O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está se preparando para lançar uma investigação antitruste sobre a Alphabet, a gigante controladora do Google, segundo o The Wall Street Journal.
O movimento pode representar uma nova camada de escrutínio regulatório para a gigante tecnológica —e potencialmente para outras empresas representativas do setor no mundo.
Vale lembrar que o Google já foi alvo de multas bilionárias na União Europeia. O Facebook enfrenta acusações relacionadas à influência da Rússia na eleição de Donald Trump, além de questões relacionadas à publicidade.
Mas, quando falamos especificamente sobre antitruste, estamos nos referindo a garantia de livre concorrência empresarial. Afirmar que uma empresa sofre investigação antitruste significa que ela pode basicamente ter recorrido a práticas desleais de mercado.
Se essa investigação se concretizar, não será a primeira vez que o Google se tornará suspeito de tais práticas. Em 2013, a Comissão Federal de Comércio (que divide autoridade antitruste com o departamento) fechou uma investigação antitruste sobre a empresa sem tomar grandes providências.
*Com Estadão Conteúdo