? [NO AR] TOUROS E UROS: ENTENDA O EFEITO DO IOF NA CAPTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA – ASSISTA AGORA

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

O resultado da saga

Mudança no Tesouro Direto melhorou retorno do Tesouro Selic, mas título ainda pode perder da poupança em algumas ocasiões

Pelos meus cálculos (e os de outras pessoas), Tesouro Selic ainda perde da poupança em situações específicas, mas já apresenta vantagem em mais cenários

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
5 de abril de 2019
12:05 - atualizado às 16:31
Imagem mostra mão inclinada no sinal de "maios ou menos"
Nas datas de aniversário de uma poupança equivalente, Tesouro Selic ainda pode apresentar retorno ligeiramente menor que caderneta. - Imagem: Shutturstock

A redução do spread entre as taxas de compra e venda do Tesouro Selic feita pelo Tesouro Nacional anunciada na quinta-feira (4) à noite foi muito bem-vinda pelos investidores. De fato, a redução da diferença entre as taxas de compra e venda do título mais conservador do Tesouro Direto de 0,04 ponto percentual para 0,01 ponto percentual melhorou o retorno do papel. Mas será que o título agora ganha da poupança em qualquer cenário?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa do Tesouro Nacional é bacana, pois representa uma vitória para o investidor. Ela vem na esteira de uma matéria que eu publiquei aqui no Seu Dinheiro, baseada em queixas de investidores, mostrando que o Tesouro Selic perdia da poupança nas respectivas datas de aniversário desta quando resgatado antecipadamente em prazos inferiores a seis meses.

Como nesses casos a alíquota de IR é a mais alta (22,5%) e o spread entre compra e venda era elevado, o título não tinha fôlego para bater a poupança quando esta completava mês cheio, apenas nas datas "quebradas".

Pior que isso: se o título fosse vendido menos de dez dias depois da compra - ao menos no caso do Tesouro Selic 2025, o único à venda atualmente - o investidor teria retorno negativo!

O Tesouro Nacional se pronunciou, justificando que o spread é necessário por questões técnicas, para manter a estabilidade da plataforma de negociação e evitar perdas ao Tesouro. Mas reconheceu o problema e disse estar buscando uma solução. Meus olhos brilharam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem à noite, divulgou uma nota com o anúncio de que o spread tinha sido cortado, de 0,04 ponto percentual, o valor máximo praticado até então, para 0,01. Assim, o Tesouro Selic 2025, que era adquirido a uma taxa de Selic mais 0,02% e vendido a uma taxa de Selic mais 0,06% passou, a partir desta sexta (05), a ser vendido por uma taxa de Selic mais 0,03%.

Leia Também

O Tesouro Nacional me enviou dois gráficos, uma espécie de antes e depois da redução do spread:

Antes

Tesouro Selic vs. poupança antes da queda do spread

Depois

Tesouro Selic vs. poupança depois da queda do spread

Repare que o retorno da poupança, por ser mensal, faz uma escadinha, enquanto o retorno do Tesouro Selic é contínuo, posto que é diário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em ambas as simulações, foi considerada uma Selic constante igual à meta atual, igual a 6,5% ao ano. No entanto, foram desconsiderados feriados, quando os títulos públicos não têm rentabilidade, para ficar o mais genérico possível.

O motivo é que, dependendo da data da compra do título, o investidor pega janelas diferentes de feriados, podendo ter retornos distintos em prazos equivalentes.

Por exemplo, um título comprado em 4 de junho de 2018 e vendido em 4 de dezembro do mesmo ano pode ter um retorno diferente de um título comprado em 10 de outubro de 2018 e vendido em 10 de abril de 2019, muito embora o prazo da aplicação seja o mesmo (seis meses).

Segundo o Tesouro Nacional, é verdade que quando o spread praticado era de 0,04 pontos percentuais, o Tesouro Selic não necessariamente era mais rentável que a poupança em todos os dias dos primeiros meses da aplicação, alternando momentos de melhor rentabilidade com momentos de pior rentabilidade, dependendo da data de resgate do investimento. Você pode verificar isso no primeiro gráfico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes da mudança do spread, o retorno do Tesouro Selic era inferior ao da poupança até duas semanas após a data de aniversário desta, passando a ganhar da caderneta nas duas últimas semanas do mês.

Os motivos para tal diferença seriam o spread, a taxa de custódia e o imposto de renda de alíquota elevada no curto prazo, conforme eu já havia apontado na minha reportagem anterior.

Após a mudança do spread, como mostra o gráfico de baixo, o retorno do Tesouro Selic ou está superior ao da caderneta, entre uma data de aniversário e outra, ou está mais ou menos igual, nas datas de aniversário, ao menos nos primeiros meses. Apenas nos primeiros três dias, o Tesouro Selic tem performance pior.

A partir do quinto mês, mais ou menos, o Tesouro Selic se torna vantajoso em todas as datas, e esta vantagem em relação à poupança passa a crescer cada vez mais até a data de vencimento do título.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o Tesouro Selic está mesmo ganhando da poupança em qualquer prazo?

A medida do Tesouro Nacional de fato trouxe melhorias. Uma delas foi bastante significativa: agora está levando bem menos tempo para o Tesouro Selic começar a dar retorno positivo. Se antes levava 10 dias para que o investidor conseguisse vender o título sem ter perdas nominais, os preços divulgados pelo Tesouro nesta sexta mostram que agora o prazo caiu para três dias. Nada mau.

Preços do Tesouro Selic 2025 na época da mudança do spread

Agora, apesar de os gráficos do Tesouro Nacional mostrarem que o Tesouro Selic está mais rentável que a poupança em qualquer prazo, parece que não é bem assim. Eu fiz umas simulações que constatam que de fato melhorou, mas que o Tesouro Selic ainda perde da poupança em certas circunstâncias bem específicas.

Outros especialistas que acompanham o tema fizeram cálculos constataram o mesmo resultado, como o Luiz Rogé, especialista em renda fixa (ele já escreveu sobre o problema dos spreads do Tesouro Direto em uma coluna especial para o Seu Dinheiro), e outros investidores atentos, como este youtuber.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiro vamos ver como ficaria daqui para frente, para alguém que comprasse um Tesouro Selic hoje, 5 de abril de 2019, investindo mil reais, para ser didática. O único título desse tipo disponível no Tesouro Direto é o que vence em 2025.

Usando a própria calculadora do programa e os dados fornecidos pelo Tesouro Direto para retorno mensal da poupança (0,3715% ao mês) e Selic diária (over) de 6,40%, eu simulei duas situações, considerando uma Selic constante: uma com a Selic igual à meta de 6,50% ao ano e outra com a Selic igual à Selic diária de 6,40% ao ano, uma vez que é a Selic diária que indexa o Tesouro Selic. As tabelas a seguir mostram quanto o investidor teria na poupança nas suas datas de aniversário contra o que ele resgataria, líquido, no Tesouro Selic:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Repare que, considerada a Selic de 6,50% ao ano, o Tesouro Selic só começa a ganhar mesmo da poupança a partir do quarto mês. No primeiro mês, perde. E no segundo e terceiro meses fica mais ou menos a mesma coisa. Só que se considerarmos a Selic over, a vantagem só começa a aparecer mesmo no quinto mês.

E para quem já tinha Tesouro Selic na carteira?

Outra questão que precisamos abordar é a do estoque. Como ficam as pessoas que já compraram Tesouro Selic antes? Considerando o Tesouro Selic 2025, que só tem histórico de preços a partir de 2019, alguém que o tivesse adquirido em 5 de fevereiro, dois meses atrás, teria, se o vendesse hoje (já como o novo spread), um retorno líquido de 0,71%, enquanto que a poupança, no mesmo prazo, rendeu 0,74%. Estou considerando aqui não a simulação do site do Tesouro Direto, mas sim os preços históricos divulgados na seção "Balanços e Estatísticas" do site do programa.

Fiz também umas simulações para uma venda que ocorresse apenas no futuro usando a calculadora do Tesouro Direto, com os mesmos critérios da simulação anterior, mas considerando 5 de fevereiro de 2019 como a data de compra. O resultado foi o seguinte:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, considerando a Selic meta, o Tesouro Selic comprado antes da mudança só começa a ganhar da poupança a partir do quinto mês. Já considerando a Selic over, o problema continua o mesmo de antes: só depois de seis meses, vencida a alíquota de 22,5%, é que o Tesouro Selic passa a ganhar da poupança. Não considerei uma aplicação de um mês porque esta teria se dado ainda com o spread antigo. Em outras palavras, para os títulos em estoque, a situação está um pouquinho pior que para os títulos comprados a partir de agora.

Conclusão e resposta do Tesouro Nacional

Comparei com estranheza os meus resultados com os gráficos do Tesouro Nacional e concluí que, dada a proximidade do retorno do Tesouro Selic com a remuneração da poupança em datas de aniversário, as duas rentabilidades aparecem no segundo gráfico como equivalentes nessas ocasiões.

Em outras palavras, por arredondamento até daria para dizer que a rentabilidade das duas aplicações é a mesma nas datas de aniversário da poupança (ao menos depois do primeiro mês), enquanto que, nas demais datas, o Tesouro Selic ganha da caderneta por ter rentabilidade diária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conversei na tarde desta sexta-feira (5) com técnicos do Tesouro Nacional que me disseram que de fato o retorno do Tesouro Selic ainda pode ficar um pouco abaixo da poupança em alguns poucos dias específicos nos primeiros meses, mas que a redução do spread de fato potencializou o retorno do Tesouro Selic no curto prazo.

Eles me explicaram, ainda, que nunca viram esses retornos eventualmente menores no curto prazo como um problema, pois a intenção não é que o Tesouro Selic renda mais que a poupança em absolutamente qualquer prazo. Mas sim que o Tesouro Direto atue como ferramenta de educação financeira que possibilita ao investidor ganhar retornos cada vez maiores à medida em que o tempo passa - o que de fato acontece e não ocorre na poupança.

"A gente nunca enxergou a rentabilidade menor nos primeiros meses como um problema. No caso de uma reserva de emergência, se o investidor não precisar resgatá-la nos três primeiros meses, por exemplo, ele vai ter chance de ganhar muito mais num prazo maior", me disse um dos técnicos.

Ainda segundo os técnicos do Tesouro, eles já estavam cientes desta questão envolvendo o spread, mas não foi possível fazer alterações antes por questões técnicas, pois havia "restrições no sistema".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vitória do investidor

Sem dúvida a mudança anunciada pelo Tesouro Nacional foi uma vitória para o investidor. De maneira geral, agora ou o Tesouro Selic ganha da poupança ou dá uma rentabilidade próxima à da caderneta, dependendo da data de aplicação e de resgate. Ou seja, agora, de fato, o investidor de Tesouro Selic não está mais perdendo deslavadamente para a poupança, o que é ótimo.

Só não dá para afirmar, genérica e categoricamente como nós jornalistas e educadores financeiros gostamos de fazer, que "dá para trocar poupança por Tesouro Selic de olhos fechados porque sempre rende mais". Às vezes bem que a gente gostaria de uma receita de bolo, uma regra de bolso, mas não é bem assim.

Daqui para frente, você pode até manter a sua reserva de emergência no Tesouro Selic, desde que esteja disposto a ganhar mais ou menos o mesmo que a poupança (ou um pouquinho menos, como as contas mostram) em certos prazos específicos. Para quem está de olho na segurança de um título com garantia do governo e a facilidade de aplicar por conta própria no Tesouro Direto, é uma possibilidade.

Mas você também pode optar por fatiar a sua reserva de emergência. Deixar uma parte pequena na poupança, outra em fundo de renda fixa conservadora ou CDB com liquidez diária e outra em Tesouro Selic para prazos maiores, por exemplo. Ou então deixar tudo num fundo longo, se você não estiver muito "a fim de pensar".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora ao questionamento: será que a próxima etapa não deveria ser dar um novo corte na taxa de custódia do Tesouro Direto? Perguntados sobre isso, os técnicos do Tesouro disseram que sempre estão monitorando essa possibilidade e debatendo essa questão com a B3, responsável pela custódia do Tesouro Direto. Segundo eles, há sempre uma busca pelo equilíbrio, considerando todos os custos que a B3 tem pelo serviço, mas que a partir do momento em que o programa cresce, a probabilidade de ter um ajuste aumenta.

*A matéria foi atualizada após conversa da repórter com representantes do Tesouro Nacional na sexta-feira (5) por volta de 15h30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAI CONTINUAR APERTADO

Ata do Copom: BC diz que manutenção da Selic em nível ‘contracionista por período bastante prolongado’ é a estratégia correta

16 de dezembro de 2025 - 9:45

Os membros do comitê concluíram que “a estratégia em curso, de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado, é adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”

MÁQUINA AZEITADA

Lotofácil abre semana com um novo milionário; Mega-Sena corre hoje valendo R$ 52 milhões, mas pode ser superada pela Timemania

16 de dezembro de 2025 - 6:56

Ganhador ou ganhadora do concurso 3563 da Lotofácil efetuou sua aposta por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal

CAI HOJE

Bolsa família de dezembro é pago hoje para NIS final 5

16 de dezembro de 2025 - 5:39

O programa segue o calendário escalonado e é feito conforme o final do NIS; depósito é realizado automaticamente em contas da Caixa

E NÃO É BC

Essa cidade brasileira tem mais apartamentos do que casas, fica no litoral e está entre as mais desenvolvidas

15 de dezembro de 2025 - 15:44

Dados do Censo 2022 mostram que mais de 60% da população de Santos vive em apartamentos, em um município que também se destaca em indicadores de desenvolvimento

CAI ANTES

Segunda parcela do décimo terceiro (13°) está chegando; veja até quando o valor deve cair na conta

15 de dezembro de 2025 - 11:06

Pagamento será antecipado porque o dia 20 cai em um sábado; é nessa etapa que entram os descontos de INSS e Imposto de Renda

ANOTE NO CALENDÁRIO:

Payroll, ata do Copom, IBC-BR e decisão de juros no Reino Unido, Zona do Euro e Japão dominam a agenda econômica na reta final de 2025

15 de dezembro de 2025 - 7:04

Os investidores ainda acompanham a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), a divulgação do IGP-10 e falas de dirigentes do Federal Reserve nos próximos dias

CAIXA PAGA HOJE

Bolsa Família libera pagamento para NIS final 4 nesta segunda-feira (15); veja calendário

15 de dezembro de 2025 - 5:32

NIS final 4 recebe hoje a parcela antecipada; programa movimenta R$ 12,74 bilhões em dezembro

SOB PRESSÃO

Governo sobe o tom com a Enel e afirma que não vai tolerar falhas reiteradas e prolongadas

14 de dezembro de 2025 - 16:30

A pasta afirmou que, desde 2023, vem alertando formalmente a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre problemas recorrentes na atuação da empresa

ENTRE OS TUBARÕES

Ele vendeu a empresa por US$ 1 bilhão para a Amazon e tem um conselho para quem quer empreender

14 de dezembro de 2025 - 14:35

Em abril deste ano, ele retornou à Amazon como vice-presidente de Produto da empresa que fundou

O PESO DO IMPOSTO

Carga tributária do Brasil atinge o maior patamar em mais de 20 anos em 2024, segundo a Receita Federal

14 de dezembro de 2025 - 12:33

De acordo com o levantamento, os tributos atingiram 32,2% do Produto Interno Bruto, com alta de 1,98 ponto percentual em relação a 2023

LOTERIAS DO SÁBADO

Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 52 milhões, mas outra loteria rouba a cena

14 de dezembro de 2025 - 10:05

A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na categoria principal, porém não fez nenhum novo milionário

A SEMANA DA BOLSA

São Martinho (SMTO3) lidera os ganhos do Ibovespa, e Vamos (VAMO3) fica na lanterna; confira o sobe e desce das ações

13 de dezembro de 2025 - 17:47

O principal índice da B3 acumulou valorização de 2,16% nos últimos cinco pregões, se recuperando das perdas da semana anterior

QUEM VAI LEVAR O ESTÚDIO?

Por que os shoppings brasileiros devem se preocupar com a disputa entre Netflix e Paramount pela Warner

13 de dezembro de 2025 - 14:25

Representantes das redes brasileiras de cinema chegaram a criticar a venda da Warner para gigantes do streaming

APAGÃO APÓS VENDAVAL

Enel tem até 12 horas para restabelecer energia em SP, e Ricardo Nunes pede ajuda ao presidente Lula

13 de dezembro de 2025 - 12:27

Em caso de não cumprimento da decisão, a empresa será penalizada com uma multa de R$ 200 mil por hora

SOB INVESTIGAÇÃO

Daniel Vorcaro na CPI do INSS: Toffoli impede colegiado de acessar dados bancários e fiscais do dono do Banco Master

13 de dezembro de 2025 - 11:23

A CPI do INSS havia aprovado a quebra de sigilos e a convocação de Vorcaro para esclarecer a atuação do Banco Master com produtos financeiros

LOTERIAS

Mega-Sena sorteia R$ 44 milhões hoje, e Lotofácil 3561 faz um novo milionário; confira as loterias deste fim de semana

13 de dezembro de 2025 - 9:33

Embora a Mega-Sena seja o carro-chefe das loterias da Caixa, um outro sorteio rouba a cena hoje

QUALIDADE DE VIDA

Cidade que fica a apenas 103km de São Paulo é uma das melhores do Brasil para morar

12 de dezembro de 2025 - 12:20

A 103 km da capital paulista, Indaiatuba se destaca no Índice de Progresso Social por segurança, infraestrutura, serviços públicos e qualidade de vida acima da média

CORRIDA MILIONÁRIA

Mega-Sena 2951 vai a R$ 44 milhões, mas Timemania assume a liderança com R$ 65 milhões; Lotofácil garante sete novos milionários

12 de dezembro de 2025 - 10:21

Mega-Sena e Timemania concentram as maiores boladas da semana, em meio a um cenário de acúmulos que atinge Quina, Lotomania, Dupla Sena, Dia de Sorte, Super Sete e +Milionária  

NIS FINAL 3

Bolsa Família mantém calendário adiantado e paga parcela de dezembro para NIS final 3 nesta sexta (12)

12 de dezembro de 2025 - 5:43

Com liberação antes do Natal, beneficiários com NIS terminado em 3 recebem nesta sexta; valor médio segue em R$ 691,37 com reforço dos adicionais

ANO NOVO, TAXA NOVA

Bruno Serra, da Itaú Asset, diz que Selic cai em janeiro e conta o que precisa acontecer para os juros chegarem a um dígito

11 de dezembro de 2025 - 19:50

O cenário traçado pelo time do Itaú Janeiro prevê um corte inicial de 25 pontos-base (pb), seguido por reduções mais agressivas — de 75 pb ou mais — a partir de março

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar