🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Letícia Flávia Pinheiro

Letícia Flávia Pinheiro

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), apaixonada por arte, cultura e tendências.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Entre polêmica e provocação, ‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026

Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso

Letícia Flávia Pinheiro
Letícia Flávia Pinheiro
5 de janeiro de 2026
12:46 - atualizado às 13:52
Wagner Moura em O Agente Secreto
Wagner Moura em 'O Agente Secreto' - Imagem: Reprodução Youtube / Vitrine Filmes

Foi dada a largada da temporada de premiações do cinema, e a corrida começou neste domingo (4), com a 31ª edição do Critics Choice Awards, um dos prêmios mais importantes da crítica da sétima arte nos Estados Unidos. E, dessa vez, o Brasil fez história: pela primeira vez, o país venceu uma categoria na premiação, conquistando a estatueta por Melhor Filme em Língua Estrangeira com O Agente Secreto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura desbancou Foi Apenas um Acidente (França), A Garota Canhota (Taiwan), No Other Choice (Coreia do Sul), Sirat (Espanha) e Belén (Argentina). A conquista não só fortalece a imagem do cinema brasileiro (e nordestino) lá fora, como impulsiona a campanha de divulgação do filme até o Oscar, que acontece no dia 15 de março.

Dois pesos e duas medidas no Critics Choice Awards?

Apesar da vitória brasileira, a entrega do prêmio Melhor Filme Estrangeiro a Kleber Mendonça Filho gerou repercussão entre os convidados e nas redes sociais. Isso porque ela ocorreu no tapete vermelho, fora da cerimônia oficial, e não no palco.

Ainda que a prática seja adotada em premiações longas para otimizar o tempo da cerimônia, o gesto foi interpretado como um sinal de hierarquização entre categorias, de modo a inferiorizar as produções internacionais.

"Essa vitória faz parte de um movimento que começou em Cannes e agora temos a primeira premiação de 2026. Lamento muito que o prêmio tenha sido dado no tapete vermelho, mas enfim, foi dado. A gente está muito feliz com a repercussão internacional e no Brasil também", contou o diretor de O Agente Secreto em entrevista ao RFI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Wagner Moura também “fez do limão uma limonada”. Ao subir ao palco ao lado do diretor Kleber Mendonça Filho para apresentar a categoria de “Melhor Filme”, o ator comentou: “Ou, como chamamos no meu país, Melhor Filme Estrangeiro”, ironizando a nomenclatura e arrancando risadas da plateia. O vencedor do título foi Uma Batalha Após a Outra, do cineasta Paul Thomas Anderson.

Leia Também

Brasileiro leva um prêmio no Critics Choice Awards – mas não foi Wagner Moura

Apesar de ter sido indicado em duas categorias, Wagner Moura não levou nenhuma estatueta para casa – nem mesmo diante do seu “molho” baiano, que costumam atribuir ao ator.

Ele disputava os prêmios de Melhor Ator, por O Agente Secreto, e Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie, por Ladrões de Drogas (Apple TV). As categorias acabaram vencidas por Timothée Chalamet, por Marty Supreme, e Owen Cooper, pela série Adolescência, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, foi outro brasileiro que ganhou um título inédito: o diretor paulista Adolpho Veloso, vencedor na categoria de Melhor Direção de Fotografia com a produção americana de Sonhos de Trem, da Netflix.

Semana que vem tem Globo de Ouro: o que esperar de O Agente Secreto?

No próximo domingo (11), é a vez do Globo de Ouro, outra principal premiação da indústria cinematográfica. Foi nela que Fernanda Torres foi premiada no ano passado como Melhor Atriz, no longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.

Este ano, O Agente Secreto recebeu três indicações, também inéditas no contexto brasileiro: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Drama, para Wagner Moura.

Para se ter ideia, é a primeira vez que um ator brasileiro concorre nessa categoria - tanto no Globo de Ouro quanto no Critics Choice Awards.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora nenhum desses prêmios seja votado pelos mesmos membros da Academia, eles funcionam como termômetros importantes da corrida ao Oscar, ajudando a impulsionar campanhas e consolidar favoritos.

Não por acaso, o Globo de Ouro acontece na véspera da abertura da votação do Oscar, o que amplia seu peso simbólico.

Os astros estão alinhados para O Agente Secreto

Na premiação do próximo domingo, Wagner Moura ainda pode sair na vantagem. Isso porque enquanto o baiano concorre na categoria de Melhor Ator em Drama, Timothée Chalamet, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Critics Choice por Marty Supreme, concorre como Melhor Ator em Comédia ou Musical, assim como Leonardo DiCaprio, por Uma Batalha Após a Outra.

Dessa forma, quem disputará o prêmio com o brasileiro será Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E não é só isso: a presença do Brasil logo no início da temporada com O Agente Secreto se mostra ainda mais robusto do que o observado no mesmo período do ano passado, quando Ainda Estou Aqui ganhou força sobretudo após o Globo de Ouro.

Wagner Moura também tem outra carta na manga ao seu dispor: ele já é reconhecido por sua carreira internacional, protagonizando produções hollywoodianas como Narcos, Sergio e Guerra Civil, da Netflix. Agora, diante da corrida ao Oscar, participa ativamente de entrevistas que despertam burburinho na mídia. O ator, por exemplo, participou do programa The Kelly Clarkson Show, e foi convidado para a tradicional mesa-redonda de atores do The Hollywood Reporter.

Wagner Moura estampa capa da Hollywood Reporter entre atores 'em busca da 1ª indicação ao Oscar'. Fonte: Divulgação
Wagner Moura estampa capa da Hollywood Reporter entre atores 'em busca da 1ª indicação ao Oscar'. Fonte: Divulgação

Mais do que quem alcançar a linha de chegada do Oscar, a trajetória da corrida já mostra o potencial do cinema brasileiro, agora pelo segundo ano consecutivo em evidência no circuito internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RESGATE PAULISTANO

Jardim Nacional: novo espaço recupera legado histórico de edifício na Avenida Paulista em São Paulo

7 de janeiro de 2026 - 11:16

Com foco em grandes eventos, novo empreendimento no Conjunto Nacional, em São Paulo, resgata projeto de antigo jardim de inverno do restaurante Fasano, por onde já passaram nomes como Nat King Cole, Fidel Castro e Dwight Eisenhower

MÚSICA

Shows internacionais no Brasil em 2026: confira datas, locais e preços

7 de janeiro de 2026 - 8:16

Brasil recebe de fenômenos do pop, como Rosalía, Sabrina Carpenter e Bad Bunny, à nomes consagrados do rock, como Elton John, Guns N’ Roses e AC/DC

O SOM DO FUTURO

Música em 2026: entre algoritmos, experiências e a força do encontro ao vivo

5 de janeiro de 2026 - 8:16

Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.

PARA LER ANTES

9 livros que ganharam o debate e a crítica no exterior, mas ainda não foram publicados em português

2 de janeiro de 2026 - 8:16

De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil

PAPO EDITORIAL

A Teoria da Bolsa de Ficção: como lançamento da editora Cobogó olha para o passado das histórias [ENTREVISTA]

30 de dezembro de 2025 - 11:40

A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo

BEY-LIONÁRIA

Beyoncé agora e bilionária, segundo a Forbes; de onde vem a fortuna da cantora?

29 de dezembro de 2025 - 11:31

Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco

NOTA DE RODAPÉ

Bobbie Goods, clássicos e milionários: o que os livros mais vendidos de 2025 dizem sobre a leitura no Brasil?

27 de dezembro de 2025 - 8:00

Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano

O ACERVO AUMENTOU

Malba vai ficar mais ‘brasileiro’: Museu compra coleção Daros e incorpora obras de 19 artistas brasileiros

18 de dezembro de 2025 - 18:29

Com aquisição da renomada ‘Coleção Daros Latinamerica’, Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires dobra o tamanho do seu acervo e reforça a presença brasileira

O POP E O PUNK

Fundação Cartier: novo museu mainstream de Paris ou frescor para a cena artística mundial?

17 de dezembro de 2025 - 8:16

Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia

BILIONÁRIO DA BILHETERIA

James Cameron, diretor de ‘Titanic’ e ‘Avatar’, torna-se o novo bilionário de Hollywood

16 de dezembro de 2025 - 10:21

James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor

ROUBO DE ARTE

Valor de obras roubadas da Biblioteca Municipal Mário de Andrade pode ultrapassar os R$ 200 mil; confira os valores 

9 de dezembro de 2025 - 21:00

Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar

GLOBO DE OURO

Wagner Moura no Globo de Ouro 2026: quais as chances e quem são os concorrentes do ator brasileiro 

8 de dezembro de 2025 - 17:26

Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados

NOS FONES DOS OUVINTES

Spotify divulga a lista dos podcasts mais ouvidos no mundo e no Brasil em 2025; confira os destaques dos rankings 

4 de dezembro de 2025 - 19:10

Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios

ART BASEL

Art Basel Miami Beach 2025: confira a programação e destaques da maior feira de arte das Américas

4 de dezembro de 2025 - 9:16

A mostra tem início na sexta-feira (5) e reunirá 283 galerias de 43 países e territórios, inclusive do Brasil; haverá ainda um novo setor dedicado à arte digital e mais galeristas de Miami

TRIBUTO

Mostra em homenagem a Cazuza chega a São Paulo ainda em 2025; saiba datas e detalhes

3 de dezembro de 2025 - 18:18

Após reunir mais de 60 mil pessoas no Rio de Janeiro, exposição em tributo ao poeta e ícone brasileiro da música desembarca na capital paulista dia 22 de dezembro

ANÁLISE

‘A Fraude’: romance histórico de Zadie Smith volta ao passado para iluminar o presente 

26 de novembro de 2025 - 8:16

Ao reler a Inglaterra vitoriana com o olhar de uma romancista contemporânea, Zadie Smith transforma a história em espelho do presente em ‘A Fraude’ 

ROCK IN RIO

Rock in Rio anuncia Elton John e Gilberto Gil para edição 2026

25 de novembro de 2025 - 15:31

Músico britânico e lenda brasileira foram os primeiros nomes revelados da edição que vai de 4 a 12 de setembro do próximo ano; Elton John já teve passagem polêmica pelo Rock in Rio

ANÁLISE

‘Mercadores da Dúvida’: livro acena à COP30 e expõe como estratégia do tabaco foi adotada por negacionismo climático

22 de novembro de 2025 - 8:00

Edição brasileira de livro de 2010 revela os detalhes da chamada Estratégia do Tabaco com direito a paralelos com a manipulação do debate ambiental

JUSTIÇA PARA OS FÃS

Cambistas na mira: governo do Reino Unido planeja proibir a revenda de ingressos por valores acima do preço original

20 de novembro de 2025 - 8:46

Nesta quarta-feira (19), foi anunciado o compromisso público de apresentar e implementar uma nova legislação; entre as medidas futuras também está a imposição de limite para as taxas de serviço cobradas pelas plataformas

BRAND EXPERIENCE

Na fila A: conferimos um espetáculo no novíssimo BTG Pactual Hall de perto e contamos como foi a experiência

18 de novembro de 2025 - 9:16

Como é conferir um clássico do teatro musical com vista privilegiada e em um teatro renovado? O que mudou no espaço do antigo Teatro Alfa? Assistimos ‘Hair’, que marcou a estreia do BTG Pactual Hall, e relatamos os detalhes

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar