A produção e venda de veículos no Brasil caíram em agosto no comparativo com o mesmo mês de 2018. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (5) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No mês, a produção de veículos no país caiu 7,3% em agosto ante igual mês do ano passado, totalizando 269,8 mil unidades produzidas, em soma que considera os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Segundo a associação, o recuo no volume produzido se deve à desaceleração da venda de veículos no mercado interno e ao recuo nas exportações, em especial para a Argentina. O país tem reduzido a compra de carros brasileiros desde meados do ano passado, em razão do aprofundamento de sua crise econômica.
No sentido contrário, o número de unidades produzidas em agosto apresenta leve alta em relação a julho, de 1,1%. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o setor já soma 2,01 milhões de unidades, crescimento de 2% em relação a igual período de 2018.
O número de veículos vendidos em agosto também apresentou queda. Segundo a Anfavea, a venda para o consumidor brasileiro caiu 2,3% em agosto ante igual mês do ano passado, na primeira queda interanual depois de 27 meses seguidos de alta. Foram 243 mil unidades vendidas.
Os resultados do setor são sentidos na geração de emprego. Em agosto, foram fechadas 512 vagas. Em 12 meses, são 4.366 postos de trabalho encerrados.
Hoje, o setor conta com 128.153 empregados, queda de 3,3% em relação ao número registrado em agosto do ano passado.
*Com Estadão Conteúdo