Os mercados terão motivos para se preocupar na semana que se inicia. O governo federal dos EUA pode enfrentar nova paralisação diante do impasse pela construção do muro com a fronteira do México, um projeto que Donald Trump insiste em executar, mas os congressistas democratas refutam em aprovar o investimento.
O chefe de gabinete interino da Casa Branca, Mick Mulvaney, disse neste domingo (10) em entrevista à rede de TV americana NBC que Trump não assinará "de boa fé" um projeto de orçamento que não contenha a verba requisitada para a construção do muro, de US$ 5,7 bilhões. Ele ainda afirmou que Trump poderá encontrar outros meios de destravar a verba para o muro sem o aval do Congresso, como a declaração de situação de emergência.
Como o impasse segue, o orçamento fica pendente e pode faltar dinheiro para diversos órgãos federais com a realização de novo "shutdown". "Não se pode absolutamente descartar a chance de uma nova paralisação do governo no fim desta semana. Os democratas hardcore prevalecem nas discussões e insistem em colocar na mesa do presidente um projeto que tem zero dinheiro para o muro ou apenas US$ 800 milhões, um número absurdamente baixo", disse Mulvaney.
*Com Estadão Conteúdo