O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Agência suspendeu um lote de passata italiana após detectar fragmentos de vidro e proibiu suplementos com ingredientes irregulares e publicidade fora das normas

A Anvisa anunciou, nesta quarta-feira (7), um conjunto de ações sanitárias que afetam alimentos e suplementos comercializados no Brasil.
As medidas incluem recolhimento imediato, interrupção das vendas e avisos diretos aos consumidores.
Entre as decisões, a mais grave envolve o lote LM283 do Passata di Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro. A Anvisa proibiu a venda, distribuição, importação, divulgação e consumo do lote depois de um alerta emitido pelo RASFF — o Sistema Europeu de Alerta Rápido para Alimentos e Rações.
O problema identificado foi a presença de fragmentos de vidro no produto importado.
O RASFF é utilizado pela União Europeia para comunicar riscos relevantes à segurança alimentar e, neste caso, acionou o procedimento que resultou no recolhimento do produto no mercado brasileiro.
A agência ressaltou que a medida se aplica exclusivamente ao lote LM283.
Leia Também
A Anvisa também ordenou o recolhimento de cinco lotes do suplemento Neovite Visão, fabricado pela BL Indústria Ótica Ltda. (Bausch + Lomb).
Foram atingidos os lotes 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072, que ficam proibidos de ser produzidos, importados, distribuídos, divulgados ou consumidos.
Segundo a agência, os suplementos continham Capsicum annuum L. (fruto da páprica), ingrediente não autorizado como fonte de zeaxantina, além de apresentarem quantidade de Caramelo IV (processo sulfito-amônia) acima do limite permitido.
A empresa informou que realizou o recolhimento de forma voluntária, prática adotada quando o próprio fabricante identifica não conformidades.
Outro foco da fiscalização foi a Ervas Brasil Indústria Ltda.. A Anvisa determinou a apreensão e a proibição dos suplementos Vitamina C Sucupira com Unha de Gato Ervas Brasil e Suplemento Alimentar Colesterol Ervas Brasil.
De acordo com o órgão, a empresa não possui Licença Sanitária nem Alvará de Funcionamento, utilizou ingredientes não autorizados e fez divulgação irregular, atribuindo aos produtos efeitos terapêuticos e benefícios à saúde sem comprovação científica — prática proibida pelas normas vigentes.
A Anvisa recomenda que os consumidores confiram os números de lote nos rótulos e suspendam imediatamente o uso dos produtos incluídos nas determinações.
Quem comprou os itens deve entrar em contato com o atendimento ao consumidor das empresas ou com o estabelecimento onde realizou a compra para obter orientações sobre devolução ou descarte adequado.
Ao final, a agência reforça que alimentos e suplementos só podem ser comercializados quando cumprem integralmente as exigências de segurança, composição e rotulagem.
RECONSTRUÇÃO DO COMANDO?
MAIS UMA DE SAÍDA
INDO ÀS COMPRAS
SISTEMA FINANCEIRO
BOMBOU NO SD
FÔLEGO NO FIM DO MÊS
NEGÓCIO FECHADO
MUDANÇA DE VENTOS
DESCONTO NA BOLSA
DISPUTA SOCIETÁRIA
ATENÇÃO FÃS
HORA DE COMPRAR
ATENÇÃO, ACIONISTA
DEBANDADA DA BOLSA
SD ENTREVISTA
REAÇÃO EXAGERADA?
A EUFORIA ACABOU?
FUTEBOL NO VERMELHO
MAIS PROVENTOS NO RADAR?
AÇÃO FICOU BARATA?