Menu
2019-04-04T14:08:49-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Na fronteira

Trump ameaça declarar estado de emergência caso não consiga acordo para construir seu muro

Governo norte-americano declarou paralisação parcial (shutdown) há 20 dias; rebatendo críticas, Trump disse que muro pagaria por si mesmo em “dois ou três meses”

10 de janeiro de 2019
13:57 - atualizado às 14:08
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou declarar estado de emergência caso não consiga chegar a um acordo de orçamento com os democratas.

A declaração foi realizada nesta quinta-feira, 10. O governo norte-americano declarou paralisação parcial (shutdown) há 20 dias. Com isso, diversos serviços básicos foram suspensos. No Brasil, os consulados e as embaixadas norte-americanas disseram estar operando "de forma limitada", mas que continuaria normalmente com os "serviços essenciais aos cidadãos americanos e solicitantes de visto".

"Sem um acordo [com os democratas], seria muito surpreendente para mim se eu não declarasse emergência nacional", acrescentou Trump ao deixar a Casa Branca rumo à fronteira sul dos EUA com o México, onde pretende levantar o muro.

Rebatendo críticas de que ele havia prometido em sua campanha que o México ficaria com os custos, Trump disse que o muro pagaria por si mesmo "em dois ou três meses".

A verba, segundo o republicano, virá "indiretamente" por meio do acordo Estados Unidos- México-Canadá (USMCA), também chamado de "Novo Nafta".

*Com Estadão Conteúdo 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

ajuste fiscal

Propostas para o Renda Cidadã não têm intenção de driblar teto, diz secretário do Tesouro

“A gente sabe que o teto é baseado em credibilidade e não adianta tomarmos ações que minem a credibilidade do teto”, disse Bruno Funchal

Mercado agora

Ibovespa fecha em queda com descrença sobre possível recuo de ‘pedalada’

No exterior, expectativa em torno do primeiro debate entre os principais candidatos à presidência dos EUA inibiu apetite por risco

Fiador sem crédito

Investidores veem omissão de Guedes no Renda Cidadã e mostram cansaço com “Posto Ipiranga”

Agentes do mercado financeiro questionam voto de confiança no ministro da Economia como fiador da disciplina fiscal

recadinho

Relevância do cumprimento do teto no pós-crise será ainda maior, diz Tesouro

Tesouro Nacional reforçou o alerta de que é preciso acelerar as reformas para manter a confiança dos investidores e os juros baixos

impacto fiscal

Rombo nas contas do governo soma R$ 647,8 bilhões até agosto

O resultado, que reúne as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, sucede o déficit de R$ 87,835 bilhões de julho

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements