Menu
2019-10-02T17:24:05-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Check list na mão

5 dicas de ouro para quem pretende se aposentar cedo

O caminho para cumprir a meta de se aposentar cedo não é nada fácil, mas alguns hábitos podem te ajudar nessa missão

2 de outubro de 2019
16:58 - atualizado às 17:24
aposentadoria
Imagem: Shutterstock

Muita gente alimenta o sonho de se aposentar cedo, mas o caminho para cumprir essa meta não é nada fácil. Guardar dinheiro, ter disciplina com os gastos mensais e (principalmente) investir. Essa pode ser considerada uma tríade de ouro para quem pretende pendurar as chuteiras antes da maioria da população.

A reforma da Previdência, que está a um passo de ser aprovada pelo Congresso Nacional, trará algumas mudanças importantes no regime de aposentadoria, mas isso não significa que você deva abandonar as suas próprias metas.

O site Business Insider separou algumas dicas que todo mundo pode colocar em prática no dia-a-dia para parar de trabalhar antes do tempo. Confira:

1. Defina números e prazos

Planejamento é a palavra de ordem quando se pensa em aposentadoria. Logo você deve ter em mente números e prazos para que seu plano de ação realmente funcione. Calcule em quanto tempo você pretende se aposentar e quanto vai precisar economizar até la para viver bem.

Claro que essa missão não é fácil. Afinal, estamos no Brasil e nosso mercado certamente viverá turbulências até o dia de você se aposentar. Nesses casos, buscar uma calculadora financeira ou até mesmo um planejador pode ser uma alternativa.

E aqui vai uma dica: muita gente acha que precisa se aposentar com o salário que recebe enquanto trabalha. Não necessariamente. A menos que esse seja seu plano, você pode optar por uma renda que te permita apenas uma vida sem precisar trabalhar - o popular "viver de renda".

2. Gaste o quanto você ganha

Dinheiro (ainda) não dá em árvore, e a fonte de sua aposentadoria terá que vir do seu salário. Pensando nisso, é importante ressaltar que as riquezas a longo prazo não aparecem se você gastar mais do que ganha. Quando se pensa em aposentar antes do tempo, é fundamental colocar em mente que você precisará ter um custo de vida abaixo do potencial.

Para isso, a Business Insider indica o foco na redução das maiores despesas, que provavelmente são moradia, transporte e alimentação. Uma boa gestão desses custos pode contribuir bastante para aumentar sua economia mensal.

3. Alavanque sua receita

Manter gastos sob controle é importante, mas não resolve tudo. Uma dica interessante para ampliar as economias é colocar mais dinheiro na balança. E aqui vale desde investimentos em imóveis para gerar renda extra com aluguel até abrir um negócio paralelo ao trabalho, que traga uma boa receita no fim do mês.

4. Invista o dinheiro que sobra

Ok, você já aumentou as receitas e equalizou suas despesas. Mas o que fazer com o dinheiro que sobra dessa conta? O passo mais indicado sem dúvidas é colocá-lo de alguma forma no mercado financeiro, seja através de renda fixa (como títulos públicos) ou renda variável (como ações e criptomoedas).

O Business Insider cita que muitos jovens aposentados se apegam ao investimento favorito do bilionário Warren Buffett: os fundos de índice com baixo custo. Há também outra estratégia: a "buy and hold", que você pode conferir nesta matéria.

5. Tenha um backup

Não importa o quão infalível pareça seu plano de aposentadoria, ele pode dar errado. É justamente para esses casos que você precisa ter um plano B na manga. E aqui vale de tudo: de disposição a voltar a trabalhar até "gordura financeira" para queimar em tempos de crise. Sempre pense no pior cenário possível e nada vai te surpreender.

*Com informações da Business Insider.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

seu dinheiro na sua noite

E essa Black Friday em ano de crise, vai dar bom?

Estamos prestes a viver uma Black Friday num ano de forte crise, em que as pessoas ficaram confinadas em casa. Definitivamente não é o melhor dos cenários para uma data tão voltada para o consumo. Por outro lado, foi na internet que a Black Friday ganhou força no Brasil, e o e-commerce deu um enorme […]

alta de 32% no ano

Parte da desvalorização maior do real se deve à dívida, diz presidente do BC

Roberto Campos Neto lembrou que o encerramento do ano é, tradicionalmente, um período de mais remessas de recursos ao exterior

fim do dia

O rali continua: Ibovespa deixa Wall Street de lado e sobe quase 20% em novembro

Ações de CVC e siderúrgicas lideram alta do índice. Dólar cai com fluxo e divulgação do dado das contas externas e juros recuam de olho em fiscal

Em pleno calendário eleitoral

Senado aprova mudanças na Lei de Falências

O projeto amplia o financiamento a empresas em recuperação judicial, permite o parcelamento e o desconto para pagamento de dívidas tributárias e possibilita aos credores apresentar plano de recuperação da empresa

Olha o Gol

Boeing 737-8 Max é autorizado a retornar operações no Brasil pela Anac

A informação é vista com bons olhos pela Gol, que é a única credenciada a operar o modelo no Brasil.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies