Menu
2019-06-26T14:19:20-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
maratona

Debates na Comissão da reforma da Previdência entram no quarto dia

Ontem o relator confirmou que apresentará complementação de voto ao final da discussão, antes de começar o processo de votação, mas antecipou que não fará “alterações estruturais” no texto

26 de junho de 2019
13:50 - atualizado às 14:19
Câmara
Reunião Ordinária para discussão e votação do parecer do relator, dep. Samuel Moreira (PSDB/SP) - Imagem: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

Os deputados discutem pelo quarto dia o parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), na Comissão Especial da reforma da Previdência nesta quarta-feira, 26.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) foi o primeiro a falar, criticando a proposta. Para ele, o parecer apesar de ter excluído o BCP, a aposentadoria rural e o sistema de capitalização, dificulta a aposentadoria de milhões de brasileiros ao aumentar o tempo de contribuição de 15 para 20 anos. “O relatório mantém as injustiças em relação aos mais pobres”, afirmou.

Em seguida, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) disse que é preciso "um Estado menor e um Brasil maior.” O parlamentar lamentou que os governos estaduais e municipais tenham ficado fora da reforma, mas disse que não vê possibilidade de os incluir no texto neste momento.

Ontem o relator confirmou que apresentará complementação de voto ao final da discussão, antes de começar o processo de votação, mas antecipou que não fará “alterações estruturais” no texto. Ainda há mais de 40 deputados inscritos para falar a favor e contra a proposta. Depois disso, o relator deve apresentar seu voto complementar e a votação pode ser iniciada. A oposição, no entanto, deve obstruir a votação.

E na semana que vem?

A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-PR), afirmou nesta quarta-feira que, se a votação do relatório da reforma da Previdência na Comissão Especial ficar para a próxima segunda-feira, 1º de julho, isso não estragará o cronograma previsto para a tramitação da proposta.

Já o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse em entrevista à Rádio Gaúcha esperar que a comissão especial vote o texto na próxima semana e que então a proposta vá "imediatamente" ao plenário da Câmara dos Deputados.

Para o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a reforma nas regras de aposentadoria apresentada pelo governo deve ser analisada pela Câmara antes do recesso de julho.

*Com Agência Câmara e Estadão Conteúdo 

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Ninguém escapa

Cenário turbulento afeta até mesmo os IPOs da saúde, um dos setores preferidos dos investidores

Empresas com ofertas ambiciosas tiveram de reduzir suas estimativas de preços ou adiar datas para seguir com as operações

Disparada

No embalo do recorde do bitcoin, ações da Coinbase disparam mais de 70% na estreia na Nasdaq

O CEO da empresa, Brian Armstrong, comentou mais cedo sobre a abertura de capital da Coinbase ao portal CNBC

Fura-teto?

Criticado, governo vai rever PEC que livra obras do teto

O texto não caiu bem entre economistas, parlamentares e membros do próprio governo federal

Relembre a história

Crime e castigo: Bernie Madoff, responsável pela maior pirâmide financeira da história, morre na cadeia

Condenado a 150 anos de prisão, financista que fraudou US$ 20 bilhões e enganou milhares de investidores morreu em desgraça aos 82 anos. Conheça sua história e relembre seus crimes.

Atividade em queda

Indicador da FGV mostra contração da economia em março com agravamento da pandemia

A queda nas expectativas dos consumidores foi um dos destaques negativos entre os componentes do indicador

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies