Menu
2019-01-22T19:03:15-02:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Novela coreana

GWI aumenta participação na Gafisa para mais de 50% e pode fazer oferta para fechar capital da empresa

Oferta pelas ações dos minoritários está prevista no estatuto da incorporadora, mas não está claro se a gestora do coreano Mu Hak You terá de cumprir o requisito. De todo modo, os analistas do Credit Suisse não veem muito potencial para os papéis da Gafisa mesmo com a oferta

22 de janeiro de 2019
15:32 - atualizado às 19:03
Gafisa
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Depois de assumir a gestão da incorporadora Gafisa em setembro, a gestora GWI, do coreano Mu Hak You, aumentou a participação no capital da empresa para 50,17% das ações.

Com isso, a GWI pode ser obrigada a fazer uma oferta pelas ações dos minoritários na bolsa.

Em comunicado divulgado hoje, a Gafisa informou que a gestora "tomará todas as providencias previstas no Estatuto Social" depois de ter alcançado mais da metade das ações, mas não deu detalhes. Procurada, a companhia não comentou o assunto.

O estatuto da incorporadora estabelece que qualquer acionista que atingir mais de 50% do capital terá de realizar uma oferta pública de aquisição (OPA) das ações dos demais acionistas. O documento também determina um prazo de até 45 dias para a publicação do edital da oferta.

Mas o estatuto também traz uma exceção, quando o aumento da participação acontece de forma involuntária. Por exemplo, no caso de a empresa ter cancelado ações em tesouraria.

Em dezembro, a GWI tinha 49% do capital da Gafisa e a empresa promoveu o cancelamento de ações recentemente.

Caso a gestora venha a fazer a oferta, o preço por ação deverá corresponder, no mínimo, ao valor justo, apurado em um laudo de avaliação.

E agora?

As ações da Gafisa praticamente não reagiram ao anúncio de hoje e eram negociadas em queda de 1,74% no começo da tarde, a R$ 15,29.

Para os analistas do Credit Suisse, provavelmente a GWI terá de fazer uma oferta pelas ações, o que é positivo para os minoritários. Mas não por algum potencial de ganho para os papéis na bolsa.

Isso porque as ações da Gafisa são hoje negociadas abaixo do valor patrimonial e o balanço do quarto trimestre, que ainda não foi divulgado, costuma concentrar as maiores baixas (impairment) e provisões.

"Achamos difícil que uma avaliação independente mostre um valor significativamente maior que o atual preço da ação", escrevem os analistas do Credit, em relatório a clientes.

Ainda assim, diante do potencial de desvalorização, os analistas consideram que uma oferta pelas ações nos preços atuais pode ser uma boa.

O preço-alvo do banco suíço para as ações da Gafisa é de R$ 8,60, ou 44% abaixo das cotações atuais na bolsa.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

12 notícias para começar o dia bem informado

Dei um pulinho em Curitiba no fim de semana para passar o Dia dos Pais com o seu Gazzoni. No almoço, comentamos sobre o aeroporto vazio e a quantidade de lojas fechadas. Então, a minha tia perguntou: “Marina, por que a bolsa está subindo se estamos em crise?”. O descompasso entre PIB e bolsa sempre […]

controvérsia

Rússia anuncia vacina contra covid-19, mas decisão é questionada por especialistas

País espera poder iniciar a aplicação em massa, mesmo que estejam ocorrendo ainda testes clínicos para comprovar a segurança da vacina

tarifas e justiça

Trump ameaça retaliar Brasil por causa do etanol

Atualmente, há isenção para importação de até 750 milhões de litros de etanol dos EUA por ano, mas a partir daí a tarifa é de 20%

em reunião do corte

Em ata, Copom indica cautela na análise de novos cortes de juros

Documento mostra que o BC monitora risco da elevada ociosidade da economia produzir inflação abaixo da esperada, ao mesmo tempo que se preocupa com trajetória fiscal

investimento

Bradesco cria ‘ranking ambiental’ de empresas

Ao longo deste semestre, a gestora está se estruturando para fazer a classificação das empresas, que receberão notas de zero a 100

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements