🔴 PRIO3 E +9 AÇÕES PARA COMPRAR AGORA – ASSISTA AQUI

Entre o passado e o futuro

E se pudéssemos usar os erros de 2018 para aprender alternativas para 2019? Ou, então, se conseguíssemos nos apoiar sobre os avanços desse ano para novas conquistas no próximo?

27 de dezembro de 2018
10:58

"Nunca releio o que escrevo. Prefiro viver em função do futuro.”
“Parece-me fácil viver sem ódio, coisa que nunca senti,
mas viver sem amor acho impossível.”

Jorge Luis Borges

O título desta coluna não é original, claro. Bom, se você se acha original, sinto lhe informar, mas você apenas não leu o suficiente. Da minha parte, replico tanto ideias alheias que, às vezes, me pego copiando a mim mesmo.

“Entre o passado e o futuro” é uma referência à obra de Hannah Arendt, em que a filósofa aponta a ruptura da época moderna com a tradição, com consequências importantes para a vida cotidiana.

Viradas de ano são épocas típicas em que mentalmente tentamos ligar o passado ao futuro, como se a história pregressa pudesse iluminar a via à frente. “O caminho é escuro e frio, mas também bonito, porque é iluminado pela beleza do que aconteceu a minutos atrás” – quase posso ouvir a voz do Ney Matogrosso.

Proponho um exercício de esperança. E a esperança, conforme bem definiu Jorge Luis Borges, é a memória do futuro. Curioso como Borges se liga ao “Lindy Effect”, de Nassim Taleb: “só se devem ler livros escritos há mais de cem anos”– mas isso é apenas uma digressão idiota do redator; vamos voltar pro nosso exercício.

Alternativas

E se pudéssemos usar os erros de 2018 para aprender alternativas para 2019? Ou, então, se conseguíssemos nos apoiar sobre os avanços desse ano para novas conquistas no próximo?

Numa adaptação livre de Italo Calvino, as memórias de 2018 só podem contar se realmente reunirem a marca do passado e o projeto do futuro. O bom analista – e aqui uso o termo no sentido de qualquer um que faz análise, e não na apropriação indébita e monopolista que Apimec/CVM querem dar ao termo, como se não houvesse analista de sistemas, analista concursado da Receita Federal, analista de bula de remédio, analista de exames laboratoriais, analista climático e por aí vai – liga passado, presente e futuro.

Às vezes, acho que o mercado financeiro existe mesmo é pra tirar sarro da gente, mostrar que ninguém sabe nada.

Partimos para o Natal sob manchetes estridentes de que as bolsas norte-americanas apontavam para o pior mês de dezembro desde 1930, com o índice S&P 500 registrando perdas da ordem de 15 por cento, numa desvalorização semelhante apenas àquela de 1931 (-14,53 por cento), quando esteve sob os efeitos danosos da Grande Depressão.

A preocupação com uma iminente recessão nos EUA desencadeou uma elevação importante do grau de aversão a risco e catalisou uma venda generalizada de ações por lá, num movimento amplificado por fatores técnicos, como muitos robôs operando sob modelagem seguidora de tendência ou momentum, alavancagem de pessoa física e aumento da relevância dos ETFs.

Ciclo vicioso

Sem querer tornar a discussão chata e técnica, o gerenciamento de risco sob a ideia do VaR (Value at Risk), em que o aumento da volatilidade hoje cospe necessidade de redução do risco da carteira, retroalimentando um ciclo vicioso, também cumpriu seu papel.

Então, quando Wall Street formalizou a entrada no bear market e supostamente indicava caminhada adicional ladeira abaixo, as bolsas norte-americanas subiram 5 por cento ontem (arredondando). A busca por barganhas a partir de níveis sobrevendidos e a sinalização de que Jerome Powell segue à frente do Fed, após ameaças de Donald Trump, catalisaram o movimento, também amplificado pelos mesmo fatores acima (obviamente, na direção contrária).

Hoje, o banho de sangue volta a tomar conta da renda variável nos EUA, com seus índices de ações caindo mais de 1 por cento.

A volatilidade está por todo lado. A não ser que haja uma revoada de cisnes negros, dezembro terminará, a despeito da tentativa de recuperação de ontem, como um dos piores meses da história do S&P 500. Então, teremos uma enxurrada de notícias e análises (de novo, no sentido amplo de análise, o mesmo que os dicionários lhe conferem; quem sabe os “reguladores" brasileiros possam dar umas dicas de taxonomia ao Aurélio e ao Houaiss?) apontando o derramamento de sangue em Wall Street.

A verdade, porém, é que, agora, isso não importa mais. O passado não se muda. O que vem pela frente? Essa é a questão relevante. Tentando estabelecer um link entre o passado e o futuro, buscamos aqui o histórico dos piores meses de dezembro para o S&P 500 e o que aconteceu nos meses subsequentes. Há algum padrão capaz de, quem sabe, nos indicar prospectivamente o que pode acontecer por 2019?

A tabela abaixo contempla os dez piores meses de dezembro para o índices de ações norte-americano desde 1930 e o que aconteceu depois. As variações são todas de preço, sem contar dividendos.

Para quem gosta desse tipo de estatística, desde janeiro de 1928, foram 1.091 meses, dos quais o S&P subiu em 646 meses, enquanto recuou em 445 meses. São 59 por cento de meses positivos. Dos 90 dezembros, foram 67 meses positivos (74 por cento). Em média, a Bolsa sobe 1,4 por cento em dezembro contra 0,6 por cento em todos os meses incluindo dezembro. Se tirarmos dezembro da amostra, vai para 0,5 por cento.

Pra falar a verdade, eu acho tudo isso uma bobagem. A realidade é não ergódica. Desculpe o palavrão, mas as séries financeiras não preservam suas propriedades estatísticas ao longo do tempo. O padrão (ou a falta dele; deixo ao gosto do freguês) da tabela acima não me parece oferecer qualquer capacidade preditiva.

Estamos num momento de muita incerteza e o comportamento de curto prazo dos mercados é absolutamente imprevisível. Há bons argumentos para os dois lados, com riscos pronunciados no horizonte, sendo contrabalançados por uma economia norte-americana ainda em bom ritmo e sólido desempenho dos lucros corporativos.

Falando de Brasil especificamente (porque, pra gente, no final do dia é mais isso que interessa), mesmo que não haja um desempenho estelar de Wall Street, talvez consigamos atravessar bem a turbulência externa por conta do estágio de nosso ciclo econômico e do potencial de recuperação após a destruição da era Dilma — supondo, claro, que não haja uma hecatombe lá fora.

Desvantagem

Resumidamente, eu não sei qual força vai prevalecer. Tenho orgulho de assumir minha ignorância. Nesse nosso negócio, o mundo se divide entre os que não sabem e os que acham que sabem, com importante desvantagem para o segundo grupo (tipicamente mais concentrado e alavancado).

Sempre que me deparo com momentos de ambivalência e dicotomia para os mercados, tento me afastar do noticiário e buscar uma visão mais abrangente a partir da perspectiva de toda a floresta, e não apenas das nervuras de cada folha. Direciono meu foco para o nível de preços e para fatores técnicos.

Ao patamar atual, o Ibovespa negocia a cerca de 11,5x sua projeção de lucros para os próximos 12 meses, contra uma média em torno de 13x. Parece barato, principalmente se considerarmos o menor custo de oportunidade do capital (Selic na mínima histórica) e o prognóstico de bom crescimento dos lucros corporativos. Em paralelo, o prêmio de risco estimado para as ações agora beira 6 por cento, indicando atratividade sobre a renda fixa.

Sobre a questão técnica, o Brasil é hoje claramente “underowned”, com fundos globais e voltados a mercados emergentes carregando posições ínfimas nos ativos de Pindorama. Há muito dinheiro novo para chegar à Bolsa conforme avancemos nas reformas e haja um alívio em Wall Street capaz de devolver o dinheiro para mercados emergentes.

Preparo-me para entrar em 2019 com a esperança preservada, mesmo depois desse momento difícil para as bolsas globais. “Nas xícaras sujas de ontem, o café de cada manhã é servido”, nos lembra Maria Bethânia. Torture os dados como quiser, atualize a tabela acima conforme bem entender. Não importa muito. Tenha um projeto para seu portfólio em 2019 e nunca se esqueça: no longo prazo, a Bolsa norte-americana é bastante vencedora.

Mercados

Mercados abrem a quinta-feira sob retorno da aversão a risco. Depois da disparada de Wall Street ontem, os ganhos não se sustentam, com petróleo devolvendo parte da valorização da quarta-feira e preocupação em torno das negociações sobre a potencial paralisação do governo norte-americano. Com muita incerteza no horizonte, faltam drivers para estender o avanço de ontem para Wall Street, sem fluxo comprador novo.

Agenda norte-americana traz confiança do consumidor e pedidos de auxílio-desemprego. Por aqui, saem resultado fiscal do governo central, números de crédito e prévia do Ibovespa.

Ibovespa Futuro registra baixa de 0,4 por cento, dólar e juros futuros também recuam, mas variações são modestas.

Compartilhe

MARKET MAKERS — CRIPTOVERSO

Mercado de DeFis caiu mais do que as criptomoedas, mas este especialista vê oportunidade de mais de US$ 15 trilhões daqui para frente; entenda

11 de agosto de 2022 - 13:45

As DeFis chegaram para abalar o universo digital e chegaram a animar bancos centenários como o Société Générale

COBERTOR QUENTE

Inverno Cripto? Investidores de venture capital colocam US$ 2,1 bilhões em projetos mais arriscados de criptomoedas; veja quais

5 de agosto de 2022 - 15:20

Web 3.0, DeFi e CeFi são algumas das ideias mais recentes no universo digital — o risco é alto, mas o retorno pode ser astronômico

SEMANA EM CRIPTO

Que semana! Bitcoin (BTC) sobrevive a roubos de pontes e criptomoedas disparam; confira o que foi destaque e o que esperar dos próximos dias

5 de agosto de 2022 - 12:13

Mesmo com queda na semana, criptomoedas sobrevivem a dados do payroll e precisam enfrentar inflação dos EUA na semana que vem

NO VERMELHO

Bitcoin (BTC) caminha para encerrar semana em queda, mas criptomoeda que fez parceria com a Meta (Facebook) dispara 44% hoje; saiba quem é

4 de agosto de 2022 - 15:31

A Meta (Facebook) anunciou hoje a expansão das operações com NFTs; token Flow disparou após o comunicado

UMA PARCERIA DE TRILHÕES

Ações da Coinbase disparam 22% após corretora firmar parceria para oferecer criptomoedas para maior gestora de ativos do mundo

4 de agosto de 2022 - 12:56

O anúncio da parceria entre a exchange e a BlackRock animou os investidores, que foram às compras mesmo com a queda do dia das criptomoedas

MARKET MAKERS

Bitcoin deixa de ser ‘ilha’ e passa a se comportar como mercado tradicional — mas você não deve tratar criptomoedas como ações de tecnologia

3 de agosto de 2022 - 15:47

Os convidados do Market Makers desta semana são Axel Blikstad, CFA e fundador da BLP Crypto, e Guilherme Giserman, manager de global equities no Itaú Asset

SÓ O AMOR…

Entenda o que são as ‘pontes’ que ligam as blockchains das criptomoedas; elas já perderam US$ 2 bilhões em ataques hackers

3 de agosto de 2022 - 14:35

A fragilidade desses sistemas se deve principalmente por serem projetos muito novos e somarem as fraquezas de duas redes diferentes

DESVIANDO DO FOGO

Mesmo em dia de hack milionário, bitcoin (BTC) e criptomoedas sobem hoje; depois de ponte do ethereum (ETH), foi a vez da solana (SOL)

3 de agosto de 2022 - 11:36

Estima-se que cerca de US$ 8 milhões (R$ 41,6 milhões) tenham sido drenados de carteiras Phantom e Slope, além da plataforma Magic Eden

CRIPTO-GUERRA

Em 6 meses de guerra, doações em criptomoedas para Rússia somam US$ 2,2 milhões — mas dinheiro vai para grupos paramilitares; entenda

2 de agosto de 2022 - 15:48

Esse montante está sendo gasto em equipamentos militares, como drones, armas, coletes a prova de balas, suprimentos de guerra, entre outros

EXCLUSIVO

Bitcoin (BTC) na origem: Conheça o primeiro fundo que investe em mineração da principal criptomoeda do mercado

2 de agosto de 2022 - 11:41

Com sede em Miami, a Bit5ive é uma dos pioneiras a apostar no retorno com a mineração de bitcoin; plano é trazer fundo para o Brasil

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies