🔴 CRIPTO VOLTOU? VEJA COMO BUSCAR MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 214 VEZES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Algumas coisas não mudam

Maia lança um novo alerta para Bolsonaro em relação à reforma da Previdência

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Você sabe que Jair Bolsonaro foi eleito com a promessa de “mudar tudo isso que está aí”. Mas esse discurso de campanha pode atrapalhar o governo em seu maior desafio: a aprovação da reforma da Previdência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como o capitão, 513 deputados e 54 senadores (os outros 27 cumprem o restante do mandato de oito anos) foram eleitos pela população nas eleições do ano passado. E as mudanças no sistema de aposentadorias precisam ser aprovadas por dois terços deles, em duas votações no plenário.

Não foi por acaso que as regras do jogo foram feitas dessa forma. A ideia é que qualquer alteração na Constituição somente seja feita depois de uma ampla discussão entre o governo e o legislativo.

O problema é que, passados quase dois meses do início da gestão, Bolsonaro ainda não formou uma base de apoio no Congresso. E a estratégia do governo de negociar os pontos da reforma com as chamadas bancadas temáticas, e não com os partidos, não vai dar certo.

O alerta vem de um profundo conhecedor das engrenagens do legislativo: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Em um diagnóstico bem realista da situação do governo, ele disse hoje que Bolsonaro ficou "refém" do discurso de campanha e que a nova Previdência hoje sequer passaria pelas comissões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maia também defendeu que o presidente e seus seguidores retomem a “guerrilha” nos grupos de WhatsApp e redes sociais na defesa da reforma, que já começa a sofrer com a proliferação de "fake news".

Leia Também

COMEÇOU A TRANSIÇÃO

‘Pense em um mundo sem imposto’: o recado de Bernard Appy para as empresas na reta final da reforma tributária

OLHO NO PIX

IRPF 2026: dinheiro de lote de restituição da malha fina do imposto de renda cai hoje na conta

As declarações do deputado foram dadas na frente de uma plateia formada por investidores e presidentes de grandes empresas em um evento aqui em São Paulo. Eu estive lá e conto pra você tudo o que Maia pensa sobre as chances de aprovação da Previdência no Congresso.

Roberto aqui…

Enquanto eu acompanhava a fala do presidente da Câmara aqui em São Paulo, o Eduardo Campos cobria em Brasília a sabatina do indicado à presidência do Banco Central. Saindo do seu voto de silêncio, Roberto Campos Neto falou por quatro horas, em um discurso que soou como música para os ouvidos do mercado. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, claro, aprovou Campos Neto para o cargo por um sonoro 26 a 0. A votação no plenário também foi um passeio: 55 votos a favor e 6 contra. Confira nesta reportagem do Edu os principais momentos da sabatina.

...Jerome lá

Quem também foi sabatinado pelo Congresso foi Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. A fala era ansiosamente aguardada porque os investidores estavam em busca de algum sinal sobre os passos futuros do BC americano sobre a taxa de juros nos Estados Unidos. E foi só Powell reafirmar a “paciência” do Fed para os mercados respirarem aliviados. Para ele, o BC deve usar todas as suas ferramentas para garantir a expansão do PIB americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Testando as águas

O alívio provocado pelo discurso de Powell e a boa impressão deixada por Roberto Campos Neto em Brasília ajudaram a manter a bolsa no azul nesta terça-feira. Mas o clima de cautela ainda prevalece, principalmente enquanto o governo não mostra avanços nas negociações da reforma da Previdência no Congresso. Saiba mais sobre o dia nos mercados, incluindo o noticiário corporativo, na nossa cobertura de mercados.

Uma prioridade de R$ 117 bi

O que você faria com uma carteira de R$ 117 bilhões, que inclui ações de grandes empresas como a Petrobras? Pois essa é a prioridade de Joaquim Levy no comando do BNDES. O objetivo dele é realocar esse dinheiro para apoiar as principais linhas de atuação do banco, como o investimento em infraestrutura. Nesta matéria, eu conto detalhes dessa estratégia e também qual foi a resposta de Levy quando questionado sobre a tal “caixa preta” do BNDES.

Muito além da moda

Não é só no mercado fashion que o termo “tendências” é amplamente usado pelos profissionais. Entre os investidores, a expressão traduz o comportamento de um determinado ativo ao longo do tempo, algo que ajuda (e muito) na hora de comprar ou vender. Na mais nova coluna do Fausto Botelho, ele explica um pouco mais sobre essa ideia de tendência a partir do olhar da análise gráfica. O assunto é muito interessante e vale a sua atenção.

Dia 57 de Bolsonaro - De Foz à articulação política

O presidente Jair Bolsonaro esteve em Foz do Iguaçu para posse da diretoria de Itaipu Binacional e de lá disse contar com o patriotismo e o entendimento do Parlamento para o andamento da reforma da Previdência. Mas como apenas "contar" com algo não adianta em política, de volta a Brasília, Bolsonaro está... (leia mais)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 29 de setembro de 2026 - 9:59
Lotofácil tem ganhadores na beira do mar. 29 de setembro de 2026 - 7:25
Celular com homem usando plataformas de apostas online 28 de setembro de 2026 - 17:16
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 28 de setembro de 2026 - 12:00
Novo RG terá tecnologia blockchain 28 de setembro de 2026 - 9:27
Bill Gates 27 de setembro de 2026 - 17:01
Especialistas discutem cenário para o Brasil durante o Inter Invest Summit. Foto: Divulgação 26 de setembro de 2026 - 17:19
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 26 de setembro de 2026 - 16:08
Dolphin Mini 26 de setembro de 2026 - 15:00
26 de setembro de 2026 - 11:24
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar