Menu
2019-04-05T15:55:08-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Proposta fatia empresa em 7 partes

Em assembleia de credores, Avianca decide nesta sexta seu plano de recuperação judicial

Nova ideia da Avianca é criar sete Unidades Produtivas Isoladas, que se transformariam em novas companhias e seriam levadas a leilão judicial

5 de abril de 2019
5:46 - atualizado às 15:55
Avianca
Avianca - Imagem: Shutterstock

A sexta-feira, 5, promete ser movimentada no setor aéreo e os motivos para essa ansiedade tem um nome: Avianca. A companhia, que está em processo de recuperação judicial, realizará uma assembleia de credores para votar o seu plano de recuperação judicial.

A proposta que está na mesa é criar sete UPIs (Unidades Produtivas Isoladas), que serão levadas a leilão judicial, em data ainda não definida. Ou seja, a intenção é fatiar a Avianca em sete partes, que serão vendidas separadamente.

O plano prevê que seis unidades contenham os direitos de uso dos horários de pouso e decolagem nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont, os famosos "slots". A outra unidade deverá abrigar o sistema de milhagem da Avianca, o programa Amigo.

Um gás na concorrência

A ideia de fatiar os ativos da Avianca vem gerando uma grande movimentação no mercado. As duas maiores companhias aéreas do Brasil, Gol e Latam, resolveram entrar na briga pelos ativos e propuseram, cada uma, US$ 70 milhões por ao menos uma das unidades.

A jogada tem um objetivo claro: evitar que a Azul leve para casa todo o patrimônio da Avianca, algo que poderia significar um "boom" nos negócios da terceira colocada do ranking das maiores aéreas do país.

O CEO da Latam, Jerome Cadier, no entanto, nega que sua entrada na disputa seja apenas para atrapalhar os planos da rival. Em entrevista concedida ao Vinicius Pinheiro, ele justificou o interesse dizendo que os slots disponíveis ficam em aeroportos relevantes, que poderiam trazer mais opções de voos e horários para a Latam.

Vale lembrar que, no mês passado, a Azul fez uma proposta de US$ 105 milhões pela Avianca, um valor equivalente a seis partes da empresa. A companhia tinha assinado um acordo preliminar com os sócios da Avianca, que recuaram semanas depois e agora tentam emplacar o fatiamento.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

seu dinheiro na sua noite

Expectativa vs. realidade

Quando eu estava na terceira série do ensino médio, o coordenador do curso deu um alerta aos alunos: em geral os estudantes agem como se o vestibular fosse o objetivo final, e quando passam têm aquela sensação de “ah! Nunca mais vou precisar estudar!” Mas é depois do vestibular que a coisa começa a ficar […]

mudança nas estruturas

Acionistas da Cosan aprovam reorganização societária

Com isso, Cosan Logística e Cosa Limited serão incorporadas pela Cosan

FECHAMENTO DA SEMANA

Ano novo, vida velha: Ibovespa recua e dólar sobe mais de 2% com piora do cenário fiscal e avanço da covid-19

Semana foi negativa para os mercados brasileiros mesmo após a aprovação de vacinas e entusiasmo com Biden no exterior

preocupação

Ex-BCs dizem que atraso na vacinação preocupa por pressão fiscal

Carlos Viana disse não ver uma mudança estrutural no processo inflacionário no País, onde, assim como a atual direção do BC, vê como temporário os choques de preços

pandemia

Anvisa aprova segundo lote da vacina CoronaVac

Diferença da análise do segundo lote para o primeiro está no fato de que o envase e os processos de rotulagem e embalagem ocorrem no Instituto Butantan

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies