A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

2018-10-11T11:54:00-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
EUA

Um Banco Central “fofo” e “ridículo”

Presidente dos EUA, Donald Trump, segue vociferando contra o Federal Reserve por subir juro

11 de outubro de 2018
11:37 - atualizado às 11:54
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: Shutterstock

Pelo segundo dia consecutivo Donald Trump ataca seu banco central, o Federal Reserve (Fed). Ontem, disse que o Fed “enlouqueceu” e agora, com sua contumaz ironia, disse que o BC “está ficando um pouco fofo demais”, antes dizer que “é ridículo o que eles estão fazendo”.

Desde julho Trump já vem demostrando sua insatisfação com a elevação de juros e tinha feito outros ataques ao BC conduzido por Jerome Powell, mas parece que a forte queda do mercado no pregão de quarta-feira, o deixou ainda mais irritado.

Na entrevista, Trump também levou o assunto para o lado pessoal, falando que ele está pagando juros mais elevados por culpa do Fed e que Powell e companhia estão cometendo um grande erro.

Pode ser que Trump esteja antevendo um arrefecimento no forte ritmo de crescimento da economia americana e já esteja em busca de eventuais culpados. O presidente americano quer juros baixos para estimular uma economia já aquecida e não mostra preocupação com o comportamento da inflação. Outra avaliação possível é que juro baixo ajudaria Trump a lidar com seu problema fiscal, pois seria incoerente subir impostos depois dos cortes que ele mesmo promoveu.

Os ataques, no entanto, não devem abalar a independência do Fed, que tem acenado a continuidade do ajuste gradual das taxas de juros. O próximo encontro do Fed será nos dias 7 e 8 de novembro. Para a reunião de dezembro, dias 18 e 19, se espera mais um aperto de 0,25 ponto percentual, elevando o juro do range atual de 2% a 2,25%.

Em entrevista após subir o juro em 26 de setembro, Powell foi questionado sobre as críticas de Trump, e afirmou que o Fed executa exclusivamente a sua missão e que “não levamos em conta fatores políticos”.

O ritmo de aperto das condições monetárias americanas é assunto relevante para a economia americana e mundial e o próprio Powell reconhece isso, ao dizer que o Fed está sendo claro e gradual no seu processo de ajuste.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

TURFE NA BOLSA

Hapvida (HAPV3) sai na frente e dispara 18% após balanço — saiba se é hora de comprar a líder do Ibovespa hoje

12 de agosto de 2022 - 14:16

A performance no segundo trimestre não só fez a Hapvida disparar na B3, mas também garantiu que um grande banco melhorasse sua recomendação para o papel HAPV3

VAGAS DA SEMANA

Nubank e Itaú estão com vagas de emprego abertas; confira outras oportunidades da semana

12 de agosto de 2022 - 13:15

As instituições financeiras estão com mais de 80 vagas de emprego para diversas posições; a lista ainda traz oportunidades em empresas e startups

Bife suculento

Marfrig (MRFG3) anuncia R$ 500 milhões em dividendos e programa de recompra de 31 milhões de ações; veja quem tem direito aos proventos e os destaques do balanço

12 de agosto de 2022 - 13:15

Mercado reage positivamente aos números da companhia nesta sexta (12); dividendos serão pagos em setembro

PASSANDO O CHAPÉU

Em tempos de crise, todo mundo precisa de um extra: Infracommerce (IFCM3) fará aumento de capital privado de até R$ 400 milhões

12 de agosto de 2022 - 12:55

Plataforma de e-commerce Infracommerce (IFCM3) busca solução mais barata para financiar operações no curto prazo

AMIGO DE CRIPTO

Com real digital do Banco Central, bancos poderão emitir criptomoeda para evitar “corrosão” de balanços, diz Campos Neto

12 de agosto de 2022 - 12:43

O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, ainda afirmou que a comissão será rigorosa com crimes no setor: “ fraude não se regula, se pune”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies