🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Os obstáculos no caminho da sua aposentadoria precoce – e o dilema da ‘idade ideal’

Se aposentar jovem exige vencer o tabu de “vagabundo” e uma disciplina para poupar e investir ao longo de 10 anos

22 de dezembro de 2019
5:15 - atualizado às 18:41
Aposentadoria
Aposentadoria - Imagem: Shutterstock

Neste domingo pré-natalino, começo com um agradecimento a todos os leitores que me escreveram na última semana. Eu, o Richard Camargo e a Marina Gazzoni nos dividimos para conseguir dar conta de ler as centenas de e-mails que chegaram. A ideia de se aposentar aos 40 anos (ou o quanto antes) é tentadora, mas o caminho é cheio de obstáculos.

Se você está chegando aqui agora, na minha primeira coluna eu pedi aos leitores que refletissem sobre três questões:

  1. Quantos anos você tem?
  2. Com quantos anos você quer se aposentar?
  3. Qual o maior obstáculo que o separa deste objetivo?

As respostas trazem relatos variados de dilemas pessoais, como a dificuldade de poupar, dúvidas sobre onde investir e, claro, o hiato entre a idade atual e sua aposentadoria. Recebi relatos da máxima relevância e vou abordar alguns deles nos próximos domingos.

Antes de qualquer coisa, quero falar sobre aquele que considero o primeiro obstáculo a todos os investidores que desejam se aposentar antes do senso comum: a moral penitente.

O primeiro desafio para se aposentar aos 40 anos (ou o quanto antes) não é econômico. Trata-se de um desafio moral, herdado de um tabu. Se não formos capazes de reconhecê-lo desde já, não poderemos seguir em frente.

Lembrei disso quando li o e-mail enviado pelo Marco Aurélio:

Ele está preocupado em como as pessoas próximas vão reagir quando ele conquistar seu objetivo de se aposentar aos 39 anos.

A pressão social para trabalhar até o fim da vida é algo que quem busca se aposentar antes terá de encarar.

Sugiro que você puxe uma conversa na festa de Natal sobre seus planos de se aposentar cedo e veja o que acontece.

É bem possível que você seja criticado por ter o desejo de se aposentar antes do que a média. Pode ser até que aquele seu tio mala te chame de vagabundo.

Como é Natal, torço para que ele se contenha e deixe o comentário para depois que o peru esfriar. Mas é quase certo que alguém na mesa vai ao menos pensar isso.

Eu sinceramente não vejo como chamar de vagabundo alguém que economiza e investe boa parte do que ganha mensalmente. E tem um diagnóstico lúcido sobre onde quer estar daqui a dez ou quinze anos.

De onde vem o preconceito?

Vem da moral penitente de que o emprego deve ser encarado como um sacrifício necessário, de que precisamos sofrer 40 anos em um trabalho medíocre para depois tentar espremer algo de um INSS desidratado.

O trabalho sem motivação e por sacrifício é a grande epidemia moderna. Estamos cada vez mais cansados de engolir isso goela abaixo.

A maioria das pessoas passa os "melhores" anos de suas vidas profissionais dedicando energia a tarefas inúteis, reuniões monótonas e metas inatingíveis.

Diga-me: é isso que você quer para sua vida?

O trabalho sem motivação e por sacrifício é a grande epidemia moderna. Estamos cada vez mais cansados de engolir isso goela abaixo.
A maioria das pessoas passa os "melhores" anos de suas vidas profissionais dedicando energia a tarefas inúteis, reuniões monótonas e metas inatingíveis.

Diga-me: é isso que você quer para sua vida?

A primeira coisa a fazer é libertar-se dessa amarra moral. Hoje você troca seu tempo por um salário porque precisa dele para viver. Ter dinheiro suficiente para viver de renda é a verdadeira liberdade financeira e individual.

Corrida contra o tempo

Outra questão apontada pelos leitores é sobre a idade. Quando, exatamente, você deve começar a trabalhar para a sua aposentadoria? E quem já passou da meia idade deve jogar a toalha ou ainda dá tempo de virar o jogo e fugir da fila do INSS?

Entre os leitores que me escreveram, a maioria tem entre 30 e 50 anos e deseja se aposentar entre os 40 e os 60 anos. Esse é um ótimo sinal, que me encorajou muito a seguirmos adiante.

Alguns até começaram antes e parecem ter um projeto meio encaminhado.

Veja o caso do Felipe:

Ele já poupa uma quantidade relevante do seu salário aos 29 anos. A grande dúvida é onde investir o dinheiro que guarda.

Felipe, você já tem consciência financeira e atitude para aderir ao FIRE. Enxergou o problema relativamente cedo, terá tempo para conseguir executar seu plano e desfrutará da sua liberdade financeira muito antes da média. Continue a acompanhar a coluna que posso lhe ajudar.

Mas infelizmente eu devo ser sincero e admitir que não poderei ajudar todo mundo. Veja o exemplo do Roberto:

Ele tem 54 anos e pretende se aposentar aos 56 anos. Como requisito, a correta execução do plano de aposentadoria precoce exige um mínimo de dez anos de diferença entre sua idade atual e a idade desejada para se aposentar.

Então, se você não topa dedicar dez anos de agora em diante ou mesmo se não tem esse tempo, eu não me sinto habilitado a ajudar no seu caso.

Com menos de dez anos, teríamos que apostar excessivamente na sorte ou em alguma operação financeira com retornos milagrosos. Esse tipo de abordagem simplesmente não faz o meu perfil.

Acho que a meta de aposentadoria precoce é importante demais para que seja abandonada à sorte ou dependa de milagres.

Em vez disso, prefiro calcular em cima de chances concretas, tendo o tempo e os juros compostos como aliados.

E de quanto tempo estamos falando, exatamente?

Mais do que a sua idade, o importante é avaliar o Delta, ou seja, a diferença entre a sua idade atual e a idade em que você quer ser aposentar.

Então, pouco importa se você tem hoje 20 anos ou 50 anos, desde que esteja confortável com a premissa de dedicar dez anos à construção da sua independência financeira.

Se você tem mais de 50 anos, pelo menos para mim, não faz sentido nenhum que jogue a toalha.

Qualquer planejamento que faça a partir de agora com base na metodologia FIRE trará ganhos exponencialmente maiores do que não fazer nada.

Quando preciso ter?

A terceira dúvida mais frequente que recebi dos leitores é sobre quanto exatamente é necessário juntar para poder dizer “Adeus” ao seu chefe e viver de renda.

Essa questão será o tema da minha próxima coluna aqui no Seu Dinheiro. Prometo que trago um exemplo concreto e um número preciso.

Até o próximo domingo e um excelente Natal!

Compartilhe

sextou com o ruy

Meu fundo de previdência está com retorno negativo. Devo resgatar o dinheiro?

8 de abril de 2022 - 6:53

Se você quiser aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila, é preciso aguentar as crises de curto prazo e ater-se a seu plano de previdência

IR 2022

Como declarar aposentadorias e pensões da Previdência Social no imposto de renda

8 de março de 2022 - 7:00

Aposentados e pensionistas da Previdência Social têm direito à isenção de imposto de renda sobre uma parte de seus rendimentos. Veja os detalhes de como declará-los no IR 2022

IR 2022

Informe de rendimentos do INSS para o IR 2022 já está disponível – a partir de hoje, até por chat; veja como baixar

22 de fevereiro de 2022 - 14:08

Documento auxiliará aposentados, pensionistas e outros contribuintes que tenham recebido benefício no ano passado a preencher a declaração de IR 2022 e comprovar rendimentos junto à Receita; é possível baixar em site, app ou por chat

Aposentados e pensionistas

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

2 de janeiro de 2022 - 16:55

Procedimento volta a ser obrigatório após três meses de suspensão. Pagamentos de aposentadorias e pensões começarão a ser suspensos em fevereiro

Fácil, prático e seguro

Tesouro Previdência vem aí? Tesouro Direto lançará, em 2022, título específico para a aposentadoria

27 de dezembro de 2021 - 14:40

Em entrevista ao Estadão, secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que nova modalidade de título público permitirá ao poupador saber quanto investir a partir da renda mensal que ele pretende receber no futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Por uma vida longa e próspera: veja uma seleção de planos de previdência privada para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 8:46

Afinal, de que vale envelhecer sem a segurança de uma existência minimamente confortável e digna

Onde investir

Qual previdência privada escolher? Veja uma seleção de planos para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 5:30

Bons planos de previdência devem ter boa gestão, taxas baixas e não ser necessariamente ultraconservadores; a seguir, veja algumas sugestões de fundos de previdência nesse perfil

Planeje-se!

Fuja do Paulo Guedes! Como pagar menos imposto para o governo e ainda aumentar a sua renda para a aposentadoria

2 de dezembro de 2021 - 5:30

Não fique à mercê das reformas do Ministério da Economia. Utilizada da maneira correta, previdência privada pode te ajudar a pagar menos imposto de renda e a não depender totalmente da Previdência Social

EXILE ON WALL STREET

O tom da sua aposentadoria: descubra agora se você deve optar pela declaração completa do Imposto de Renda e aportar em um PGBL

26 de novembro de 2021 - 11:20

Baixe ao fim da matéria a planilha que desenvolvemos para você saber se e quanto deve aportar em um PGBL

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar