🔴 ONDE INVESTIR 2º SEMESTRE – QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA CRIPTOMOEDAS E FUNDOS IMOBILIÁRIOS? ASSISTA AQUI

Há salvação para o investidor?

Escolhemos hoje, sobre resultados que só acontecerão no futuro. E não adianta tentar, no presente, penetrar o futuro. Há razão objetiva para serem tempos verbais diferentes. Afinal, ora, são coisas diferentes. Se fossem a mesma, teriam o mesmo nome.

16 de outubro de 2019
13:18 - atualizado às 13:19
Homem cruzando uma corda bamba no mirante de Taft Point, no Parque Nacional Yosemite, na California
Homem cruzando uma corda bamba no mirante de Taft Point, no Parque Nacional Yosemite, na California - Imagem: Jeff P/Flickr

— Deus, tudo bem? Desculpe entrar em contato assim… o Senhor sabe…bom, acho que sabe… tenho rezado muito… e como o Senhor não responde, resolvi ligar diretamente. Queria te pedir um cuidado especial com meu irmão…

— Opa, tudo bem e você? Deixa Eu ver se entendi… Você está me ligando para me ensinar a fazer o meu trabalho? Não sou Eu o Pai, onisciente e responsável por cuidar dos meus filhos? Pô, cara, dá um tempo…

Respeito todos os deuses. Todinhos. Mas acreditar, acreditar mesmo eu só acredito no Deus de Spinoza. Sabe aquele que quer que aproveitemos a vida, que desfrutemos de tudo a nós oferecido, que gozemos de tudo que Ele mesmo fez por nós?

O Sujeito cuja casa não foi construída por nós mesmos, os homens, mas que mora nos rios, nas praias, nos bosques, nas montanhas, nos mares, e que se manifesta no sorriso do meu filho, no cheiro da minha esposa ou no abraço da minha mãe. Para mim, ali está expressado o amor Dele pela gente.

Eu já procurei em várias escrituras ditas sagradas identificá-lo, mas só encontrei mesmo dentro de mim. Ah, sim, já também tentei culpá-lo pelos meus próprios fracassos, ao mesmo tempo em que culpei a mim mesmo por não conseguir correspondê-Lo, com todos os meus pecados e minhas poucas orações.

Depois percebi que essa entidade narcísica e egocêntrica atribuída a Ele estava humana demais e divina de menos.

Leia Também

O Cara não pode ser tão censurador, tão juiz, tão crítico, tão carrasco, tão vingativo e tão bravo; hoje, estou convicto de que ele é puro amor.

Não há por que pedir perdão, porque não há o que ser perdoado — foi Ele mesmo que nos fez assim, preenchendo-nos de paixão, de erros, de sentimentos, de ambivalências, de necessidades e, principalmente, de livre-arbítrio.

Ele vai nos culpar por algo que Ele mesmo colocou dentro da gente? Ah, desculpa, esse Pai que cria um lugar para colocar parte dos seus filhos para queimar no fogo por toda eternidade não faz sentido, não. Que classe de Deus pode fazer isso? Sei lá, é só a minha opinião.

Acho que essas leis e esses mandamentos, criados pelos homens, são feitos só para controlar a gente, mexer com a nossa culpa para que nos comportemos como eles querem, de acordo com a régua deles. A minha é única: quero me medir pelo quanto respeito meu semelhante.

Sabe, essa vida não é uma avaliação, uma prova, um degrau, nem um teste… nada disso. Não há prêmios, nem castigos. Você vai criar na sua vida o seu próprio céu ou o seu próprio inferno.

Não posso dizer se há ou não algo depois desta vida, mas talvez possa dar um dica: viva como se não tivesse mais nada, como se esta fosse sua única oportunidade, de desfrutar, de amar, de existir. Assim, ainda que não se tenha mais nada, você terá aproveitado da oportunidade que Deus lhe deu.

E se tivesse, tem por certo de que Ele não perguntar se você se comportou ou não, mas apenas: “Você gostou? Se divertiu? Qual foi a coisa de que mais desfrutou? O que você aprendeu?”.

Acho essa concepção divina simplesmente esplendorosa. E posso falar assim porque ela não é minha. Não tem nada de Felipe Miranda nisso aí de cima. Ah, eu adoraria que tivesse, mas não tem. É Spinoza, purinho.

E, apesar de claramente falar da vida e de uma de suas questões mais ontológicas, acho que tem inferências relevantes para o investidor.

Primeiro, a mais imediata: não há sagrada escritura, não há 10 mandamentos. O mercado é amoral e aético — o que é diferente de ser imoral ou antiético. Não tem ideologia, visão política, religião. Money talks, bullshit walks. Essa é a única linguagem que todos entendem.

Dinheiro também não tem carimbo. Ganhar dinheiro com NTN-B, com criptomoeda, com Helbor ou com Itaú, no final do dia, é a mesma coisa. Esteja aberto a todas as possibilidades a priori, sem preconceitos. Lembre-se também de que ninguém — ok, talvez a sua esposa ou seu marido conservador, mas aprenda a lidar com isso — está te julgando.

Você é o único responsável pelos seus lucros e seus prejuízos, que serão exclusivamente resultado de suas próprias decisões.

Para de reclamar dos outros, da má sorte ou de Deus — Ele tem outras preocupações hoje além do vencimento do Ibovespa Futuro. Aliás, pare de reclamar no geral. Você é adulto.

Depois, entenda sobre o único tipo de divindade possível neste mercado. Mesmos os mais celebrados financistas estão sob as mesmas regras da natureza e também eles só podem enxergar Deus no sorriso dos seus filhos, no beijo de seus cônjuges, na união de suas equipes de profissionais.

Na melhor das hipóteses, na alta das ações da Oi, quem sabe? Não superestime seu gestor ou seu analista favorito. Por favor, não. Isso vale para mim também, é claro. Principalmente para mim. Estamos todos condenados a decidir sob um ambiente de incerteza, impermeabilidade e opacidade.

Escolhemos hoje, sobre resultados que só acontecerão no futuro. E não adianta tentar, no presente, penetrar o futuro. Há razão objetiva para serem tempos verbais diferentes. Afinal, ora, são coisas diferentes. Se fossem a mesma, teriam o mesmo nome.

Não ache que nós somos capazes de saber a hora certa de aumentar ou diminuir Bolsa, o momento preciso de realizar lucros ou prejuízos com uma determinada ação, os picos e fundos de um índice. Nós não sabemos.

Acho que um bom analista, estrategista ou gestor tem, no máximo, quatro chances para sistematicamente ganhar dinheiro acima do mercado:

  1.  Identificar, sem muita precisão, o momento em que estamos num ciclo econômico, político e financeiro (na verdade, é um ciclo só; essas coisas estão interconectadas);
  2.  Evitar grandes erros (você pode não saber exatamente qual o caminho da virtude, mas tem algumas boas referências do que é bastante errado; a barbárie, o assassinato, a crueldade, o furto e por aí vai são coisas quase inequívoca e universalmente condenáveis; concentração excessiva, alavancagem, exposição côncava são mazelas quase universais também);
  3.  Comprar coisas por menos do que aquilo vale e esperar, sabe-se lá por quanto tempo, a convergência entre preço (cotação de tela) e valor (preço considerado justo) — ainda que haja bastante dificuldade em se estimar esse tal “valor”, tenta-se fazer isso conservadoramente, de modo a se ter margem de segurança para eventuais erros de estimativa; e
  4. Perseguir obstinadamente boas assimetrias, com exposição a retornos potenciais convexos (ganho potencial alto, perda potencial baixa), sob uma estratégia capaz de nos mantermos no jogo até o longo prazo (Ex.: Kelly Criterion).

Também na Faria Lima e no Leblon somos demasiadamente humanos. Aliás, os egos nessas regiões parecem corresponder ao valor do metro quadrado frente às demais localidades do país, ao mesmo tempo em que os níveis de humildade são marcados a mercado — em tempos de bull market, a convivência beira o insuportável. A quantidade de gênios se multiplica como Gremlins na água.

Por fim, e este ponto se liga um pouco ao primeiro, não há certo e errado nessa história de investimentos, sabe? Talvez haja o errado, como no item acima em que falamos de evitar os grandes equívocos. Mas certo mesmo, não há. Há simplesmente escolhas, em que renunciamos a determinada coisa para termos exposição a alguma outra.

Tudo gira em torno de um trilema impossível de risco, retorno e liquidez. Todos nós adoraríamos ter, simultaneamente, as três pontas do triângulo em nossos investimentos, mas é simplesmente impossível.

Se houvesse um ativo sem risco e com alto retorno potencial, todos correriam para comprá-lo. Essa maior demanda logo seria traduzida, como em qualquer outro bem ou serviço, em preços mais altos e o tal retorno potencial seria imediatamente comido.

No momento, acho que a Bolsa e os juros longos brasileiros gozam de grande potencial de valorização. Ao mesmo tempo, se concentrarmos apenas em Bolsa e juro longo, teremos possivelmente um portfólio muito arriscado.

Então, temperamos aqui essa exposição grande com uma pequena (em termos relativos) posição em dólar e ouro. No exato momento em que fazemos isso, temos mais segurança e menos risco — e abrimos mão também de retorno potencial.

Se você quer ter mais retorno potencial, tudo bem, reduza o dólar e o ouro, com a consequência, claro, de incorrer em mais risco. Obviamente, se quer mais segurança, faça o contrário (e arque com menos retorno). Não há saída fácil, não há atalho.

São apenas escolhas, com nosso livre-arbítrio. Ninguém vai julgá-lo pela carteira que decidir ter. Apenas você arcará com as consequências da escolha sobre qual ponto do triângulo risco-retorno-liquidez decidiu se situar.

Mercados brasileiros iniciam a quarta-feira em clima predominantemente positivo, embora com variações modestas, empurrados principalmente por aprovação unânime da cessão onerosa no Senado, que pavimenta via para votação da reforma da Previdência.

Sentimento de cautela no exterior, por ameaças de retaliação chinesa a apoio norte-americano a manifestações em Hong Kong, e desconfiança com crise do PSL impedem ganhos mais robustos.

Agenda do dia traz vendas ao varejo norte-americano, livro bege do Fed e estoques das empresas dos EUA. Por aqui, IGP-10 e IPC-S trazem novas indicações sobre comportamento da inflação, enquanto vencimento de Ibovespa Futuro pode trazer um pouco mais de volatilidade aos negócios.

Ibovespa Futuro sobe 0,22%, dólar e juros futuros caem.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Estreia na bolsa

Quer ter um Porsche novinho? Pois então aperte os cintos: a Volkswagen quer fazer o IPO da montadora de carros esportivos

6 de setembro de 2022 - 11:38

Abertura de capital da Porsche deve acontecer entre o fim de setembro e início de outubro; alguns investidores já demonstraram interesse no ativo

Bateu o mercado

BTG Pactual tem a melhor carteira recomendada de ações em agosto e foi a única entre as grandes corretoras a bater o Ibovespa no mês

5 de setembro de 2022 - 15:00

Indicações da corretora do banco tiveram alta de 7,20%, superando o avanço de 6,16% do Ibovespa; todas as demais carteiras do ranking tiveram retorno positivo, porém abaixo do índice

PEQUENAS NOTÁVEIS

Small caps: 3R (RRRP), Locaweb (LWSA3), Vamos (VAMO3) e Burger King (BKBR3) — as opções de investimento do BTG para setembro

1 de setembro de 2022 - 13:50

Banco fez três alterações em sua carteira de small caps em relação ao portfólio de agosto; veja quais são as 10 escolhidas para o mês

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Passando o chapéu: IRB (IRBR3) acerta a venda da própria sede em meio a medidas para se reenquadrar

30 de agosto de 2022 - 11:14

Às vésperas de conhecer o resultado de uma oferta primária por meio da qual pretende levantar R$ 1,2 bilhão, IRB se desfaz de prédio histórico

Exclusivo Seu Dinheiro

Chega de ‘só Petrobras’ (PETR4): fim do monopólio do gás natural beneficia ação que pode subir mais de 50% com a compra de ativos da estatal

30 de agosto de 2022 - 9:00

Conheça a ação que, segundo analista e colunista do Seu Dinheiro, representa uma empresa com histórico de eficiência e futuro promissor; foram 1200% de alta na bolsa em quase 20 anos – e tudo indica que esse é só o começo de um futuro triunfal

MAQUININHAS ESTÃO COM TUDO

Mais um banco se rende à Cielo (CIEL3) e passa a recomendar a compra da ação, mesmo após alta de quase 200% neste ano

26 de agosto de 2022 - 13:43

Com potencial de alta de quase 30% estimado para os papéis, os analistas do Credit Suisse acreditam que você deveria incluir as ações da empresa de maquininhas no seu portfólio

REENQUADRAMENTO

IRB lança oferta primária restrita, mas limita operação a R$ 1,2 bilhão e antecipa possibilidade de um descontão; IRBR3 é a maior alta do Ibovespa hoje

25 de agosto de 2022 - 7:20

Resseguradora busca reenquadramento da cobertura de provisões técnicas e de liquidez regulatória para continuar operando

Distribuição de lucros

Dividendos: Porto Seguro (PSSA3) anuncia quase R$ 400 milhões em JCP; Kepler Weber (KEPL3) também distribuirá proventos

24 de agosto de 2022 - 19:06

Data de corte é a mesma em ambos os casos; veja quem tem direito a receber os proventos das empresas

MAIS UM PASSO

Oi (OIBR3) confirma venda de operação fixa para subsidiária da Highline; transação pode alcançar R$ 1,7 bilhão

23 de agosto de 2022 - 6:02

Proposta da NK 108, afiliada da Highline, foi a única válida no leilão realizado ontem; negócio envolve cerca de 8 mil torres da Oi

Exclusivo Seu Dinheiro

Depois de bons resultados nos setores de gás e energia, gigante de infraestrutura está conquistando espaço, também, na mineração – e promete assustar a Vale (VALE3)

22 de agosto de 2022 - 11:00

Um crescimento mínimo de 50%: é isso que time de analistas espera para uma ação que custa, hoje, 20% a menos do que sua média histórica; saiba como aproveitar

SOBE E DESCE DA SEMANA

Ibovespa interrompe sequência de 4 semanas em alta; veja as ações que mais caíram – e um setor que subiu em bloco

20 de agosto de 2022 - 11:06

Ibovespa foi prejudicado por agenda fraca na semana, mas houve um setor que subiu em bloco; confira as maiores altas e baixas do período

NAS NUVENS

Dá pra personalizar mais? Americanas (AMER3) fecha parceria com o Google em busca de mais eficiência e melhor experiência para clientes

19 de agosto de 2022 - 14:32

Acordo entre a Americanas e o Google prevê hiperpersonalização da experiência do cliente e otimização de custos operacionais

NOVO CONTO DO VIGÁRIO?

Bed Bath & Beyond desaba mais de 40% em Wall Street — e o ‘culpado’ é um dos bilionários da GameStop; entenda

19 de agosto de 2022 - 14:08

Ryan Cohen, presidente do conselho da GameStop, vendeu todas as suas ações na varejista de itens domésticos e embolsou US$ 60 milhões com o negócio

MAIS UM PASSO

Unindo os jalecos: acionistas do Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) aprovam a fusão entre as companhias

18 de agosto de 2022 - 19:12

Os acionistas de Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) deram aval para a junção dos negócios das companhias; veja os detalhes

FRIGORÍFICOS

JBS (JBSS3) é a ação de alimentos favorita do BofA, mas banco vê menor potencial de alta para o papel; ainda vale a pena comprar?

18 de agosto de 2022 - 14:54

Analistas revisaram para baixo o preço-alvo do papel, para R$ 55, devido à expectativa de queda nas margens da carne bovina dos EUA, correspondente a 40% das vendas da empresa

PAPELEIRA ESTÁ BARATA?

Irani anuncia recompra de até 9,8 milhões de ações na B3; o que isso significa para o acionista de RANI3?

18 de agosto de 2022 - 11:15

A empresa disse que quer maximizar a geração de valor para os seus investidores por meio da melhor administração da estrutura de capital

Não brilha mais?

Vale (VALE3) perdeu o encanto? Itaú BBA corta recomendação de compra para neutro e reduz preço-alvo do papel

17 de agosto de 2022 - 12:34

Queridinha dos analistas, Vale deve ser impactada por menor demanda da China, e retorno aos acionistas deve ficar mais limitado, acredita o banco

Exclusivo Seu Dinheiro

Soberania da (VALE3) ‘ameaçada’? Melhor ação de infraestrutura da Bolsa pode subir 50%, está entrando na mineração e sai ganhando com o fim do monopólio da Petrobras (PETR4) no setor de gás; entenda

17 de agosto de 2022 - 10:18

Líder na América Latina, papel está barato, está com fortes investimentos na mineração e é um dos principais nomes do mercado de gás e do agronegócio no Brasil

Investidores gostaram

Nubank (NU; NUBR33) chega a subir 20% após balanço, mas visão dos analistas é mista e inadimplência preocupa

16 de agosto de 2022 - 12:03

Investidores gostaram de resultados operacionais, mas analistas seguem atentos ao crescimento da inadimplência; Itaú BBA acha que banco digital pode ter subestimado o risco do crédito pessoal

AS FAVORITAS

Briga do varejo: Qual é a melhor ação de atacadista para ter na carteira? A XP escolheu a dedo os papéis; confira

15 de agosto de 2022 - 11:49

O forte resultado do Grupo Mateus (GMAT3) no 2T22 garantiu ao atacadista um convite para juntar-se ao Assaí (ASAI3) na lista de varejistas de alimentos favoritas dos analistas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar