Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-07-29T12:46:00-03:00
Rafaella Bertolini
Índice geral de preços

Inflação IGP-M avança 0,78% em julho e acumula alta de 33,83% em 12 meses

O resultado é influenciado principalmente pelos efeitos sazonais, exportações e alta no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA)

29 de julho de 2021
8:14 - atualizado às 12:46
IGP-M (1)
Imagem: Shutterstock

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ficou 0,78% em julho ante 0,60% no mês anterior, informou nesta quinta-feira, 29, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Embora acelerado, o IGP-M veio abaixo da projeção do mercado que era de 0,90% para o Índice.

O resultado é influenciado principalmente pela alta no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que subiu 0,71% no mês de julho.

Efeitos sazonais, exportações e a alta acumulada nos preços das rações orientaram a aceleração do índice ao produtor, que nesta apuração, contou com a destacada influência de três itens: minério de ferro, adubos ou fertilizantes e leite in natura", apontou o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz.

Com o resultado o IGP-M acumula alta 15,98% no ano, e de 33,83% nos últimos 12 meses. Em julho do ano passado, aumento havia sido de 2,23%, enquanto o acumulado em 12 meses era de 9,27%.

  • Conheça os Fundos Imobiliários com até 40% de desconto:

O que pensam os analistas

De acordo com relatório do Banco Fibra a principal contribuição para o avanço dos preços ao produtor amplo (IPA), que saltou de 0,42% para 0,71% na comparação mensal, veio do componente industrial impulsionado pelo minério de ferro.

Já o IPA agrícola teve deflação maior neste mês (de -0,90% para -1,33%) devido a queda nos preços da soja e do milho.

Os preços ao consumidor (IPC), que subiram de 0,57% para 0,83%, foram puxados principalmente pelo grupo de alimentação e habitação, com destaque para tarifa elétrica e o GLP.

 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

seu dinheiro na sua noite

Uma tarde de soluços nos mercados

O preço dos combustíveis, um dos grandes vilões da elevada inflação brasileira, não dá sinais de enfraquecimento. Muito pelo contrário: a passagem do furacão Ida pelo Golfo do México deve seguir impactando a oferta de petróleo por mais alguns meses, o que traz reflexos diretos ao preço da commodity. O Brent fechou em alta pela […]

menos méliuz

Méliuz (CASH3): Truxt reduz participação na companhia

Negociações têm por objetivo investimento e não visam alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa

atenção acionista

Dividendos: Multiplan (MULT3) paga R$ 270 milhões em juros sobre capital próprio

Empresa vai considerar os acionistas inscritos nos registros da companhia no dia 28 de dezembro, dado que as ações de emissão da companhia passaram a ser negociadas “ex juros” a partir de 29 de dezembro

FECHAMENTO DO DIA

Petrobras dá susto, mas commodities garantem o avanço do Ibovespa; dólar sobe a R$ 5,37

A convovação de uma coletiva de última hora assustou os investidores, mas o Ibovespa retomou o ritmo de alta após a estatal confirmar que não irá mexr nos preços.

acesso bloqueado

Vale (VALE3) faz operação para resgatar 39 funcionários presos em mina no Canadá

De acordo com a empresa, na tarde de domingo (26), uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft e, com isso, impedindo o meio de transporte dos empregados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies