🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Já trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens. Atualmente, é repórter de lifestyle do Seu Dinheiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.

LUXO SUB-40

Ferrari under 40? Quase metade dos compradores da italiana tem menos de 40 anos  

Mesmo com acesso financeiro aos veículos de luxo, clientes precisam criar um relacionamento de longo prazo com a marca para conseguirem os modelos mais selecionados

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
17 de março de 2025
17:01 - atualizado às 9:16
ferrari carro de luxo carros automóveis itália
Carro vermelho da marca Ferrari em uma estrada - Imagem: Divulgação/Site oficial

No imaginário coletivo, ter uma Ferrari na garagem era um símbolo claro de que a pessoa “venceu na vida”. Acontece que, segundo a própria fabricante de carros de luxo, quase metade dos compradores já “venceram na vida” sem nem chegar à meia-idade.

Explicando melhor: um dado recente revelado pelo CEO Benedetto Vigna mostra que 40% dos novos compradores da montadora italiana têm menos de 40 anos

O interesse dos ricaços mais novos pelos carros cresceu vertiginosamente num espaço bem curto de tempo. Apenas 18 meses atrás, os sub-40 representavam 30% dos compradores. 

Na visão do executivo, isso revela uma “conquista” para a companhia.

Apesar de Vigna não ter dado explicações claras, presume-se que parte desse fenômeno se explique pela transferência de riqueza geracional e também pela criação de uma nova geração de milionários, que usa os bens de consumo de luxo como símbolo de status e diferenciação social. 

Carros da Ferrari: uma demanda sempre aquecida

Reza a lenda de que o fundador Enzo Ferrari disse que a empresa “sempre entregaria um carro a menos do que o mercado precisava”. 

Leia Também

Se o italiano de fato proferiu essas palavras ou não, fato é que a Ferrari parece seguir à risca esse “mandamento”, como já confirmou o próprio CEO. 

Trabalhando com base na exclusividade, a fabricante de Maranello alcançou uma posição de prestígio no mercado de luxo que apenas players como Hermès e Rolex conseguiram. 

Mais do que ter o dinheiro em si, os compradores de Ferrari precisam criar um relacionamento de longo prazo com a marca para conseguirem os modelos mais selecionados. É a mesma lógica usada para comprar o modelo Birkin da marca de moda francesa ou os relógios mais refinados da marca de relojoaria suíça.

Para se ter uma ideia, quase três quartos dos carros da montadora são vendidos para clientes já existentes. 

Essa lógica de escassez se traduz no modelo de negócios da seguinte forma: o objetivo da Ferrari é aumentar o lucro ganhando mais em cada carro, em vez de fabricar mais carros.

"Nós sempre queremos priorizar a qualidade das receitas em vez da quantidade”, afirmou Vigna. 

Em 2024, a montadora teve um ano bem positivo, com alta expressiva dos lucros, impulsionados pelo aumento de recursos personalizados. Esses artifícios são itens decorativos extras pelos quais os clientes pagam dezenas de milhares de euros além do preço do carro, para torná-lo ainda mais exclusivo e diferenciado. 

  • O lucro líquido anual foi 21% maior do que em 2023, totalizando 1,53 bilhão de euros.
  • Já a receita líquida total do ano atingiu 6,7 bilhões de euros, um aumento de quase 12% em relação ao ano anterior.
  • O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) total do ano foi de 2,56 bilhões de euros, superior aos 2,28 bilhões de euros no ano anterior.

‘Um animal raro e exótico’

Não à toa, o tempo de espera para pegar as chaves da Ferrari própria pode ultrapassar dois anos — seja você um cliente de menos de 40 anos ou beirando os 80. 

Para o CEO da montadora, ver uma Ferrari na estrada deveria ser como ver um animal raro e exótico. “A espera faz parte da experiência”, afirma. 

Esse desequilíbrio entre oferta e demanda acaba também colocando a fabricante italiana na “contramão” do mercado automotivo: ao invés de depreciarem, os carros geralmente valorizam com o tempo e podem, quiçá, serem vistos como um investimento. 

Novamente, é o que acontece com os produtos das outras players de luxo comparáveis Hermès e Rolex. 

E a Ferrari elétrica?

Para 2025, a empresa italiana planeja lançar seis novos modelos de automóveis — entre eles, a primeira versão totalmente elétrica, que deve ser anunciada no dia 9 de outubro.

Em ocasiões anteriores, a empresa havia comunicado que utilizaria tecnologia da equipe de corrida da Ferrari para resolver a questão de economia de energia no motor movido a bateria. 

“Acho que esta é uma das decisões das quais mais nos orgulhamos, porque nós, como empresa, dissemos que faríamos três tipos de carros. O tradicional – a combustão, o híbrido e também faremos elétrico”, declarou Vigna em evento em Singapura, na semana passada. 

Quanto à demanda, o executivo disse que embora seja verdade que alguns clientes nunca comprarão uma Ferrari elétrica, outros potenciais compradores indicaram que só aceitarão se for um EV (veículo elétrico, na sigla em inglês). 

No ano passado, os modelos híbridos representaram 51% das remessas totais da companhia, superando as expectativas do mercado.

* Com informações da CNBC. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NÚMEROS DECEPCIONANTES

A culpa é da Gucci? Grupo Kering entrega queda de resultados após baixa de 25% na receita da principal marca

24 de abril de 2025 - 11:26

Crise generalizada do mercado de luxo afeta conglomerado francês; desaceleração já era esperada pelo CEO, François Pinault

ASTRONOMIA GASTRONÔMICA

Listas e mais listas: o que os rankings gastronômicos revelam sobre a nova economia da comida

24 de abril de 2025 - 8:32

Muito além do hype, listas dão visibilidade, investimento e projeção, por vezes global, a empreendimentos gastronômicos

PAPA FRANCISCO

Papa Francisco estreou o primeiro papamóvel elétrico do Vaticano; relembre

23 de abril de 2025 - 9:02

No final do ano passado, Mercedes presentou o pontífice com um Classe G adaptado com adaptações feita à mão

RARIDADE

Uísque 50 anos, considerado o mais antigo da Irlanda, é lançado com garrafa a R$ 420 mil

22 de abril de 2025 - 17:46

Criado em 1973, Silent Distillery Chapter Six Collection é último lote da antiga destilaria Old Midleton – e marca interrupção em produção de fábrica irlandesa da Pernod Ricard

NEM ELON MUSK ESCAPA

Tesla (TSLA34) não escapa das tarifas contra a China, e BofA corta preço-alvo pela segunda vez no ano — mas balanço do 1T25 devem vir bom 

22 de abril de 2025 - 16:34

Bank of America reduz preço-alvo em antecipação ao relatório trimestral previsto para esta terça-feira; resultados devem vir bons, mas perspectiva futura é de dificuldades

ORGANIZE SUA VIAGEM

Roma e Vaticano: o que muda para as viagens próximas após a morte do Papa

22 de abril de 2025 - 13:40

Mudança nos horários e dias de visitação dos museus do Vaticano e da Capela Sistina já estão previstos, devido aos rituais da Igreja Católica após a morte do líder religioso

ACIMA DO LUXO

Dubai além do excesso: o hiper luxo refinado do Atlantis The Royal

20 de abril de 2025 - 9:16

Mais que um hotel, o Atlantis The Royal em Dubai encena o novo capítulo do luxo: exclusivo, milimetricamente curado e com vista panorâmica para o exagero elegante

REFÚGIO COM ARTE E NATUREZA

Hotel de Minas Gerais é o único do Brasil na lista de melhores novos resorts de 2025; conheça e veja preços das diárias

18 de abril de 2025 - 14:41

Seleção da Travel + Leisure contempla 26 hotéis de alto padrão ao redor do mundo

E O EURO NÃO AJUDA...

O destino mais desejado da Europa é a cidade mais cara do mundo em 2025; quanto custa a viagem?

16 de abril de 2025 - 12:02

Seleção do European Best Destinations consultou mais de 1,2 milhão de viajantes em 158 países para elencar os 20 melhores destinos europeus para o ano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Até tu, Nvidia? “Queridinha” do mercado tomba sob Trump; o que esperar do mercado nesta quarta

16 de abril de 2025 - 8:37

Bolsas continuam de olho nas tarifas dos EUA e avaliam dados do PIB da China; por aqui, investidores reagem a relatório da Vale

BIRKIN NO TOPO

Hermès ultrapassa LVMH e assume a liderança no topo do luxo mundial

15 de abril de 2025 - 13:16

Após um trimestre com resultado decepcionante, a LVMH de Bernard Arnault perde a liderança como marca mais valiosa no luxo global para a rival das bolsas Birkin

2025 COM O 'PÉ ESQUERDO'

Dior nos acuda? LVMH reporta queda nas vendas em quase todos os segmentos no primeiro trimestre de 2025 

14 de abril de 2025 - 15:52

Conglomerado não escapou da crise global do mercado de luxo, mas mantém visão ‘vigilante e confiante’ para o ano

CAPITAIS DO CAPITAL

Brasil fica fora de lista com as cidades mais ricas de 2025; Nova York lidera, confira

14 de abril de 2025 - 12:16

Nova York lidera ranking de metrópoles com mais habitantes milionários publicado pela Henley & Partners e pela New World Wealth; nenhuma cidade da América Latina ou da África aparece no top 50

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Smartphones e chips na berlinda de Trump: o que esperar dos mercados para hoje

14 de abril de 2025 - 8:46

Com indefinição sobre tarifas para smartphones, chips e eletrônicos, bolsas esboçam reação positiva nesta segunda-feira; veja outros destaques

GIGANTE GENTIL

Volvo EX90, a inovação sobre rodas que redefine o conceito de luxo

13 de abril de 2025 - 9:45

Novo top de linha da marca sueca eleva a eletrificação, a segurança e o conforto a bordo a outro patamar

VELHO NÃO, RECICLADO

Montadoras pisam no acelerador da reciclagem para não travar na falta de matérias-primas

11 de abril de 2025 - 16:29

Enquanto Toyota inaugura fábrica com foco em circularidade, empresa global de inteligência de mercado alerta para gargalos na cadeia de suprimentos de veículos elétricos.

SELEÇÃO COM VANTAGEM

Vinho eleito o melhor do mundo em 2024 ganha desconto com parceria entre Concha y Toro e Wine Trader

11 de abril de 2025 - 12:14

Eleito o melhor do mundo pela Wine Spectator, o Don Melchor 2021 está entre os rótulos com preço especial na chegada da vinícola à Wine Trader

MIUCCIA E DONATELLA

“Unione italiana”: Prada vai comprar a Versace por R$ 8,1 bilhões

10 de abril de 2025 - 10:32

Aquisição já estava sendo discutida pelo mercado há meses; movimentação fortalece a empresa de Miuccia Prada frente aos conglomerados de luxo franceses

SLOW TRAVEL PREMIUM

Luxo sobre trilhos: 10 roteiros que redefinem as viagens de trem, da Europa ao Oriente Médio 

10 de abril de 2025 - 8:01

Viagens ferroviárias têm ganhado espaço entre os turistas que querem aproveitar os destinos sem pressa

FORTUNA ON THE ROCKS

Drink mais caro do mundo foi leiloado essa semana. O preço? R$ 242 mil

9 de abril de 2025 - 15:16

Preparado pelo “Maestro” Salvatore Calabrese, coquetel leiloado essa segunda-feira (7) por 37.500 euros celebra os 260 anos da capa de cristais Baccarat

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar