A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) fez um pedido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para postergar o prazo que tinha recebido para que fizesse a venda de ações que detém da concorrente Usiminas. O limite terminaria agora no próximo mês. As informações são do serviço de notícias Broadcast.
Na época, o prazo não foi divulgado para evitar uma desvalorização das ações, mas foi de cinco anos. A determinação da venda foi feita após a CSN comprar ações da concorrente no setor siderúrgico na tentativa de entrar no bloco de controle da empresa em 2011, o que poderia representar um ataque à concorrência, segundo o Cade.
Hoje, a CSN possui 14,19% de ações ordinárias e 19,84% de ações preferenciais da Usiminas.
Apesar de ter sido mantido em sigilo, o pedido para postergar o prazo foi feito em março em 2018. Segundo a apuração do serviço de notícias, o Cade está dividido, mas deve dar um posicionamento nas próximas semanas.
As ações da CSN têm mais um dia de forte alta hoje na B3 e eram negociadas com ganho de 9,53% por volta das 16h30, enquanto o Ibovespa subia 1,24% no mesmo horário.