🔴 MASTERCLASS GRATUITA: INVISTA MELHOR USANDO O CLAUDE – FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ALÔ, TRUMP!

O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar

Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais

Fotografia do presidente Lula
Presidente Lula - Imagem: Agência Brasil

Se o telefone da Casa Branca tocasse neste domingo (3), Donald Trump ouviria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Temos tamanho, temos postura, temos interesses econômicos e políticos para negociar”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sexta-feira (1), o republicano se mostrou aberto a receber uma ligação telefônica do petista. “Ele pode falar comigo a qualquer momento”, afirmou Trump, na ocasião, acrescentando: “Vamos ver o que acontece com o Brasil. Eu amo as pessoas de lá”. 

Dias antes, o presidente norte-americano havia assinado o decreto com as tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros. O documento, no entanto, trouxe centenas de exceções e ainda adiou a entrada em vigor da taxação, prevista para o dia 1 de agosto, em sete dias. 

Logo depois que Trump disse que atenderia Lula, o petista não demorou a ir nas redes sociais para responder. 

"Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas neste domingo (3), em meio às manifestações em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula falou mais sobre o caso das tarifas contra o Brasil. 

Leia Também

'PESQUISA NÃO É URNA'

Não precisa de bola de cristal: instituto que anteviu reeleição de Lula explica onde as pesquisas de intenção de voto erram

REAÇÃO INTERNACIONAL

Reeleição de Lula repercute no exterior; confira o que os líderes mundiais disseram sobre a vitória do petista

"Brasil não é tão dependente dos EUA"

Lula disse que atualmente o Brasil hoje não é tão dependente quanto já foi dos EUA, mas afirmou que as propostas do governo brasileiro já foram apresentadas e que seguem sobre a mesa. 

“O Brasil tem uma relação comercial muito ampla, no mundo inteiro. A gente está muito mais tranquilo do ponto de vista econômico, mas obviamente não vou deixar de compreender a importância da relação diplomática com os EUA", disse ele durante discurso no 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília. 

O petista classificou como "inaceitável" o governo norte-americano usar uma justificativa política — a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro — como um dos motivos para tarifar os produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele disse que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os EUA e que o Brasil "não é uma republiqueta". 

"Ele quer a volta da negociação país por país. País pequeno negociar com os EUA é como trabalhador de uma fábrica de 80 mil trabalhadores negociar sozinho com o patrão. O acordo é leonino, não vai ganhar nada", afirmou. 

Lula também fala do dólar — e Trump não vai gostar

Muitos especialistas dizem que a relação entre Brasil e EUA azedou depois que o Brics (grupo de países emergentes liderado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) defendeu o uso de uma moeda alternativa ao dólar.

O tópico é bastante sensível a Trump que, mesmo antes de tomar posse na Casa Branca, em janeiro deste ano, ameaçou taxar o bloco com tarifas que poderiam chegar a 100% se o dólar não fosse mais usado nas trocas comerciais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula falou neste domingo (3) sobre o dólar. O petista recusou-se a abrir mão da busca pelo uso de moedas alternativas no comércio internacional.

"Não vou abrir mão de achar que a gente precisa procurar construir uma moeda alternativa para que possa negociar com outros países. Não preciso ficar subordinado ao dólar. E eu não estou falando isso agora. Em 2004, fizemos isso com a Argentina", afirmou Lula. 

"Eu não estou disposto a brigar com ninguém. Este país é de paz. Quem quiser confusão conosco, pode saber que não queremos brigar. Agora, não pensem que nós temos medo", acrescentou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O especialista em opinião pública e fundador da Nox, Eduardo Sincofsky, em live do Market Makers 25 de outubro de 2026 - 22:52
Marcellus Ferreira Pinto, advogado constitucionalista e eleitoral durante live do Market Makers 25 de outubro de 2026 - 20:18
Seis governadores são eleitos no segundo turno 25 de outubro de 2026 - 20:13
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 25 de outubro de 2026 - 20:05

RESULTADOS DAS URNAS GRINGAS

Lula ou Flávio? Saiba quem leva a maioria dos votos entre brasileiros no exterior

25 de outubro de 2026 - 20:05
Bandeira do Brasil pendurada em uma parede ao fundo da imagem. Em primeiro plano, a cabine de votação das eleições no Brasil. 25 de outubro de 2026 - 19:34
urna letro 25 de outubro de 2026 - 19:01
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026; 1º turno 25 de outubro de 2026 - 18:56
Homem vota na urna eletrônica, na cabine eleitoral | Votação eleições 2022 25 de outubro de 2026 - 18:12
Cristiano Zanin 25 de outubro de 2026 - 16:55
Passageiros aguardam e embarcam em ônibus articulados em um terminal urbano. 25 de outubro de 2026 - 16:48
urnas eletrônicas 25 de outubro de 2026 - 16:37
25 de outubro de 2026 - 11:59
Lula em campanha durante ato em seu favor 25 de outubro de 2026 - 10:00
Lula aparece do lado esquerdo em uma montagem. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. 24 de outubro de 2026 - 19:03
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 1º turno 24 de outubro de 2026 - 13:30
2º turno; lula e flávio; mercado de opções; rali eleitoral 24 de outubro de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar