🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

LUXO SUB-40

Ferrari under 40? Quase metade dos compradores da italiana tem menos de 40 anos  

Mesmo com acesso financeiro aos veículos de luxo, clientes precisam criar um relacionamento de longo prazo com a marca para conseguirem os modelos mais selecionados

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
17 de março de 2025
17:01 - atualizado às 9:16
ferrari carro de luxo carros automóveis itália
Carro vermelho da marca Ferrari em uma estrada - Imagem: Divulgação/Site oficial

No imaginário coletivo, ter uma Ferrari na garagem era um símbolo claro de que a pessoa “venceu na vida”. Acontece que, segundo a própria fabricante de carros de luxo, quase metade dos compradores já “venceram na vida” sem nem chegar à meia-idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Explicando melhor: um dado recente revelado pelo CEO Benedetto Vigna mostra que 40% dos novos compradores da montadora italiana têm menos de 40 anos

O interesse dos ricaços mais novos pelos carros cresceu vertiginosamente num espaço bem curto de tempo. Apenas 18 meses atrás, os sub-40 representavam 30% dos compradores. 

Na visão do executivo, isso revela uma “conquista” para a companhia.

Apesar de Vigna não ter dado explicações claras, presume-se que parte desse fenômeno se explique pela transferência de riqueza geracional e também pela criação de uma nova geração de milionários, que usa os bens de consumo de luxo como símbolo de status e diferenciação social. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carros da Ferrari: uma demanda sempre aquecida

Reza a lenda de que o fundador Enzo Ferrari disse que a empresa “sempre entregaria um carro a menos do que o mercado precisava”. 

Leia Também

Se o italiano de fato proferiu essas palavras ou não, fato é que a Ferrari parece seguir à risca esse “mandamento”, como já confirmou o próprio CEO. 

Trabalhando com base na exclusividade, a fabricante de Maranello alcançou uma posição de prestígio no mercado de luxo que apenas players como Hermès e Rolex conseguiram. 

Mais do que ter o dinheiro em si, os compradores de Ferrari precisam criar um relacionamento de longo prazo com a marca para conseguirem os modelos mais selecionados. É a mesma lógica usada para comprar o modelo Birkin da marca de moda francesa ou os relógios mais refinados da marca de relojoaria suíça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se ter uma ideia, quase três quartos dos carros da montadora são vendidos para clientes já existentes. 

Essa lógica de escassez se traduz no modelo de negócios da seguinte forma: o objetivo da Ferrari é aumentar o lucro ganhando mais em cada carro, em vez de fabricar mais carros.

"Nós sempre queremos priorizar a qualidade das receitas em vez da quantidade”, afirmou Vigna. 

Em 2024, a montadora teve um ano bem positivo, com alta expressiva dos lucros, impulsionados pelo aumento de recursos personalizados. Esses artifícios são itens decorativos extras pelos quais os clientes pagam dezenas de milhares de euros além do preço do carro, para torná-lo ainda mais exclusivo e diferenciado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • O lucro líquido anual foi 21% maior do que em 2023, totalizando 1,53 bilhão de euros.
  • Já a receita líquida total do ano atingiu 6,7 bilhões de euros, um aumento de quase 12% em relação ao ano anterior.
  • O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) total do ano foi de 2,56 bilhões de euros, superior aos 2,28 bilhões de euros no ano anterior.

‘Um animal raro e exótico’

Não à toa, o tempo de espera para pegar as chaves da Ferrari própria pode ultrapassar dois anos — seja você um cliente de menos de 40 anos ou beirando os 80. 

Para o CEO da montadora, ver uma Ferrari na estrada deveria ser como ver um animal raro e exótico. “A espera faz parte da experiência”, afirma. 

Esse desequilíbrio entre oferta e demanda acaba também colocando a fabricante italiana na “contramão” do mercado automotivo: ao invés de depreciarem, os carros geralmente valorizam com o tempo e podem, quiçá, serem vistos como um investimento. 

Novamente, é o que acontece com os produtos das outras players de luxo comparáveis Hermès e Rolex. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E a Ferrari elétrica?

Para 2025, a empresa italiana planeja lançar seis novos modelos de automóveis — entre eles, a primeira versão totalmente elétrica, que deve ser anunciada no dia 9 de outubro.

Em ocasiões anteriores, a empresa havia comunicado que utilizaria tecnologia da equipe de corrida da Ferrari para resolver a questão de economia de energia no motor movido a bateria. 

“Acho que esta é uma das decisões das quais mais nos orgulhamos, porque nós, como empresa, dissemos que faríamos três tipos de carros. O tradicional – a combustão, o híbrido e também faremos elétrico”, declarou Vigna em evento em Singapura, na semana passada. 

Quanto à demanda, o executivo disse que embora seja verdade que alguns clientes nunca comprarão uma Ferrari elétrica, outros potenciais compradores indicaram que só aceitarão se for um EV (veículo elétrico, na sigla em inglês). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, os modelos híbridos representaram 51% das remessas totais da companhia, superando as expectativas do mercado.

* Com informações da CNBC. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ALÉM DA ESTATUETA

Até US$ 1 milhão em prêmios: O que Wagner Moura pode ganhar se vencer o Globo de Ouro?

6 de janeiro de 2026 - 16:30

Viagens em iate de luxo na Indonésia, garrafas do vinho mais caro do mundo e produtos de skincare de Brad Pitt; saiba o que vem na gift bag do Globo de Ouro

NOBRES & OUTSIDERS

Além de Versalhes: 3 castelos para visitar na França a menos de duas horas de Paris

6 de janeiro de 2026 - 8:16

Visitar o castelo mais célebre da França é quase obrigatório para turistas de primeira viagem, mas o país tem outras milhares de opções para os viajantes que querem fugir do clássico

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Entre polêmica e provocação, ‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026

5 de janeiro de 2026 - 12:46

Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso

FASHION POLICE

Nicolás Maduro, Nike, Luigi Mangione: quando o visual da detenção viraliza

5 de janeiro de 2026 - 11:45

Conjunto Nike usado por Nicolás Maduro durante a prisão cresceu em buscas e vendas; mas sucesso de “look detenção” não é exatamente uma novidade

O SOM DO FUTURO

Música em 2026: entre algoritmos, experiências e a força do encontro ao vivo

5 de janeiro de 2026 - 8:16

Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.

A ERA DOS ESTREMOZ

Michele Marques: a brasileira que transformou 500 euros e um sonho em um refúgio de luxo no Alentejo

3 de janeiro de 2026 - 8:00

Como a intuição de uma carioca transformou um negócio fora do eixo em uma marca reconhecida pelo Guia Michelin

BRINDE E TRADIÇÃO

Saquê, 1.0: um guia para iniciantes na tradicional bebida japonesa e suas variantes renovadas

2 de janeiro de 2026 - 12:40

Convidamos o kikisake-shi (sommelier de saquê) Daniel Honda para nos explicar um pouco sobre a tradição, técnica e sabores que vão além dos estereótipos

PARA LER ANTES

9 livros que ganharam o debate e a crítica no exterior, mas ainda não foram publicados em português

2 de janeiro de 2026 - 8:16

De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil

DO FOGO À XÍCARA

Como a torra revela aromas do café especial e um guia de microtorrefações em São Paulo

1 de janeiro de 2026 - 8:16

Mestre de torras explica como o processo muda o perfil sensorial da bebida e indicamos onde comprar e beber grãos recém-saídos do torrador

BALCÃO GLOBAL

O roteiro dos mestres: onde bebem os sócios do Exímia, eleito um dos melhores bares do mundo em 2025

31 de dezembro de 2025 - 8:16

De Nova York a Hong Kong, Gabriel Fullen, Nic Fullen e Márcio Silva contam seus bares favoritos ao redor do mundo

PAPO EDITORIAL

A Teoria da Bolsa de Ficção: como lançamento da editora Cobogó olha para o passado das histórias [ENTREVISTA]

30 de dezembro de 2025 - 11:40

A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo

NEW YORK, NEW YORK

Nova York além de Manhattan: o que mantém a cidade no radar imobiliário dos brasileiros

30 de dezembro de 2025 - 8:16

Corretores analisam como geografia, política habitacional e rotina urbana influenciam o comprador brasileiro na Big Apple

VERSÁTIL & POTENTE

A trajetória da Tempranillo e seu papel na formação dos sabores e identidades que marcam o vinho espanhol  

29 de dezembro de 2025 - 14:31

 Do frescor jovial à complexidade dos Gran Reservas, sommeliers explicam como a casta mais famosa da Espanha se reinventa em cada taça  

BEY-LIONÁRIA

Beyoncé agora e bilionária, segundo a Forbes; de onde vem a fortuna da cantora?

29 de dezembro de 2025 - 11:31

Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco

À FRANCESA

Vai viajar para a França em 2026? Veja 8 novos hotéis para se hospedar

29 de dezembro de 2025 - 8:16

A cena hoteleira francesa está em constante renovação, com propriedades que vão desde chalés aconchegantes para aproveitar os Alpes até hotéis urbanos bem localizados com ótimos restaurantes

NOTA DE RODAPÉ

Bobbie Goods, clássicos e milionários: o que os livros mais vendidos de 2025 dizem sobre a leitura no Brasil?

27 de dezembro de 2025 - 8:00

Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano

MODELOS PREMIUM

Além do iPhone: os melhores smartphones de 2025

26 de dezembro de 2025 - 8:16

Motorola, Samsung e Google entram na disputa em ano marcado por supercâmeras e inteligência artificial

LUXO NA FLORESTA

Entre cruzeiros e serviços cinco estrelas, Amazônia redefine o luxo na era das experiências

25 de dezembro de 2025 - 8:45

Floresta brasileira atrai viajantes do mudo todo que buscam conexão com a natureza sem abrir mão do conforto

BRINDE INTERCONTINENTAL

Na trilha do terroir: por dentro das melhores vinícolas do mundo em 2025

24 de dezembro de 2025 - 8:45

Do Chile ao Japão, um giro pelas experiências de enoturismo que lideram cada continente no novo ranking mundial

ARTE NO PRATO

Restaurantes em museus: 5 espaços em São Paulo onde a boa mesa encontra a arte

23 de dezembro de 2025 - 9:16

Muito além de refeitórios, estes museus abrigam restaurantes ampliam a experiência artística, um prato de cada vez

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar