Menu
2019-12-30T20:15:24-03:00
Bruna Furlani
Bruna Furlani
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.
NOVO MERCADO

Acionistas do GPA, dona do Pão de Açúcar, aprovam migração para Novo Mercado e conversão de ações PN em ON

Ao converter para ações ordinárias, a empresa acaba com
a diferenciação entre os acionistas e permite que todos tenham direito ao voto

30 de dezembro de 2019
20:15
Sede do Grupo Pão de Açúcar
Imagem: Divulgação

O GPA, dona do Pão de Açúcar (PCAR4) aprovou hoje (30) em assembleia geral extraordinária (AGE) a migração para o Novo Mercado - segmento com maiores exigências em torno da governança corporativa e que permite que as companhias tenham apenas ações ordinárias e que garantem direito ao voto.

Por conta disso, a assembleia de acionistas também autorizou a conversão de ações preferenciais (PN) em ordinárias (ON) na proporção de uma ação ordinária para cada uma ação preferencial. Isso acaba com a diferenciação entre os acionistas, algo que ocorre entre as empresas que também têm papeis preferenciais (PN) e que não dão direito a voto em assembleia.

Outra exigência do Novo Mercado é o "tag along". Na prática, significa que, caso a empresa seja vendida, os minoritários devem receber pelas suas ações o mesmo valor pago ao acionista controlador.

Em fato relevante, o grupo informou que 99,94% dos detentores de ações ON e 53,72% dos titulares de ações PN votaram a favor da conversão.

Os detentores de ações preferenciais terão direito de recesso, e caso optem pelo reembolso, o valor a ser pago será de R$ 41,54 por ação. O prazo para essa opção é de 30 dias da publicação da ata da assembleia especial dos titulares de ações PN, que está prevista para a próxima sexta-feira (3).

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

efeito pandemia

Crise longe do fim? 6 pontos para entender o PIB do terceiro trimestre

Economia cresceu 7,7% no período, segundo o IBGE, abaixo do esperado pelo mercado financeiro – que ignora o resultado no pregão desta quinta

mercados hoje

Ibovespa sobe após PIB e dólar cai mais de 1%, com estímulos e seguro-desemprego nos EUA

Investidores reagem à agenda econômica cheia aqui e lá fora; juros curtos operam em leve queda

Exile on Wall Street

A vitória da indecência sobre a paciência

Se quiser ficar rico comprando ações, terá que necessariamente comprar problemas, principalmente no Brasil

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quinta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

10 notícias para começar o dia bem informado

Sem delongas: saiu a lista da Ação do Mês de dezembro! Como é tradição aqui no Seu Dinheiro, quando vira o mês a repórter Jasmine Olga consulta uma dezena de corretoras para saber quais são os três papéis preferidos das suas carteiras recomendadas. A partir dessa lista tríplice, a Jas faz um cruzamento de dados e monta […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies