Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DEIXANDO A B3

Trocar Randoncorp (RAPT4) por Frasle (FRAS3)? Entenda a OPA da controladora e o que muda para o seu bolso

Oferta prevê a permuta de ações com prêmio de 45,5% e já conta com o aval da Previ; confira os detalhes da proposta e as opções se você tem os papéis

Uma pessoa vestida de macacão cinza, usa luvas amarelas e fecha uma caixa da Frasle em uma linha de produção.
Fras-le - Imagem: Fras-le

A estrutura de controle de um dos grupos mais tradicionais do setor automotivo brasileiro passará por mudanças na B3. A Dramd Participações e Administração, acionista controladora da Randoncorp (RAPT3; RAPT4) e controladora indireta da Frasle Mobility (FRAS3), protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de registro de uma oferta pública facultativa (OPA) para aquisição de ações ordinárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o investidor minoritário, a operação traz um formato diferente de saída: em vez de dinheiro no bolso, a proposta envolve a permuta de papéis.

A oferta mira a totalidade das ações ordinárias (com direito a voto) da Randoncorp que estão em circulação no mercado, somando até 21,32 milhões de papéis. Estão excluídas da oferta as ações pertencentes à própria controladora, aos demais controladores e aos administradores da empresa.

A particularidade do negócio é que o pagamento será feito com ações da Frasle Mobility (FRAS3).

A proposta de permuta funciona das seguinte forma:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Relação de troca: para cada 2,7 ações ordinárias da Randoncorp entregues no leilão, o investidor receberá 1 ação ordinária da Frasle Mobility.
  • Preço de referência: a Dramd atribuiu às ações da Randoncorp o valor regulatório de R$ 8,52 por papel.
  • Prêmio oferecido: o valor foi definido a partir da média das cotações dos 90 pregões anteriores a 15 de maio de 2026, representando um prêmio de 45,54%.
  • Volume total: se a OPA for totalmente aceita, a Dramd entregará até 7,90 milhões de ações da Frasle Mobility, o equivalente a 2,82% do capital social da Frasle.

Segundo os comunicados das companhias, a OPA faz parte de uma decisão estratégica da Dramd para "fortalecer sua posição de controle" na Randoncorp. A estratégia amplia sua fatia de ações com direito a voto utilizando ações da Frasle Mobility como moeda de troca.

Leia Também

REDES SOCIAIS

O Facebook quer ser o novo TiK Tok? Confira novas ferramentas de compra e de vídeos da rede de Mark Zuckerberg

BRASIL OU ESPANHA?

Santander quer comprar sua fatia de SANB11: vale pegar o prêmio de 15% da OPA e pular fora, ou a matriz está fazendo o melhor negócio da mesa?

Previ já garantiu adesão relevante

A operação chega ao mercado respaldada por um acordo prévio com um investidor institucional de peso. Em 13 de julho, a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, firmou compromisso irrevogável de aceitar a OPA.

Pelo acerto, a Previ alienará a totalidade das suas 9,49 milhões de ações ordinárias da Randoncorp — montante que representa 44,5% de todas as ações ordinárias da empresa em circulação no mercado. Em contrapartida, a entidade receberá 3,51 milhões de ações ordinárias da Frasle Mobility.

A adesão prévia da Previ permitiu a dispensa da elaboração de laudo de avaliação formal, uma vez que a relação de troca foi pactuada com um acionista detentor de mais de um terço das ações em circulação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que muda para você, investidor?

Caso você possua papéis da Randoncorp, vale destacar os pontos centrais da transação.

Os acionistas minoritários com papéis RAPT3 que aderirem à OPA deixarão de ser sócios diretos da Randoncorp para passarem a ter participação acionária direta na Frasle Mobility (FRAS3).

Como a OPA é facultativa, você não é obrigado a aceitar a oferta e pode optar por permanecer com suas ações.

Com a saída garantida da Previ (44,5% do free float ordinário), a tendência é de redução na liquidez das ações ordinárias (RAPT3) remanescentes em negociação na bolsa.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    Agência do Banco Bradesco (BBDC4) | Dividendos 30 de julho de 2026 - 18:46
    Logo do Santander e gráfico de queda de ações 30 de julho de 2026 - 13:01
    29 de julho de 2026 - 15:42
    Diretor financeiro (CFO) do Santander Brasil (SANB11), Carlos Muñiz. 29 de julho de 2026 - 13:10
    28 de julho de 2026 - 15:33
    Carnes penduradas em frigorífico, com gráficos de cotações na bolsa. ID da foto:1820806605 28 de julho de 2026 - 12:47
    Menu

    Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

    Fechar