asset

Navegar os mercados locais vem sendo uma odisseia extremamente complexa e nada indica que vai melhorar, diz a gestora de Luis Stuhlberger

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies