Menu
2019-06-07T18:54:13-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Lista VIP da bolsa

B3 confirma entrada da Azul e da IRB na carteira do Ibovespa

No período de maio a agosto, o principal índice da bolsa brasileira vai contar com 66 ativos de 63 empresas

2 de maio de 2019
15:28 - atualizado às 18:54
Bolsa de valores de São Paulo
Bolsa de valores de São Paulo - Imagem: Shutterstock

Agora é oficial! A B3 confirmou nesta quinta-feira, 2, a inclusão de mais duas ações na carteira do Ibovespa, que vai vigorar do dia 6 de maio ao dia 30 de agosto de 2019. Preferenciais da Azul (AZUL4) e ordinárias da IRB (IRBR3) entram no jogo e passam para a "lista VIP" da bolsa brasileira.

Os dois ativos já vinham sendo cotados para compor o índice desde a primeira prévia da carteira, divulgado no começo de abril. Na contramão deles estão os papéis ordinários da Log (LOGG3), que deixam a carteira no próximo período.

O saldo final de toda essa movimentação é que o principal índice da Bolsa agora vai contar com 66 ações de 63 empresas.

Os peso-pesado

Como já era esperado, o Top 5 das ações de maior peso no Ibovespa se manteve para o próximo período. Itaú (ITUB4), Vale (VALE3), Bradesco (BBDC4) e Petrobras (PETR4 e PETR3) seguem classificadas como gigantes e, juntas, são responsáveis por quase 42% do índice. Confira a lista completa de como fica o índice a partir da próxima segunda-feira.

Critérios rígidos

Não é à toa que muita gente no mercado chama o Ibovespa de "lista VIP" da Bolsa. Para definir os papéis que entram e saem do índice, a B3 segue uma espécie de manual de procedimentos, que sofreu uma grande modificação em 2014 e foi atualizado recentemente.

Nesse processo, a B3 divulga três prévias das novas composições dos índices. A 1ª sai no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor. Já a 2ª prévia é divulgada no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira atual. Por fim, a 3ª prévia é publicada no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

Para tirar todas as dúvidas, eu preparei para você esta matéria que explica o passo a passo sobre como uma ação entra ou sai do Ibovespa.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Entrevista

‘Desemprego alto e déficit público nos deixam cautelosos’, diz presidente da Whirlpool

CEO da fabricante das marcas Consul e Brastemp diz estar cauteloso para investir em produção e em relação à sustentabilidade da demanda, por conta de desemprego e da situação fiscal

Mercadores da noite

Bolsa, dólar e juros subindo: qual dos três está mentindo?

Quando a Bolsa, o dólar e as taxas de juros estão subindo ao mesmo tempo, um dos três está mentindo – qual deles será e o que fazer?

Infraestrutura

Novo marco legal para ferrovias vai a votação no Senado na próxima semana

Legislação promete organizar regras do setor e permitir novos formatos para a atração de investimentos privados

Telecomunicações

Operadoras cobram transparência do governo na definição da tecnologia 5G

Teles se dizem preocupadas com as “incertezas” relativas ao processo, depois de governo sinalizar banimento da chinesa Huawei

Recorde

Estrangeiros põem R$ 30 bilhões na bolsa brasileira em novembro

Trata-se de recorde de entrada de recursos estrangeiros em um mês, impulsionado pela migração de recursos para bolsas emergentes; movimento por aqui, porém, pode ser passageiro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies