Menu
2019-05-22T09:34:37-03:00
expectativa

Consumidores esperam inflação de 5,4% em 12 meses a partir de maio, diz FGV

Fundação diz que, considerando-se o diferencial histórico entre as previsões dos consumidores e da inflação medida pelo IPCA, por exemplo, os números ainda compatíveis com uma inflação oficial na meta

22 de maio de 2019
9:34
mercado / inflação
Imagem: Shutterstock

A mediana da inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses ficou em 5,4% em maio, ante 5,3% em abril, informou nesta quarta-feira, 22, a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores de maio 2019.

"O aumento da expectativa de inflação para os próximos meses se origina em parte na percepção do aumento conjuntural de preços, mas também na queda da confiança, influenciada pelo forte aumento da incerteza econômica. Apesar disso, considerando-se o diferencial histórico entre as previsões dos consumidores e da inflação medida pelo IPCA, por exemplo, os números ainda são bastante moderados, compatíveis com uma inflação oficial na meta", afirmou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor, da FGV/IBRE, em nota oficial.

Na distribuição por faixas de inflação, 68,4% dos consumidores projetaram uma taxa de inflação acima da meta oficial do governo de 4,25% em 2019, acima da parcela anterior de 60,1%.

Já a expectativa de consumidores indicando inflação abaixo do limite inferior da meta, de 2,75%, caiu 1,1 ponto porcentual, para 2,9% em maio, a menor parcela desde janeiro.

Houve aumento da expectativa de inflação entre os consumidores de quatro das cinco faixas de renda no mês de maio pesquisados pela FGV. As famílias com renda mensal mais baixa, de até R$ 2.1000,01, foi a única que manteve a mesma expectativa de inflação de abril.

O Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores é obtido com base em informações da Sondagem do Consumidor, que ouve mensalmente mais de 2,1 mil brasileiros em sete das principais capitais do País. Aproximadamente 75% dos entrevistados respondem aos quesitos relacionados às expectativas de inflação.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Presidente da Câmara

Maia defende fim das taxas de juros de cheque especial e de cartão de crédito

“São dois produtos que distorcem o sistema financeiro brasileiro”, destacou o deputado

ministro da economia

Após diagnóstico positivo de covid-19 em Bolsonaro, Guedes também fará teste

Guedes esteve com Bolsonaro ao menos sete vezes nos últimos 14 dias, período máximo de incubação do novo coronavírus até que o paciente comece a apresentar os sintomas

votação pode ser adiada

Senado vai realizar sessão presencial em agosto

Atividades presenciais do plenário do Senado e das comissões permanentes da Casa foram suspensas em março

retomada em breve?

Mercado de trabalho parou de piorar; melhora depende do ritmo da recuperação, diz FGV

Forte alta no Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), de 14 pontos na passagem de maio para abril, aponta mais para uma “redução no pessimismo”, segundo especialista da instituição

balanço

Diesel e gasolina fecham semestre em queda, diz Ministério de Minas e Energia

Segundo o MME, o fator de utilização das refinarias da Petrobras também foi reduzido no final do primeiro semestre

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements