Menu
2019-04-04T13:58:11-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Reforma parada na Câmara

Na contramão de Bolsonaro, Congresso não dá sinais de que vai aprovar a reforma da Previdência neste ano

Câmara parece pouco disposta a tocar a discussão do texto proposto pela equipe econômica de Temer

30 de outubro de 2018
18:40 - atualizado às 13:58
Câmara dos Deputados
Aprovação da reforma neste ano é considerada como "impossível" pelos deputados - Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Nem mesmo os aliados do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) acreditam que a reforma da Previdência possa ser aprovada ainda neste ano pelo Congresso. A ideia ganhou fôlego nesta terça-feira, 30, depois que Bolsonaro disse em entrevistas que tem a intenção de negociar com o governo Temer a aprovação de toda ou parte da reforma que tramita atualmente no Congresso.

Mas a tarefa não é nada fácil. O próprio líder da bancada da bala na Câmara e aliado do capitão reformado, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), não acredita que a negociação da reforma avance. "Não posso falar pela Casa, estou falando pelo clima que eu sinto dos colegas. Acho muito difícil".

Quando questionado se haveria tempo para elaboração de um novo projeto sobre a Previdência, ele disse achar isso uma tarefa impossível para a atual legislatura. "Essa responsabilidade tem de ficar com o novo Congresso, com os parlamentares que foram eleitos", afirmou.

Por outro lado, Fraga acredita que ainda haja espaço para a atual legislatura aprovar outros temas como a reforma tributária e as alterações no estatuto do desarmamento.

Partidos não se movem

Líderes das bancadas partidárias da Câmara também avaliam como baixa a possibilidade da Casa aprovar qualquer mudança sobre Previdência ainda neste ano.

O líder do governo, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que o calendário é muito apertado e a matéria é complexa. "Vai exigir um esforço conjunto muito grande para isso poder acontecer", disse.

Já o líder do PPS, deputado reeleito Alex Manente (SP), diz que não há possibilidade nem de se passar um texto reduzido ou com alterações sobre a proposta. "Se ficou empatado até agora não vai passar e ser for um texto muito reduzido não resolve o problema da Previdência".

Na oposição, o mesmo discurso. O líder do PT na Casa, Paulo Pimenta (RS), também não acha possível passar o projeto neste ano.

*Com Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

disciplina fiscal

Candidatos, Lira e Pacheco criam ruído no mercado com possibilidade de prorrogação do auxílio

Pacheco falou em sacrificar algumas premissas econômicas para “poder manter alguma forma de socorro a essas pessoas”; Lira disse que tinha a impressão de mercado poderia aceitar a medida, estando dentro do teto

eu vejo uma alta

Sem forward guidance, pergunta agora é: quando a Selic vai subir?

Aceleração da inflação e riscos do lado fiscal levam analistas a estimarem que primeira alta virá antes que o esperado

mudança de governança

CEO da Copel sinaliza que interferências políticas são coisas do passado

Daniel Slaviero apresentou ao mercado os pilares que nortearão a nova política de governança corporativa da elétrica

em são paulo

Luciano Hang tem alta hospitalar após ser internado com covid-19

Mais cedo, ele realizou uma live na rede social, em que contou que permaneceu assintomático

após reclamações

C6 Bank é multado em R$ 7 milhões pelo Procon-SP por crédito consignado

Procon ressalta que recebeu reclamações de consumidores de todo o Estado, que disseram que foram surpreendidos com empréstimos consignados não solicitados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies