Menu
2019-06-07T18:54:13-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Lista VIP da bolsa

B3 confirma entrada da Azul e da IRB na carteira do Ibovespa

No período de maio a agosto, o principal índice da bolsa brasileira vai contar com 66 ativos de 63 empresas

2 de maio de 2019
15:28 - atualizado às 18:54
Bolsa de valores de São Paulo
Bolsa de valores de São Paulo - Imagem: Shutterstock

Agora é oficial! A B3 confirmou nesta quinta-feira, 2, a inclusão de mais duas ações na carteira do Ibovespa, que vai vigorar do dia 6 de maio ao dia 30 de agosto de 2019. Preferenciais da Azul (AZUL4) e ordinárias da IRB (IRBR3) entram no jogo e passam para a "lista VIP" da bolsa brasileira.

Os dois ativos já vinham sendo cotados para compor o índice desde a primeira prévia da carteira, divulgado no começo de abril. Na contramão deles estão os papéis ordinários da Log (LOGG3), que deixam a carteira no próximo período.

O saldo final de toda essa movimentação é que o principal índice da Bolsa agora vai contar com 66 ações de 63 empresas.

Os peso-pesado

Como já era esperado, o Top 5 das ações de maior peso no Ibovespa se manteve para o próximo período. Itaú (ITUB4), Vale (VALE3), Bradesco (BBDC4) e Petrobras (PETR4 e PETR3) seguem classificadas como gigantes e, juntas, são responsáveis por quase 42% do índice. Confira a lista completa de como fica o índice a partir da próxima segunda-feira.

Critérios rígidos

Não é à toa que muita gente no mercado chama o Ibovespa de "lista VIP" da Bolsa. Para definir os papéis que entram e saem do índice, a B3 segue uma espécie de manual de procedimentos, que sofreu uma grande modificação em 2014 e foi atualizado recentemente.

Nesse processo, a B3 divulga três prévias das novas composições dos índices. A 1ª sai no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor. Já a 2ª prévia é divulgada no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira atual. Por fim, a 3ª prévia é publicada no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

Para tirar todas as dúvidas, eu preparei para você esta matéria que explica o passo a passo sobre como uma ação entra ou sai do Ibovespa.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Esquenta dos Mercados

Com Orçamento aprovado, Ibovespa deve focar na temporada de balanços e aumento de impostos nos EUA

Além disso, o dia de hoje deve ser marcado pela repercussão do aumento de impostos de Joe Biden

DINHEIRO NO BOLSO

Neoenergia e Sanepar divulgam condições para pagamento de JCP

Ambas aprovaram pagamentos do provento no ano passado e marcaram para distribuir os valores a partir deste mês

em cima do laço

No limite do prazo, Bolsonaro sanciona Orçamento de 2021 com veto parcial

Até a sanção, governo vinha executando apenas as ações e programas considerados obrigatórios ou inadiáveis

SEXTOU COM O RUY

Quem realmente ganha dinheiro com as operações de day trade na bolsa

Se você realmente tiver interesse em viver de day trade, vai fundo. Eu apenas gostaria de lembrar que a tarefa é muito mais difícil (muito mesmo) do que as corretoras fazem parecer

IR 2021

Como a Receita calcula o imposto de renda devido e o valor das restituições

Jeito de calcular o imposto de renda devido e a eventual restituição varia de acordo com o modelo escolhido de declaração, se completo ou simplificado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies