Menu
2019-06-07T18:54:13-03:00
Lista VIP da bolsa

B3 confirma entrada da Azul e da IRB na carteira do Ibovespa

No período de maio a agosto, o principal índice da bolsa brasileira vai contar com 66 ativos de 63 empresas

2 de maio de 2019
15:28 - atualizado às 18:54
Bolsa de valores de São Paulo
Bolsa de valores de São Paulo - Imagem: Shutterstock

Agora é oficial! A B3 confirmou nesta quinta-feira, 2, a inclusão de mais duas ações na carteira do Ibovespa, que vai vigorar do dia 6 de maio ao dia 30 de agosto de 2019. Preferenciais da Azul (AZUL4) e ordinárias da IRB (IRBR3) entram no jogo e passam para a "lista VIP" da bolsa brasileira.

Os dois ativos já vinham sendo cotados para compor o índice desde a primeira prévia da carteira, divulgado no começo de abril. Na contramão deles estão os papéis ordinários da Log (LOGG3), que deixam a carteira no próximo período.

O saldo final de toda essa movimentação é que o principal índice da Bolsa agora vai contar com 66 ações de 63 empresas.

Os peso-pesado

Como já era esperado, o Top 5 das ações de maior peso no Ibovespa se manteve para o próximo período. Itaú (ITUB4), Vale (VALE3), Bradesco (BBDC4) e Petrobras (PETR4 e PETR3) seguem classificadas como gigantes e, juntas, são responsáveis por quase 42% do índice. Confira a lista completa de como fica o índice a partir da próxima segunda-feira.

Critérios rígidos

Não é à toa que muita gente no mercado chama o Ibovespa de "lista VIP" da Bolsa. Para definir os papéis que entram e saem do índice, a B3 segue uma espécie de manual de procedimentos, que sofreu uma grande modificação em 2014 e foi atualizado recentemente.

Nesse processo, a B3 divulga três prévias das novas composições dos índices. A 1ª sai no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor. Já a 2ª prévia é divulgada no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira atual. Por fim, a 3ª prévia é publicada no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

Para tirar todas as dúvidas, eu preparei para você esta matéria que explica o passo a passo sobre como uma ação entra ou sai do Ibovespa.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

dinheiro estrangeiro

Sem reformas, fim da pandemia pode não trazer investimentos

Desde 2015, a participação de estrangeiros nos títulos de dívida pública caiu de 20,8% para 9%; quadro fiscal piorou com a pandemia

coronavírus

Doria anuncia que São Paulo receberá 5 milhões de doses de CoronaVac

Segundo o governador de São Paulo, previsão é de que haja 46 milhões de doses até dezembro

o app dos jovens

TikTok banido dos EUA? Entenda a polêmica em torno do aplicativo

Trump prometeu tirar o aplicativo chinês do país neste domingo, mas medida não deve ser colocada em prática; entenda as razões por trás da ofensiva americana

entrevista

‘Não se pode esperar para cortar privilégio’, diz ex-secretário do Ministério da Economia

Paulo Uebel defende que o Congresso aprove uma regra de transição na proposta da reforma administrativa para incluir o fim dos privilégios que grupo de servidores atuais ainda goza

Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes)

100 dias entre o fundo e topo do mercado

Até aqui, 2020 foi o ano de Amyr Klink, em que aqueles que souberam capotar (entre janeiro e o final de março), passaram pela tempestade sem afundar de vez em mar aberto

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements