O desempenho do Ibovespa é acompanhado de perto por quem investe em ações no Brasil, mas nossa bolsa de valores conta com diversos índices, que permitem ao investidor ficar de olho em diferentes aspectos do mercado de renda variável.
Quer saber como estão se saindo as ações de empresas de menor porte? Tem índice para isso. Ou então as ações de construtoras? Tem índice para isso também. Quer saber se as ações das companhias mais sustentáveis têm se valorizado? Sim, também temos um índice assim. No vídeo a seguir você vai saber mais sobre os índices da B3 para além do Ibovespa e para que eles são usados:
Leia a transcrição do texto do vídeo sobre os índices da bolsa brasileira
Quando a gente fala que a bolsa subiu ou caiu, a gente está se referindo ao desempenho do seu principal índice, que no caso do B3 é o Ibovespa. Mas você sabia que a bolsa brasileira tem mais de 20 índices? Nesse vídeo eu vou falar um pouquinho sobre esses parentes menos conhecidos do Ibovespa.
Os índices de mercado representam carteiras de ativos que atendem a certos critérios técnicos. Eles servem como indicadores de desempenho de determinados segmentos do mercado e funcionam como referências para os investidores. Eles também são usados como parâmetros - também chamados de benchmarks - pelos gestores de fundos de investimento, que procuram seguir ou superar esses indicadores.
Existe inclusive um tipo de fundo, chamado ETF, cuja função é justamente replicar o desempenho do seu índice de referência. Esses fundos de índice têm cotas negociadas em bolsa e taxas de administração bem baixas, e quem investe neles está, de certa forma, comprando um índice de mercado.
O principal índice da bolsa de valores brasileira é o Ibovespa, que representa uma carteira teórica das ações mais negociadas e representativas do nosso mercado. Mas a B3 conta com mais três índices amplos como o Ibovespa. Os mais importantes são o IBrX 50, com 50 ações, e o IBrX 100, com cem ações.
Também existem índices setoriais, que reúnem somente papéis de empresas de um determinado setor, como o de consumo, o financeiro, o de imóveis, o industrial e o de energia elétrica. Outros três que são bem conhecidos e importantes são o Índice de Dividendos, que reúne empresas boas pagadoras de proventos; o Índice Small Caps, que reúne empresas de baixo valor de mercado; e o IFIX, o índice de fundos imobiliários, do qual eu já falei nesse outro vídeo.
Finalmente, existem os índices que reúnem empresas que atendem a critérios de governança e sustentabilidade, como o índice de governança corporativa e o índice de sustentabilidade empresarial.
Gostou do vídeo? Então não se esquece de se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube e clicar no sininho pra receber as notificações. E pode deixar dúvidas e sugestões pra outros vídeos nos comentários.