Menu
2019-04-04T14:01:11-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Mercados

XP tem revés na CVM em processo sobre atuação irregular de agente autônomo de investimento

Xerife do mercado rejeitou um acordo feito pela gestora para colocar fim ao julgamento sobre atuação irregular de agente autônomo

11 de outubro de 2018
17:24 - atualizado às 14:01

A CVM rejeitou nesta quinta-feira, 11, um acordo proposto pela XP Investimentos para colocar fim a um processo que julga uma atuação irregular de Agente Autônomo de Investimentos (AAI).

A proposta da gestora era de se comprometer a ajustar o planejamento de auditores desses agentes para impedir novos casos, além de pagar multa de R$ 60 mil.

Mas o Comitê de Termo de Compromisso (CTC), que avaliou o acordo, propôs a rejeição porque o julgamento está em estágio inicial. Com isso, o processo sancionador, que além da XPI envolve a RJ Investimentos AAI e Thiago Tavares Lannes, acusado de exercer a atividade de forma irregular, continuará tramitando.

Na proposta, a XPI também havia se comprometido a indenizar os prejuízos causados a investidora que fez a denúncia e deu origem ao processo. Já a RJI prometeu não permitir pessoas não credenciadas como AAI no atendimento a investidores e a sempre utilizar o sistema XP Push para registro das ordens dos clientes.

O CTC entendeu, porém, que havia uma indefinição relacionada ao valor a ser ressarcido à investidora.

Também seguiu a orientação da Procuradoria Federal Especializada junto à CVM, que afirmou que haveria um impedimento jurídico para a celebração do acordo, pois não houve indenização pelos prejuízos causados à investidora.

*Com Estadão Conteúdo.

 

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Liberdade econômica

Equipe econômica vai ao STF defender autonomia do Banco Central

A lei que estabeleceu a autonomia formal do BC virou alvo de uma ação do PSOL e do PT, que questionaram o fato de o projeto ter sido apresentado pelo Legislativo

conteúdo patrocinado

Ainda não declarou o Imposto de Renda 2021? Veja as principais dicas para pagar menos imposto nessa reta final

O prazo para a declaração do IR vai até 31 de maio. Se você ainda não declarou, ainda dá tempo de fazer isso em tempo recorde e pagando muito menos imposto. Conheça esse método e saiba como:

SERÁ QUE VAI SEXTAR?

Ibovespa busca mais uma alta semanal na cola da Vale e da Petrobras

Apetite por risco lá fora, bons resultados trimestrais e pausa na CPI devem dar uma folga para investidores hoje

cardápio de balanços

CCR, Cyrela Realty, EcoRodovias, IRB, BR Malls, Magalu e Petrobras: os balanços que mexem com o mercado nesta sexta

Resultados das empresas no primeiro trimestre ajudam a movimentar o pregão nesta sexta; veja os principais números

IR 2021

Imposto de Renda: Como declarar compra e venda parcelada de imóvel sem financiamento bancário?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies