Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-02-03T11:26:03-02:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
De olho na aprovação da reforma

Futuro da Casa é decidido! Senador Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado e fala sobre reformas

Os senadores Major Olimpio (PSL-SP), Alvaro Dias (PODE-PR) e Renan Calheiros (MDB -AL) desistiram, assim como a senadora Simone Tebet (MDB-MS)

2 de fevereiro de 2019
13:09 - atualizado às 11:26
senado
Senado - Imagem: Alessandro Dantas/Fotos Públicas

Após uma sessão conturbada e com duas votações, o senador de Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito presidente do Senado no fim da noite deste sábado (2). O escolhido recebeu 42 votos. Ao todo, 77 senadores votaram.

A decisão é importante porque pode impactar na articulação e consequente aprovação da Reforma da Previdência. E o senador foi enfático quanto à elas.

Ele disse que "vai enfrentar com urgência. Repito, com urgência, as reformas que o país precisa". O senador acrescentou ainda que "não tenho dúvida que a prioridade será votarmos a reforma da Previdência".

A eleição de Alcolumbre teve duas votações porque, durante a primeira, a Mesa Diretora constatou que havia 82 cédulas, em vez de 81. Por causa disso, os senadores foram chamados novamente para confirmar os seus votos em uma segunda votação.

Renan desiste

Depois de uma série de polêmicas, alguns senadores optaram por declarar o seu voto, o que desagradou o senador Renan Calheiros (MDB-MS). Ele era um dos candidatos mais fortes para assumir o posto, mas perdeu para o seu maior adversário.

O senador alagoano disse que "queriam abrir o voto para constranger a maioria. Então, paciência".

Em seguida, ele ainda comentou que o processo tinha sido deslegitimado e que iria recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

"O próximo passo é o STF, sem o carro e sem o sargento. Retiro a postulação porque entendo que o Davi não é o Davi. É o Golias. Davi, sou eu", declarou Calheiros.

Candidatos

A votação para presidente do Senado começou com nomes como Fernando Collor (PROS-AL), José Reguffe (Sem partido - DF), Major Olimpio (PSL-SP), Alvaro Dias (PODE-PR), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Renan Calheiros (MDB -AL) e Esperidião Amin (PP-SC), além de Simone Tebet (MDB-MS), que concorreu por meio de uma candidatura avulsa.

Mas, ao longo da sessão, a senadora Simone Tebet, assim como os senadores Major Olimpio e Alvaro Dias desistiram para apoiar a candidatura de Alcolumbre.

Votação aberta

Depois da polêmica no Senado que estabeleceu ontem (1) o voto aberto para a eleição da presidência do Senado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu neste sábado (2) atender um pedido formulado pelos partidos Solidariedade e MDB para que a votação volte a ser secreta.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

sinal verde

Câmara aprova texto-base de projeto que abre caminho para venda dos Correios; veja os próximos passos para a privatização

Aprovação do projeto representa uma vitória para a agenda de privatizações do governo Bolsonaro, mas acontece sob críticas da oposição

no prelo

Biografia: autor de livro sobre Steve Jobs escreverá sobre Elon Musk

Segundo o bilionário, o autor Walter Isaacson o seguiu por vários dias para recolher material para o novo livro

ONDE INVESTIR EM AGOSTO

Onde investir em agosto de 2021: ações de tecnologia, o coração do bitcoin e um combo de ‘retorno absoluto’; veja recomendações

O CIO da Vitreo, Jojo Wachsmann, separou as três melhores pedidas para investidores no mês de agosto; Confira

fique por dentro

Selic hoje está em 5,25% ao ano; entenda em 5 pontos a alta dos juros

Banco Central está subindo a taxa básica de juros a quatro reuniões; a autoridade monetária já contratou mais um ajuste; entenda as razões e como ela afeta sua vida

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies