Uma forma de se proteger de golpes e ofertas tentadoras, porém irreais, tipo aquelas de "ganhe 3% ao dia", é consultar se a empresa ou “gênio das finanças” é autorizado a operar no mercado pelo Banco Central (BC) ou Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Visando facilitar o acesso do público a esse tipo de informação, a CVM lançou uma nova página em seu site, uma espécie de “cadastro negativo”, que lista pessoas e empresas que estão, temporariamente, impedidas de atuar no mercado financeiro.
“O objetivo é permitir que o cidadão tenha de forma fácil, rápida e compreensível acesso à lista de indivíduos e instituições que estejam impedidos de atuar no mercado por tempo determinado, seja por decisão em julgamento, termo de compromisso ou stop order [deliberações que determinam a imediata suspensão de atuações irregulares]”, explicou, por meio de nota, o chefe da Coordenação de Controle de Processos Administrativos (CCP/SPS), José Paulo Diuana de Castro.
Além de mostrar esses três tipos de afastamento, também é possível ter acesso à decisão do Colegiado da CVM que originou o impedimento.
A página lista informações sobre “atuações irregulares”, “penalidades temporárias” e “temos de compromisso”. O link está aqui.