A ação da companhia alemã de produtos químicos Basf sobe após a empresa divulgar um lucro acima do espero no terceiro trimestre deste ano. A cifra para o período foi de 911 milhões de euros (cerca de US$ 1,01 bilhão - ou R$ 4,7 bi) - analistas previam 607 milhões de euros. Por volta das 12h (horário de Brasília), os papeis eram negociados a 63 euros, numa alta de 2,99%. Acompanhe nossa cobertura de mercados.
O resultado representa queda de 24% na comparação com igual período do ano passado, quando foi reportado lucro líquido de 1,2 bilhão de euros. A Basf atribuiu o desempenho negativo no trimestre aos preços mais baixos em seus negócios de materiais e produtos químicos.
O lucro antes de juros e imposto de renda (Ebit), excluindo itens especiais, também recuou 24%, de 1,47 bilhão de euros para 1,12 bilhão de euros. Já as vendas caíram 2% no período, para 15,23 bilhões de euros, ante 15,61 bilhões de euros em igual período do ano anterior.
Mais números
Na Divisão de Soluções Agrícolas, as vendas da Basf no terceiro trimestre de 2019 aumentaram 26%, de 1,243 bilhão de euros para 1,561 bilhão de euros.
Em volume, as vendas da divisão cresceram 21%. A companhia também registrou melhor desempenho no Ebit excluindo itens especiais do segmento, revertendo Ebit negativo de 5 milhões de euros para Ebit positivo de 73 milhões de euros.
A companhia reafirmou a perspectiva de guidance para o acumulado do ano, com previsão de declínio nas vendas e queda de até 30% no Ebit (lucro antes de juros e impostos), excluindo itens especiais.
A Basf afirmou ainda, no comunicado divulgado para a imprensa, que está passando por uma revisão organizacional a fim de aumentar a lucratividade e que com isso 1,8 mil postos de trabalho já foram cortados globalmente.
*Com Estadão Conteúdo