Menu
2019-06-07T13:20:14-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Siga o dinheiro

Fundos de ações reduzem alocação em renda fixa. Sim, é isso mesmo

Economatica mostra que do fim de 2015 até abril deste ano, percentual de recursos em renda fixa caiu de 17% para 8,4%. Entre gestores, Verde Asset tem maior alocação e fundos da BRAM a menor

7 de junho de 2019
13:20
Bull-Bovespa touro
Imagem: Andrei Morais / Montagem/Shutterstock

O título pode parecer paradoxal, mas na classificação geral dos fundos de investimento, um fundo de ação é aquele que tem 67% de sua carteira em ativos relacionados a ações, podendo alocar o restante no que achar mais interessante. O que o levantamento da Economatica nos conta é que os fundos de ações estariam adotando uma postura mais agressiva ao abandonar posições em renda fixa, que podem ser vistas como mais defensivas.

Essa é apenas uma entre muitas hipóteses, pois estamos vendo o agregado da indústria. Outra avaliação possível é que o gestor pode ter visto grandes oportunidade em renda fixa e tirou proveito delas e, agora, avalia que as melhores oportunidades estão no mercado de ações.

Segundo a Economatica, em dezembro de 2015 foi registrado o maior percentual de alocação em renda fixa dentro do período analisado. Do patrimônio do conjunto de fundos de ações, 16,9% estava em instrumentos classificados como renda fixa. Nessa mesma data os fundos de ações setoriais alocavam ainda mais, 27,56% em renda fixa e os fundos de ações livre, 20,27%.

Em abril de 2019, esse volume tinha recuado para 8,4% do patrimônio, menor percentual registrado dentro do levantamento da Economatica, que começa em janeiro de 2015.

Quem em mais renda fixa na carteira?

O estudo também apresenta os gestores de fundos de ações com as maiores posições em renda fixa em abril de 2019.

Sete fundos consolidados da Verde Asset Management S.A. lideram a lista de alocação em renda fixa com 22,13% do patrimônio consolidado.

O gestor com maior patrimônio da tabela abaixo é o BB DTVM, do Banco do Brasil, com 35 fundos e patrimônio de R$ 5,42 bilhões, dos quais 9,19% estão com posição em renda fixa no mês de abril de 2019.

Já BRAM Bradesco Asset Management é a gestora com maior número de fundos da amostra (48) e tem 3,47% do patrimônio total alocado em renda fixa no mês de abril de 2019.

A amostra total conta com 260 gestoras que têm 758 fundos que atendem aos critérios metodológicos e 31 gestoras têm mais de cinco fundos dentro das características definidas.

Qual renda fixa?

A Economatica também consegue detalhar a alocação por instrumento de renda fixa, como debêntures, operações compromissadas, títulos públicos e outros instrumentos de instituições financeiras.

Em abril de 2019, a alocação em títulos públicos era de 59,33% e em operações compromissadas de 37,96% do total alocado pelos fundos de ações.

A partir de junho de 2017, a alocação maior muda para as operações compromissadas. Ao longo do período analisado, fica clara a correlação inversa entre os títulos públicos e operações compromissadas, algo típico do mercado.

Há uma mudança de perfil a partir de outubro de 2018. O percentual alocado em operações compromissadas aumentou e nos últimos três meses até abril de 2019 este percentual em compromissadas vem caindo e as posições em títulos públicos subindo.

As debêntures representam a terceira maior posição em renda fixa. Em abril de 2019 registraram 2,56% do total da carteira de renda fixa dos fundos de ações. Os depósitos a prazo de instituições financeiras detêm 0,15%.

Metodologia

• Foram analisados fundos de ações – classificação ANBIMA;

• Foram considerados somente fundos com alocação em outros fundos menor que 50% do patrimônio, dessa maneira estão excluídos da amostra os fundos de fundos;

• Foram considerados fundos que tenham registrado valor de patrimônio em pelo menos um dia dentro do mês analisado;

• Os fundos que atualmente estão encerrados entraram na amostra durante o período que estiveram presentes

• O percentual de alocação em renda fixa foi calculado com base no patrimônio total de cada fundo;

• Economatica verificou a posição indireta em renda fixa via abertura dos fundos que estão alocados nas carteiras. Podem existir pequenas posições escondidas nos últimos três meses em fundos que ainda não abriram suas carteiras.

• A amostra tem quantidade de fundos variável no tempo.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Estratégias na crise

Moat Capital vê ações de estatais “a preço de Dilma” e segue com Oi e Via Varejo nos fundos

A bolsa não está barata diante da grande incerteza que permanece no radar, mas em termos relativos hoje oferece bastante oportunidade, diz Luiz Aranha, sócio da gestora que possui R$ 4,5 bilhões em patrimônio

SD Premium

Os segredos da bolsa: num mundo intranquilo, não espere vida fácil no mercado de ações

A escalada nas tensões sociais nos EUA e no Brasil podem aumentar a cautela na bolsa — e a agenda econômica carregada aparece como mais um fator de risco a ser considerado pelos investidores

Números trimestrais

Embraer, Braskem e BR Malls divulgam resultados nesta semana; veja o que esperar

Balanços do primeiro trimestre de 2020 mostram começo do impacto do coronavírus para as empresas de capital aberto

Número de casos do novo coronavírus no Brasil ultrapassa 510 mil

Com 480 mortes registradas nas últimas 24 horas, o número de óbitos pela covid-19 chega a 29.314

governo diante da crise

Bolsonaro atrasa promessas contra covid-19

Foram 17 compromissos sobre medidas de combate à pandemia entre 17 de março e 21 de abril. Dessas, 41% não foram cumpridas integralmente

crise em debate

Na China, preço do minério de ferro dispara 24%

Negociadores temem que a situação da pandemia por aqui provoque interrupções na cadeia de fornecimento do material

em meio à pandemia

Em Brasília, Bolsonaro vai a manifestação contra STF; São Paulo tem ato pró-democracia

Supremo tem sido alvo de ataques por parte do presidente após a Corte autorizar o cumprimento de mandados de busca e apreensão de aliados

conflito entre poderes

Ministro do STF compara Brasil à Alemanha de Hitler e diz que bolsonaristas querem ditadura

Em mensagem a ministros da corte, Celso de Melo diz que “é preciso resistir à destruição da ordem democrática”, segundo informações obtidas pela Folha de S. Paulo

histórico

SpaceX, de Elon Musk, chega à Estação Espacial; veja vídeo

Empresa finalizou primeira parte da missão espacial com astronautas da Nasa; operação deve abrir caminho para futuras viagens, inclusive turísticas

caos no país

EUA têm quinta noite seguida de protestos; ao menos 20 cidades declaram toque de recolher

Manifestações insurgiram após a morte de um homem negro de 46 anos, asfixiado por um policial branco no último dia 25; total de prisões é de 1,7 mil

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements