A varejista americana de moda Forever 21 informou neste domingo, 29, que vai entrar com pedido de recuperação judicial. 178 das 500 lojas existentes nos Estados Unidos serão fechadas.
- CONVITE ESPECIAL: Hoje é nosso aniversário de 1 ano do Seu Dinheiro. E estamos com uma super novidade para você, leitor. Aqui neste vídeo nosso colunista Fausto Botelho conta os detalhes. Aproveite!
Segundo a empresa, ela vai sair dos mercados europeu e asiático. Mas diz que pretende manter a operação na América Latina. A Forever 21 não tem ações negociadas em bolsa.
"Esse era um passo importante e necessário para garantir o futuro de nossa empresa, o que nos permitirá reorganizar nossos negócios e reposicionar a Forever 21", disse Linda Chang, vice-presidente executiva da empresa, em comunicado.
A Forever 21 atua no Brasil desde 2014. No total, são cerca de 300 lojas da marca fora dos Estados Unidos. A empresa, que tem sede em Los Angeles, na Califórnia, foi vítima de sua própria expansão acelerada e das mudanças rápidas dos gostos dos consumidores. A empresa tem como foco o público jovem, especialmente o feminino.
A varejista disse que vai buscar maximizar os resultados das lojas remanescentes nos EUA.
A Forever 21 foi fundada em 1984 e tornou-se bastante popular entre consumidores jovens a partir de meados dos anos 1990. Competindo com marcas como Zara, a rede chegou a 800 lojas no mundo todo.
Mas, segundo analistas, a companhia falhou em não reagir ao avanço das vendas online, à mudança comportamental dos consumidores quanto ao meio ambiente e preocupações com condições de trabalho nas fábricas produtoras dos produtos.
*Com Estadão Conteúdo