🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

Luis Ottoni

Luis Ottoni

Jornalista formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduando em negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou nas editorias de economia nos portais G1, da Rede Globo, e iG.

Eleições 2018

Haddad acena ao mercado com novo plano direcionado à indústria

Campanha de petista aposta em plano de “reindustrialização” e defende comércio com parceiros internacionais

Luis Ottoni
Luis Ottoni
10 de outubro de 2018
13:54 - atualizado às 14:14
Ex-presidenciável Fernando Haddad (PT) em debate do SBT
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Imagem: Marcelo Chello/Seu Dinheiro

Para tentar se aproximar do mercado, o presidenciável Fernando Haddad anunciou uma nova estratégia do PT direcionada ao setor industrial nesta quarta-feira, 10.

O petista disse que sua equipe vai adotar uma abordagem diferente daquela do plano de governo elaborado pelo ex-presidente Lula.

No caso de Haddad, o novo foco recai em um plano de "reindustrialização", fortemente direcionado a um aumento na taxa de investimento.

No programa anterior, o partido via nos bancos públicos um papel importante no padrão de financiamento dessa reindustrialização. Esse ponto do programa "original" não foi repetido agora pela equipe de Haddad, mesmo porque não deram certo no governo Dilma Rousseff.

A equipe do candidato petista, no entanto, mantém na recuperação do mercado consumidor interno um pilar da retomada da atividade econômica.

"Em segundo lugar, é fundamental retomar o dinamismo do mercado consumidor interno, através do aumento da renda, da retomada do emprego e do crédito", informa em documento.

Leia Também

Competitividade

Além disso, o petista defende a intensificação do comércio com parceiros internacionais, principalmente os que compram produtos manufaturados, como o latino-americano.

O programa passa ainda por medidas que aumentem a competitividade da indústria nacional, como a reforma tributária "que desonere a produção" e a redução da burocracia que dificulta a vida das empresas.

A campanha do petista não respondeu ao "Estado de S. Paulo" se abriria mão de subsídios na política industrial, nem mesmo citou setores a serem priorizados. Por outro lado, disse que eles deverão ter como objetivos o desenvolvimento tecnológico, a transição ecológica, a geração de empregos, a melhoria da qualidade de vida e da distribuição de renda, além da obtenção de divisas estrangeiras. Esses critérios deverão ser aplicados inclusive à indústria automobilística.

Comércio exterior

Em relação a acordos internacionais de comércio, as campanhas de Haddad e Bolsonaro afirmam que é preciso abrir mais o mercado brasileiro, reduzindo tarifas de importação e adotando medidas para facilitar esse fluxo. Mas ambos divergem na estratégia para isso.

O programa de Bolsonaro prega a redução de "muitas alíquotas de importação e barreiras não tarifárias" como forma de promover o crescimento econômico de longo prazo. "O Brasil é um dos países menos abertos ao comércio internacional, a consequência disso é nossa dificuldade em competirmos em segmentos de alta tecnologia."

Já na equipe de Haddad a visão é contrária a uma "abertura indiscriminada", em que as tarifas de importação sejam reduzidas "sem receber nada em troca, o que enfraquece ainda mais nossa indústria", segundo respostas enviadas pela equipe do candidato.

*Com Estadão Conteúdo

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VISÕES DIVERGENTES NA ESQUERDA

Venezuela gera discussão entre Gleisi e Haddad em reunião do PT

10 de fevereiro de 2019 - 12:59

A ida de Gleisi à posse de Maduro dividiu opiniões no PT. Ela teria tomado a iniciativa sem consultar a direção.

OPOSIÇÃO

PT enaltece Haddad como ‘nova liderança’ em documento

1 de dezembro de 2018 - 16:35

Diretório Nacional do PT aprovou neste sábado, 1º, uma nova resolução política para orientar os rumos do partido a partir de 2019.

Candidato derrotado

Em Nova York, Haddad diz que Brasil pode crescer com governo liberal de Bolsonaro

30 de novembro de 2018 - 13:43

Candidato derrotado na corrida eleitoral disse que Brasil terá de se “prevenir” de agenda conservadora e neoliberal radical

Seu mentor de investimentos

Entusiasmo ou alívio?

29 de outubro de 2018 - 10:56

Seja lá o que for que Bolsonaro fale até a posse, não diminuirá meu alívio por ter votado 17. O que estou interessado em saber é se ele vai transformar esse alívio em entusiasmo

Eleições 2018

Nova governabilidade é desafio para Bolsonaro

28 de outubro de 2018 - 22:29

Prometendo não entregar cargos em troca de apoio, eleito terá de inaugurar nova forma de relação com o Congresso

IBOPE

Boca de urna: 56% Bolsonaro X 44% Haddad

28 de outubro de 2018 - 19:02

Boca de urna: 56% Bolsonaro X 44% Haddad Apuração (88,44% das urnas apuradas) Bolsonaro 55,7% contra 44,30% Atualização em instantes

Eleições 2018

Vereadora do PSL é presa por suspeita de compra de voto para Haddad

28 de outubro de 2018 - 15:37

Josefa Eliana da Silva Bezerra, do partido de Bolsonaro, estava com um veículo repleto de adesivos do candidato petista

Eleições 2018

Democracia e liberdades individuais estão em risco, diz Haddad

28 de outubro de 2018 - 12:49

Candidato do PT votou hoje em escola no bairro de Moema, Zona Sul de São Paulo, onde houve princípio de confusão com apoiadores de Bolsonaro

Eleições 2018

Parece que acabou, mas está só começando

28 de outubro de 2018 - 6:02

Eleição acaba hoje, mas política vai continuar no foco dos mercados já que eleito tem de dizer e mostrar a que veio

Eleições 2018

Ibope: Bolsonaro tem 54% dos votos válidos e Haddad, 46%

27 de outubro de 2018 - 21:28

Diferença entre os dois candidatos caiu de 14 para oito pontos porcentuais em relação à pesquisa divulgada pelo Ibope na última terça-feira

Eleições 2018

Pesquisa CNT/MDA mostra Bolsonaro com 56,8% dos votos válidos; Haddad tem 43,2%

27 de outubro de 2018 - 19:04

Voto é definitivo para 91,3% dos eleitores do candidato do PSL e para 91,4% do petista

Eleições 2018

Equipes de Bolsonaro e Haddad terão acesso a salas do TSE amanhã

27 de outubro de 2018 - 14:50

A presidente do TSE também convidou os 35 partidos políticos registrados para acompanhar no edifício-sede do tribunal a totalização dos votos

Eleições 2018

Joaquim Barbosa declara apoio a Fernando Haddad em rede social

27 de outubro de 2018 - 12:29

Em sua conta no Twitter, o magistrado diz que Jair Bolsonaro (PSL) lhe inspira medo

Eleições 2018

Bolsonaro mantém vantagem de 16 pontos sobre Haddad em pesquisa XP/Ipespe

26 de outubro de 2018 - 9:13

Pesquisa não acompanhou tendência do Datafolha e Bolsonaro continua com 58% dos votos válidos ante 42%, de Haddad

Eleições 2018

Datafolha mostra que diferença entre Bolsonaro e Haddad caiu 6 pontos

25 de outubro de 2018 - 20:30

Candidato do PSL aparece com 56% dos votos válidos, enquanto o petista está com 44% das intenções de voto

Eleições 2018

Probabilidade de vitória de Bolsonaro é de 91%

24 de outubro de 2018 - 10:32

Modelo da Numbers Care/GO Associados já considera últimos números da pesquisa Ibope de ontem

Eleições 2018

Ibope divulga nova pesquisa de intenção de voto para presidente no 2º turno

23 de outubro de 2018 - 20:54

Candidatos oscilam dentro da margem de erro e diferença entre Bolsonaro e Haddad diminui quatro pontos

Eleições 2018

Bolsonaro e Haddad reproduzem campanha em entrevistas

23 de outubro de 2018 - 6:02

Presidenciáveis seguiram o mesmo script das campanhas de rádio e TV sem dar novas pistas relevantes sobre condução da economia

Eleições 2018

Bolsonaro lidera com 57% e Haddad tem 43% em pesquisa CNT/MDA

22 de outubro de 2018 - 13:45

Instituto ouviu 2.002 pessoas entre os dias 20 e 21 de outubro

Eleições 2018

Bolsonaro continua liderando corrida com 60% das intenções em nova pesquisa BTG

22 de outubro de 2018 - 10:41

Candidato do PSL tem 60% das intenções dos votos válidos enquanto petista Fernando Haddad foi de 41% para 40%

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar