O japonês SoftBank decidiu "dobrar a aposta" no Banco Inter. Depois de comprar uma participação de 8,1% na oferta de ações realizada pela instituição financeira no fim de julho, o fundo especializado em empresas de tecnologia ampliou a participação para 14,94% do capital.
Junto com o aumento da participação, o SoftBank assinou um acordo de acionistas com Rubens Menin e João Vitor Menin, controladores do Banco Inter. O acordo estipula que o banco terá de fazer uma nova oferta de ações, no Brasil e nos Estados Unidos, dentro dos próximos cinco anos. Os japoneses também terão uma vaga no conselho do Inter enquanto tiverem pelo menos 5% das ações.
Com a entrada do SoftBank, o Banco Inter ganhou um parceiro de peso dentro dos planos de crescimento de sua conta digital sem tarifas que já conquistou mais de 3 milhões de clientes. O Inter também prepara o lançamento de um "super app", que ampliará a prateleira do banco para além dos produtos financeiros.
A expectativa é que a entrada do SoftBank facilite o acesso do Inter a outras gigantes de tecnologia que possuem capital do fundo. Entre os principais investimentos dos japoneses estão gigantes como Uber e Alibaba.
As ações do Inter triplicaram de valor na bolsa apenas neste ano. No pregão de hoje, os recibos de ações (units) do banco fecharam em alta de 1,72%. Já os papéis preferenciais (PN) subiram 4,45%. Confira também nossa cobertura completa de mercados.