Menu
2018-10-24T07:13:21-03:00
Luis Ottoni
Luis Ottoni
Jornalista formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduando em negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou nas editorias de economia nos portais G1, da Rede Globo, e iG.
Rumo ao Novo Mercado

Gol terá de lidar com questionamentos de minoritários sobre plano de migração

Na semana passada, aérea anunciou que não renovaria o contrato com a Smiles para unificar base acionária de empresas e chegar ao novo mercado

24 de outubro de 2018
7:13
Avião Gol
Imagem: shutterstock

Um grupo de acionistas minoritários da Gol vem se preparando para se posicionar contra o plano de migração da companhia para o Novo Mercado, segmento de maiores exigências de governança corporativa da B3. A informação é da coluna "Broadcast", do Estadão, desta quarta-feira, 24.

Na semana passada, a aérea anunciou que não renovaria o contrato com a Smiles, que vence em 2032, com o intuito de unificar sua base acionária com a da empresa de programas de fidelidade e, dessa forma, levar a Gol ao Novo Mercado.

Para chegar lá...

Para realizar essa migração, a empresa planeja criar ações "PNs especiais" que seriam direcionadas a uma empresa que concentra parte operacional da Gol e da Smiles enquanto haveria alienação das ONs ao fundo Volluto, da família Constatino.

Esse fundo, junto com o mercado, teria os papéis ordinários da Gol, que passaria a ser uma holding listada no Novo Mercado, ainda segundo o jornal. Esse segmento da B3 só permite a listagem de empresas com ações ordinárias.

Além disso, esse modelo vem sendo desenhado pois a empresa não pode ter controle difuso por conta da legislação, que restringe em até 20% no controle de companhias aéreas.

Sem direitos

Os acionistas minoritários pretendem reforçar que se sentem prejudicados com os recentes movimentos da companhia. Aliás, se a aérea for em frente com os planos, esses acionistas perderão direitos políticos diretos na empresa operacional, ainda segundo a coluna Broadcast.

*Com Estadão Conteúdo 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Segredos da bolsa

Com PIB brasileiro em foco, investidores monitoram juros futuros americanos e tensão em Brasília

O grande evento da semana é a divulgação dos números do Produto Interno Bruto brasileiro no ano passado, mas os investidores também monitoram o clima político em Brasília e os sinais de “superaquecimento” da economia americana

Novos tempos

Alvo de Bolsonaro, home office avança no setor público

Bolsonaro usou trabalho remoto para atacar presidente da Petrobras

Mais uma na área

FDA autoriza uso emergencial de vacina de dose única nos EUA

Imunizante é produzido pela Johnson & Johnson

Contra a pandemia

Matéria-prima para produção de 12 milhões de doses de vacina chega ao Rio

Total de efetivamente imunizados não chega a 1% da população brasileira

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies