A equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), está estudando a possibilidade tirar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça, que será comandado por Sérgio Moro.
Quem ficaria responsável pelo conselho seria, então, o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes. A informação é do jornal "Valor Econômico" desta terça-feira, 13.
Apesar de ainda não haver uma confirmação formal sobre a mudança, sabe-se que há interesse da área econômica do governo em ter o controle do Cade. Mas seria necessário avaliar os impactos políticos da decisão, que pode acarretar no enfraquecimento de poder de Moro.
Em entrevista a "Valor", o ex-presidente do Cade, Gesner de Oliveira, disse que a mudança é possível já que, no mundo, é possível encontrar os dois modelos. Enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, o órgão antitruste é vinculado à Justiça, na Alemanha, à Justiça.