Menu
2019-11-20T15:17:02-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Impeachment de Trump

Embaixador dos EUA na UE confirma que Trump pressionou Ucrânia a investigar democratas

O diplomata Gordon Sondland implicou ainda outros membros da alta administração do governo em audiência sobre o processo de impeachment do presidente

20 de novembro de 2019
14:58 - atualizado às 15:17
Donald Trump
Imagem: Shutterstock

O embaixador dos Estados Unidos na União Europeia, Gordon Sondland, afirmou, nesta quarta-feira (20), que o presidente Donald Trump de fato teria pressionado o governo ucraniano a investigar o democrata Joe Biden, pré-candidato ao governo americano, em troca de ajuda financeira militar. O episódio motivou a abertura do processo de impeachment do presidente dos EUA.

Segundo o testemunho de Sondland em audiência pública sobre o processo de impeachment de Trump em andamento no Congresso americano hoje, a pressão teria se dado por meio do advogado pessoal do presidente dos Estados Unidos, Rudolf Giuliani.

O embaixador disse que Giuliani agiu segundo os "desejos" do presidente. Também admitiu ter feito uma ligação para Trump em um restaurante em Kiev, capital da Ucrânia, um dia após o presidente americano ter conversado com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O diplomata contou que, na ligação, discutiu com Donald Trump as investigações que a Ucrânia deveria realizar para receber a ajuda americana.

Sondland disse ainda que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o vice-presidente americano, Mike Pence, estavam cientes e "apoiavam totalmente" seus esforços junto à Ucrânia.

À sua declaração por escrito à audiência, o embaixador anexou e-mails e mensagens de texto que comprovariam que Pence, Pompeo e outros altos funcionários do governo estavam cientes do que estava ocorrendo.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Mais uma na área

FDA autoriza uso emergencial de vacina de dose única nos EUA

Imunizante é produzido pela Johnson & Johnson

Contra a pandemia

Matéria-prima para produção de 12 milhões de doses de vacina chega ao Rio

Total de efetivamente imunizados não chega a 1% da população brasileira

Acordo confirmado

Notre Dame Intermédica e Hapvida chegam a acordo para combinação de negócios

Ações da Notre Dame serão incorporadas pela Hapvida; acordo resultará em uma das maiores empresas de saúde do mundo

Sem trégua

Brasil passa de 254 mil mortes por covid-19

Número de casos da doença supera a marca de 10,5 milhões

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies