Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-10-02T17:24:05-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Check list na mão

5 dicas de ouro para quem pretende se aposentar cedo

O caminho para cumprir a meta de se aposentar cedo não é nada fácil, mas alguns hábitos podem te ajudar nessa missão

2 de outubro de 2019
16:58 - atualizado às 17:24
aposentadoria
Imagem: Shutterstock

Muita gente alimenta o sonho de se aposentar cedo, mas o caminho para cumprir essa meta não é nada fácil. Guardar dinheiro, ter disciplina com os gastos mensais e (principalmente) investir. Essa pode ser considerada uma tríade de ouro para quem pretende pendurar as chuteiras antes da maioria da população.

A reforma da Previdência, que está a um passo de ser aprovada pelo Congresso Nacional, trará algumas mudanças importantes no regime de aposentadoria, mas isso não significa que você deva abandonar as suas próprias metas.

O site Business Insider separou algumas dicas que todo mundo pode colocar em prática no dia-a-dia para parar de trabalhar antes do tempo. Confira:

1. Defina números e prazos

Planejamento é a palavra de ordem quando se pensa em aposentadoria. Logo você deve ter em mente números e prazos para que seu plano de ação realmente funcione. Calcule em quanto tempo você pretende se aposentar e quanto vai precisar economizar até la para viver bem.

Claro que essa missão não é fácil. Afinal, estamos no Brasil e nosso mercado certamente viverá turbulências até o dia de você se aposentar. Nesses casos, buscar uma calculadora financeira ou até mesmo um planejador pode ser uma alternativa.

E aqui vai uma dica: muita gente acha que precisa se aposentar com o salário que recebe enquanto trabalha. Não necessariamente. A menos que esse seja seu plano, você pode optar por uma renda que te permita apenas uma vida sem precisar trabalhar - o popular "viver de renda".

2. Gaste o quanto você ganha

Dinheiro (ainda) não dá em árvore, e a fonte de sua aposentadoria terá que vir do seu salário. Pensando nisso, é importante ressaltar que as riquezas a longo prazo não aparecem se você gastar mais do que ganha. Quando se pensa em aposentar antes do tempo, é fundamental colocar em mente que você precisará ter um custo de vida abaixo do potencial.

Para isso, a Business Insider indica o foco na redução das maiores despesas, que provavelmente são moradia, transporte e alimentação. Uma boa gestão desses custos pode contribuir bastante para aumentar sua economia mensal.

3. Alavanque sua receita

Manter gastos sob controle é importante, mas não resolve tudo. Uma dica interessante para ampliar as economias é colocar mais dinheiro na balança. E aqui vale desde investimentos em imóveis para gerar renda extra com aluguel até abrir um negócio paralelo ao trabalho, que traga uma boa receita no fim do mês.

4. Invista o dinheiro que sobra

Ok, você já aumentou as receitas e equalizou suas despesas. Mas o que fazer com o dinheiro que sobra dessa conta? O passo mais indicado sem dúvidas é colocá-lo de alguma forma no mercado financeiro, seja através de renda fixa (como títulos públicos) ou renda variável (como ações e criptomoedas).

O Business Insider cita que muitos jovens aposentados se apegam ao investimento favorito do bilionário Warren Buffett: os fundos de índice com baixo custo. Há também outra estratégia: a "buy and hold", que você pode conferir nesta matéria.

5. Tenha um backup

Não importa o quão infalível pareça seu plano de aposentadoria, ele pode dar errado. É justamente para esses casos que você precisa ter um plano B na manga. E aqui vale de tudo: de disposição a voltar a trabalhar até "gordura financeira" para queimar em tempos de crise. Sempre pense no pior cenário possível e nada vai te surpreender.

*Com informações da Business Insider.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Cliente difícil

Barrada na alfândega: Carne de unidade da BRF não é mais bem vinda na China

País asiático suspende compra de produtos suínos e de aves processados na unidade de Lucas do Rio Verde (MT), alegando problemas no transporte

Esquenta dos Mercados

Pré-mercado: cautela antes da decisão do Copom e risco fiscal devem dividir atenção com balanços do dia

Em meio ao exterior positivo, bolsa brasileira deve lidar com cenário interno de incertezas quanto ao teto de gastos

Preparar para decolagem

Renovação total: Gol faz acordo para adquirir aviões novos; veja os detahes

Presidente da companhia aérea afirma que movimento é uma antecipação à esperada retomada da demanda por viagens após a pandemia

EXCLUSIVO

Inter lança família de fundos temáticos com entrada a partir de R$ 100; conheça os produtos

A Inter Asset lança hoje a Innova, família de fundos de investimento temáticos. O fundo de cannabis da Vitreo estreia o produto

De olho no Banco Central

Copom decide juros nesta quarta; veja como ganhar dinheiro com apostas no sobe e desce da Selic – e quando vale a pena

Opções de Copom, derivativos lançados no ano passado pela B3, permitem ao investidor apostar nas decisões de juros do Banco Central, protegendo a carteira de surpresas ou lucrando com cenários pouco prováveis

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies